Leitura de peso

Com nove volumes de mais de mil páginas, a série Logos examina as doutrinas adventistas, analisando a Bíblia verso por verso. Saiba por que muitos têm apreciado essa coleção

leitura-de-peso-estante-RA Depois de quatro anos de trabalho árduo, o pastor Vanderlei Dorneles e sua equipe de cinco tradutores, dois editores, uma revisora e um designer têm motivos para comemorar. Eles concluíram oito volumes da série que teve seu primeiro tomo, o Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, lançado em maio de 2011. Resta agora só o Dicionário de Teologia Adventista, com previsão para o fim de 2015.

Desde então, pastores e membros reagiram com muito entusiasmo ao projeto, deixando dezenas de comentários no site da editora. “Além da clareza com que foi escrito, é de leitura agradável”, escreveu Magali Albuquerque. “Esta é uma literatura completíssima. Aprendi muitas coisas que sequer imaginava e pude ainda usá-la para sermões e defender a fé adventista”, informou Aumi Borges, sobre a múltipla utilidade do material.

Curiosamente, vários cristãos de outras denominações também mostraram interesse pelo material. “Nessa obra podemos obter um conhecimento do pensamento teológico, hermenêutica e aspectos éticos dos adventistas”, pontuou João Osmar de Freitas.

 Processo e preço

No entanto, para chegar às mãos do leitor, a série percorreu um longo caminho. Na Redação, todo o material traduzido era revisado, verificando-se cada trecho com o original em inglês. O trabalho de edição, padronização e revisão foi bastante complexo. O processo foi dividido em várias fases, incluindo tradução, pré-edição, edição, revisão e conferição de prova diagramada. Como parte da atualização das informações da obra original, revisada em 1978, ilustrações e mapas foram produzidos e comprados pela CPB.

O esforço valeu a pena. A editora já distribuiu, em média, 20 mil exemplares de cada volume. Número significativo para uma obra de referência. “Vivemos um momento em que a igreja precisa consolidar sua fé. E essa é uma ferramenta poderosa para apresentar como a denominação compreende e ensina sua teologia”, avalia o pastor Edson Medeiros, diretor financeiro da CPB.

Além da expectativa do público brasileiro por obras de maior densidade, parte da explicação desse sucesso se deve ao preço. Por causa de subsídios das sedes da Igreja Adventista e da CPB, o volume está saindo por 61,90 reais. Se não tivesse esse aporte, a obra custaria quase três vezes mais.

Demanda

“A coleção representa um amadurecimento da comunidade adventista no estudo das Escrituras. Foi o primeiro projeto de grande porte em que a Bíblia foi estudada de forma mais exegética e interpretativa, com metodologia adventista”, avalia Dorneles, destacando a importância da obra.

Se uma coleção desse nível foi tão bem recebida é sinal de que existe demanda por mais livros teológicos. Suspeita que é confirmada, por exemplo, pelo comentário postado por Gelvane Fonseca no site da editora: “Com esse magnífico material, espero desesperadamente que a CPB tenha dado início à publicação de outras obras imprescindíveis para o adventista de fala portuguesa.”

E deu sim, Gelvane. Já para o primeiro semestre de 2015 estão previstos dois lançamentos muito aguardados: a Enciclopédia de Ellen G. White e a Bíblia de Estudo Andrews. A primeira obra terá mais de 1.500 páginas com o que há de mais completo e essencial sobre a vida e os ensinos da pioneira. Já a Bíblia trará 12 mil notas explicativas do texto bíblico elaboradas por importantes teólogos adventistas, além de concordância e índice temático.

Como utilizar?

(1) Ler todo o material, nos moldes de um ano bíblico;

(2) Estudar o comentário de passagens específicas;

(3) Pesquisar palavras gregas e hebraicas, além de temas mais abrangentes, no índice do volume 7;

(4) Ler os artigos introdutórios de cada volume. Eles oferecem informações arqueológicas e históricas sobre o contexto bíblico.

 Mais vendidos

(1) Para Não Esquecer (MD)* – George Knight

(2) O Sorriso de Deus (MM)* – várias autoras

(3) Cada Dia Uma Nova História (IJ)* – Dênis Cruz

(4) Caminho a Cristo – Ellen White

(5) Conhecer Jesus É Tudo – Alejandro Bullón

(6) Daniel – Segredos da Profecia – Arilton Oliveira

(7) A Oração Radical – Derek Morris

(8) Universo Paralelo – Luiz Fernando Sella e Daniela Kanno

(9) Pequenos Curiosos (DC)* – Tia Cecéu

(10) Os Dez Mandamentos – Loron Wade

Fonte: Gerência de Vendas da CPB (Set/14). * MD – Meditações Diárias; MM – Meditação da Mulher; IJ – Inspiração Juvenil; e DC – Devocional das Crianças.

Check Also

Sociedade-Bíblica-do-Brasil-submete-versão-da-Nova-Almeida-Atualizada-à-avaliação-das-igrejas-slider

Sociedade Bíblica do Brasil submete versão da Nova Almeida Atualizada à avaliação das igrejas

Representantes de diversas denominações e organizações cristãs receberam exemplares do Novo Testamento, Salmos e Provérbios, primeiro fruto do trabalho que deverá ser concluído em 2018.