Painel

Depois de mais de quarenta anos, uma nova foto de Ellen White foi descoberta. A foto foi tirada em 1905.

Outra visão sobre Ellen White

Depois de mais de 40 anos, uma nova foto de Ellen White foi descoberta. Dessa vez, a pioneira adventista foi retratada de modo espontâneo, de óculos, com anotações de um discurso e acompanhada do filho William e da nora May. A foto foi tirada em maio de 1905, durante uma assembleia mundial da igreja. Existe cerca de 50 fotos de Ellen White, a maior parte delas tiradas em estúdios com poses formais, um hábito da época.

Juntos até a morte

Casal do Rio grande do Sul morre de mãos dadas após 65 anos de casamento.Após 65 anos de casamento, Italvino (89) e Diva Possa (80) faleceram no mesmo quarto de hospital, de mãos dadas e com apenas 40 minutos de diferença, no dia 3 de outubro. O casal frequentava a Igreja de Vila Jardim, em Porto Alegre, e era conhecido por seu empenho missionário. Italvino ministrava estudos bíblicos e foi pioneiro da Igreja de Maquiné (RS). Diva, por sua vez, costumava costurar roupas para crianças carentes. Batizados havia mais de 30 anos, eles procuravam manter bons hábitos: caminhar, cuidar da horta, comer verduras e frutas, ler a Bíblia juntos todas as manhãs e realizar o culto de pôr do sol em família. Além disso, em todos os Dias dos Namorados, Italvino presenteava sua companheira com rosas. Italvino lutava contra a leucemia e Diva contra um câncer na bexiga. O exemplo deles, que foi contado na grande mídia secular, continuará a inspirar os dez filhos, 14 netos e seis bisnetos.

Bodas de 102 anos

bodas-de-102-anos_Painel-RA

No Brasil, segundo as Estatísticas do Registro Civil (2011), 56% dos casais pedem o divórcio antes do 15º ano de casamento; 41% até o 10º ano e 19% não passam dos quatro anos de união. Porém, felizmente, a família Zukowski é exceção à regra. Udo e Dolcy, ao centro, comemoraram as bodas de ouro (50 anos) com dois de seus filhos que são pastores. Na soma, os três casais celebraram 102 anos de casamento. Udolcy e Sônia (dir.) estão há 27 anos juntos e Wesley e Reni (esq.), há 25. A cerimônia foi realizada em Joaçaba (SC).

Sem limites

Ao que parece, Leonan Miguel Dueles Rocha é o primeiro surdo a cursar Agronomia numa instituição federal.

Ao que parece, Leonan Miguel Dueles Rocha (19) é o primeiro surdo a cursar Agronomia numa instituição federal. A meningite que quase o matou na infância deixou a surdez como sequela. Porém, ele superou tudo isso. Leonan cursou o ensino básico num turno com intérprete e no contraturno recebeu reforço escolar em Libras. O garoto foi bem no Enem e aprovado em dois cursos do Instituto Federal do Espírito Santo. Hoje, ele estuda no campus de Itapina.

Datas

11 de outubro

Igreja Adventista  dedica dia especial para orar pelas vítimas do vírus ebola.

Foi dedicado à intercessão pelas vítimas do ebola. O vírus já matou mais de 4 mil pessoas. Entre os adventistas, 16 mortes foram confirmadas. Na Guiné, Serra Leoa e Libéria vivem 33 mil fiéis.

4 de novembro

Em 4 de novembro de 1906 morria o pai da colportagem: George Albert King.

Nesta data, em 1906, morria George Albert King, considerado o pai da colportagem. Por influência dele, a igreja investiu num programa permanente de evangelização por meio da literatura. King vendeu livros e assinaturas de revistas missionárias e de saúde no Canadá, onde nasceu, na Guiana e em Nova York (EUA).

Frases

frase-G.T. NG- Painel-RA

 

“É fácil batizá-los, mas é muito mais difícil mantê-los […] Conservar e nutrir devem estar no mesmo lado da moeda, mas, aparentemente, o batismo traz mais glamour […] Nutrir? Quem se importa? Não há nenhuma glória para mim. Então nós temos um problema inerente: perdas, perdas graves. Mas muitas pessoas não falam sobre isso”, pastor G.T. Ng, secretário mundial da Igreja Adventista, em reunião com líderes do mundo todo em Silver Spring, Maryland (EUA).

frase-Robert-Lemon-Painel RA

“Adicionar pastores e funcionários da linha de frente é o que nós encorajamos, e não apenas adicionar níveis administrativos”, pediu o pastor Robert Lemon, tesoureiro mundial da Igreja Adventista, ao falar sobre a necessidade de enxugar a máquina institucional.

Eventos

Mais de 4 mil pessoas participaram da corrida Vida e Saúde em Belém.

“Se eu não estivesse correndo…

já teria morrido. Correr e caminhar é saúde”, resumiu seu Victor Costa, um corredor de 76 anos, que não é de ficar em casa se balançando na rede. Quando ele nasceu, surgia também a revista Vida e Saúde, periódico que dá nome à corrida da qual ele participou no dia 28 de setembro, em Belém. Seu Victor e mais 4 mil pessoas contaram com acompanhamento médico antes e depois da prova. Além disso, os participantes vão receber por um ano a revista Vida e Saúde em casa. No evento, a Igreja Adventista também ofereceu orientação sobre saúde e prevenção da violência doméstica.

Feira no shopping

Três mil pessoas visitaram os estandes da Casa Publicadora Brasileira, Novo Tempo e Superbom no dia 5 de outubro, em Imperatriz (MA). A feira conhecida como Casa Aberta foi montada no shopping Imperial e atraiu interessados na literatura e em conhecer os apresentadores e cantores da emissora adventista.

Liberdade ameaçada

liberdade-ameaçada-Fotolia_60970269_Painel-RA

Cristãos, inclusive adventistas, estão sendo perseguidos em várias partes do mundo. No dia 27 de setembro, por exemplo, o pastor Sergei Litovchenko foi sequestrado enquanto ministrava a Santa Ceia em sua igreja, na cidade de Horlivka. Ele parece ter sido levado por um grupo separatista pró-Rússia que vê nos protestantes uma ameaça aos cristãos ortodoxos. A Igreja Adventista, que tem licença para atuar na Ucrânia, imediatamente trabalhou para localizar o ministro. Felizmente, 20 dias depois Litovchenko foi liberto. No fim de agosto, uma igreja adventista foi destruída pelo grupo terrorista Boko Haram, no norte da Nigéria. Os membros tiveram suas casas tomadas pelos extremistas. Os 67 adventistas da congregação fugiram da região.

Números

18.143.745 é o número de adventistas em 230 países

Nos últimos 40 anos…

31,8 milhões de pessoas foram batizadas (seta para cima)

11,4 milhões deixaram a igreja ou desapareceram (seta para baixo)

2.390.000.000 de dólares foi o que os adventistas devolveram de dízimo no ano passado, 3,54% a mais do que em 2012

Colaboração: Ansel Oliver e Edwin Manuel Garcia (ANN); Andrew McChesney (Adventist Review), Andreia Raquel, Ayanne Karoline, Felipe Truda (G1.com), Jackson França e Márcio Araújo.

Check Also

slider-painel-RA-maio-2015

Maio de 2015

Uma síntese das principais notícias da edição de maio da Revista Adventista.