Mudança surpreendente

Revista Adventista passa por reformulação total para se adequar aos novos tempos e ao gosto dos leitores mais exigentes

Capa-revista_canal-aberto-RA Se você entrasse na máquina do tempo e voltasse a 1906, chegaria a um mundo muito diferente de hoje, em que não havia geladeira (doméstica), TV, computador, internet, celular e muito menos livros digitais. Você descobriria que o Brasil tinha apenas aproximadamente 20 milhões habitantes e a Igreja Adventista no país não passava de 1.212 membros.

No entanto, nessa época marcada pelos tons de preto e branco na indústria gráfica, já havia pessoas de fé e visão. Esse foi o ano em que alguns sonhadores perceberam que a comunidade adventista precisava de uma revista para expressar suas ideias, fazer a crônica dos acontecimentos e nutrir a fé. Assim nasceu a Revista Adventista, pequena (12 páginas), modesta, “vestida” com simplicidade, nome errado no registro (Revista Trimensal, quando deveria ser trimestral), mas com vocação para durar uma eternidade.

Ao longo das décadas, a revista centenária passou por várias mudanças, sempre buscando modernizar seu projeto gráfico e atualizar sua linha editorial. Agora, a partir de janeiro de 2015, ocorrerá a maior transformação. Esta edição é apenas uma amostra do que vem pela frente.

Entre as iniciativas adotadas, algumas merecem destaque:

? Foi criado um novo projeto gráfico mais moderno e bonito. “Procuramos privilegiar os espaços em branco, o que tornará a leitura mais prazerosa”, explica Eduardo Olszewski, o novo designer da revista, que em janeiro assumirá a função ocupada por Levi Gruber durante 18 anos. A mudança faz parte de um amplo rodízio planejado pelo Departamento de Arte entre os profissionais da área.

? Houve um aumento do número de páginas para possibilitar uma cobertura mais ampla dos temas importantes da igreja e do mundo religioso. A partir de janeiro, a revista passa a ter 52 páginas (antes a edição normal tinha 44). Isso permitirá também ampliar o espaço para propagandas de interesse do público-alvo.

? Foi feito também um estudo para renovar o perfil editorial da revista, a fim de torná-la mais relevante e atrativa para o leitor exigente de hoje, que tem muitas opções de informação e vive num mundo em rápido processo de transformação. Isso envolve a publicação de boas reportagens sobre a realidade da igreja, a cobertura de temas atuais e a criação de novas seções. Em síntese, a revista vai ficar mais leve, mais informativa e mais substancial.

? A partir de janeiro, na busca de agilidade e interação com o leitor, será lançado um site, alimentado com notícias, vídeos, análises e outros materiais complementares. As notícias de consumo rápido serão colocadas no site, enquanto as matérias aprofundadas ficarão para a versão impressa. O atual acervo histórico de 108 anos da revista (www.revistaadventista.com.br) fará parte do site.

? Também a partir de janeiro, será disponibilizado um aplicativo para levar notícias e o conteúdo da revista a um público mais conectado aos recursos tecnológicos.

? Ao lado dessas iniciativas, será lançada uma newsletter semanal para enviar as notícias mais relevantes da igreja aos leitores cadastrados.

? Visando manter a qualidade do conteúdo, a Casa Publicadora Brasileira está contratando mais um jornalista para gerenciar o conteúdo online e ir a campo para apurar as grandes histórias.

? E, o melhor de tudo, houve uma redução significativa no preço da assinatura, que passou de 42,10 para 24 reais.

“É claro que ninguém consegue fazer uma revista com o perfil da Revista Adventista por esse valor”, esclarece o pastor Edson Erthal de Medeiros, diretor financeiro da Casa Publicadora Brasileira. “Alguém está patrocinando esse sonho.” Na verdade, o milagre se deve à visão da Casa Publicadora Brasileira, que deseja partilhar suas bênçãos com você.

“O objetivo de todo esse esforço é aumentar a circulação para 100 mil exemplares, pelo menos”, comenta o pastor José Carlos de Lima, diretor-geral da instituição. “Uma tiragem maior significará pessoas e igrejas mais fortes e mais felizes.”

