Para começar bem o dia

Saiba o que você pode esperar dos materiais devocionais que diariamente vão edificar as famílias adventistas em 2015

editoria-estante-site-RA-MD_fmtQuem aprecia o espírito analítico e provocativo de George Knight vai ter em 2015 a companhia diária do autor de mais de 40 livros, entre eles A Visão Apocalíptica e a Neutralização do Adventismo. Em Para Não Esquecer, o teólogo apresenta uma profunda reflexão sobre a história do adventismo, que vai além da narração de fatos e datas, e nos lembra do caráter profético do movimento. “É como se a cada dia Knight nos lembrasse de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e para onde vamos”, comenta o editor Vinícius Mendes.

As comparações dos leitores com a meditação Encontros com Deus, de 2014, talvez sejam inevitáveis, devido à diferença de abordagem. Mas quem espera não encontrar muita inspiração num texto sobre história pode estar enganado. “Knight conseguiu extrair de nossa história muitas lições espirituais. Para ele, instrução e inspiração não podem se separar”, garante Vinícius. “O resultado é uma visão detalhada, desmitificada e até bem-humorada dos acontecimentos, temas e das pessoas de nossa história.”

Das brasileiras para as brasileiras

editoria-estante-site-RA-MM_fmtCriada há 20 anos, a Meditação da Mulher é um devocional para elas, escrito por elas. É interessante notar que as colaboradoras não recebem direitos autorais pela obra, a fim de que o valor da venda seja revertido para o estudo de mulheres carentes ao redor do mundo. Mas, para gerar maior identificação das leitoras com o material, este ano a meditação traz apenas textos de brasileiras.

“A exceção ficou por conta de dois textos da escritora Ellen G. White, falecida em 1915. Como 2015 é o centenário da morte dela, decidimos homenagear essa grande mulher, que teve uma vida inspiradora, e cujos conselhos, sempre atuais, têm servido de orientação para mulheres de todas as idades, em todas as épocas”, justifica a editora Neila Oliveira, que trabalhou na preparação do material.

Crianças e juvenis

editoria-estante-site-RA-IJ_fmtPara os menores, também existem boas opções. As crianças ouvintes ou que estão sendo alfabetizadas podem acompanhar o devocional Pequenos Curiosos, de Maricéu Iglesias (Tia Cecéu). Os quatro títulos da CPB disponíveis para esse segmento são repetidos a cada quatro anos. É a oportunidade para que pais e filhos tenham contato com a Bíblia e orem juntos. “Se for feita à noite, essa prática traz para a criança a certeza de uma noite tranquila, vigiada por Deus, o que aumenta sua confiança nEle”, explica a editora Sueli Oliveira.

Enquanto isso, os juvenis terão situações do dia a dia retratadas em linguagem fácil e direta. “Denis Cruz tem um talento singular para criar histórias que apresentem os dilemas do universo juvenil/adolescente, explorando importantes temas espirituais com elas”, avalia o editor Wellington Barbosa. A ideia da obra, como sugere o título Cada Dia Uma Nova História, é apresentar o conceito de que com Deus é possível reescrever a vida.

Wendel Lima é editor associado da Revista Adventista

Check Also

slider-2-retrato-de-uma-visionaria-RA-maio-2015

Retrato de uma visionária

Biografia mais completa sobre Ellen White é lançada em português.