“Cada família deve ter esse periódico”, escreveu Ellen G. White (O Outro Poder, p. 88) em relação à revista da igreja na época. Para ela, “os que consentem em passar sem” a Revista Adventista “perdem muito”. Não perca essa bênção! Não deixe de receber e dar esse presente!

Liderança aposta na nova Revista Adventista

A Revista Adventista é a história passada, presente e futura de nossa igreja. Ela informa, motiva, ensina e une. Com novo visual e um conteúdo selecionado de artigos e reportagens, mostra o rumo da igreja e desempenha um papel fundamental para a conservação e o crescimento espiritual. Como assinante, apelo a você a ser um leitor assíduo dessa revista.

Pastor Domingos José de Sousa, presidente da União Central Brasileira

A Revista Adventista é o periódico mensal que informa, comunica ideias e transforma corações. Agora renovada, ampliada e ainda mais acessível, é leitura indispensável para cada um de nós. Faça parte desta história de bênçãos! Leia, assine e divulgue a Revista Adventista!

Pastor Leonino Barbosa Santiago, presidente da União Norte-Brasileira

Nossa Revista Adventista é passado porque é história. É presente  porque oferece informação do momento e orientação diante dos desafios da atualidade. É futuro porque é um instrumento de formação. Parabéns por mais essa iniciativa de renovação!

Pastor Helder Roger, presidente da União Centro-Oeste Brasileira

Que bom saber que a Revista Adventista está passando por uma transformação para servir ainda melhor à igreja. As mudanças certamente a tornarão mais moderna, dinâmica e acessível. Meu sonho é ver uma assinatura da nova revista na casa de cada uma das 45 mil famílias adventistas que vivem no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Pastor Maurício Lima, presidente da União Sudeste Brasileira

A Revista Adventista pode muito bem ser comparada ao livro Atos dos Apóstolos em forma de fascículos. Mensalmente, o leitor acompanha a marcha da igreja e as ações dos apóstolos modernos em âmbito local, nacional e mundial. Quanto mais os membros anseiam pelo advento de Cristo, mais deveriam ansiar por notícias e artigos que mostrem a que altura nós estamos na jornada em direção ao Céu. Obrigado, Revista Adventista, por sua história e por anunciar periodicamente quão próximos estamos da maior de todas as notícias: a volta de Jesus.

Pastor Marlinton Lopes, presidente da União Sul-Brasileira

Como filho e neto de adventistas, trago heranças culturais bem impressivas que me foram deixadas como legado na infância. Embora a situação econômica de meus pais não fosse boa na época, a Revista Adventista era item indispensável em nossa cesta básica espiritual. Eles diziam: “Este é o meio pelo qual a igreja se comunica com a gente. Precisamos dela.” Venho acompanhando as mudanças da nossa revista nas ultimas décadas e estou maravilhado com a nova proposta. Acredito que será um grande sucesso. Buscarei apoio de minha liderança local para que, se possível, cada família da União seja assinante da mesma. “Precisamos dela!”

Pastor Gilmar Zahn, presidente da União Noroeste Brasileira

Nasci em berço adventista e presenciava a alegria de meus pais recebendo a Revista Adventista. Como era admirável a ênfase que eles davam às notícias e mensagens! A revista está mudando a embalagem, porém o conteúdo doutrinário, as informações atualizadas e a busca da unidade continuam. Nenhum membro deveria deixar de ler a revista, até porque ela é uma ferramenta que nos une como famílias adventistas.

Pastor Moisés Moacir da Silva, presidente da União Nordeste Brasileira

A Revista Adventista é o principal veículo de informação da igreja no Brasil. São décadas de serviços. Por meio de suas páginas acompanhamos o crescimento da igreja e sua capacidade de responder aos desafios sociais e culturais do país, e somos motivados para as grandes mobilizações em prol da missão. Que nesta nova fase a revista levante ainda mais sua voz e tenha sucesso na sua importante tarefa de anunciar a brevidade da volta de Jesus!

Pastor  Geovani Queiroz, presidente União Leste Brasileira