Março de 2015

GENTE

Fechado aos sábados

Justica-autoriza-empresario-a-fechar-posto-de-gasolina-aos-sabados A fidelidade do empresário João Francisco do Nascimento é admirável. Recentemente, sua história repercutiu em nível nacional, quando a Justiça autorizou que o posto de gasolina dele fechasse entre o pôr do sol de sexta-feira e o de sábado. Há 15 anos no ramo, João começou a enfrentar problemas depois que a Resolução 116/200 da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estipulou que esses estabelecimentos funcionassem, no mínimo, de segunda-feira a sábado, das 6h às 20h. Por não abrir aos sábados, o posto do empresário foi autuado duas vezes. Além das multas, dois processos foram parar na Justiça, o que nem assim fez João abrir mão de seus princípios.

Redação exemplar

jovem-tira-nota-alta-no-enem-por-citar-livros-adventistas

Jefrey Sobreira Santos, 18 anos, chegou perto da nota máxima na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O estudante adventista de Vitória (ES), que concluiu o ensino médio em 2014 numa escola pública, totalizou 920 pontos (do total de 1.000) na redação e média 700 nas questões objetivas. Um dos critérios usados na construção do texto dissertativo foi a citação de obras da CPB como Nos Bastidores da Mídia, de Michelson Borges, e Como Formar Filhos Vencedores, de Nancy Van Pelt. O tema da redação foi “Publicidade Infantil em Questão no Brasil”.

Mudança de ritmo

ex-tecladista-de-forro-painel-gente

O livro A Única Esperança levou um tecladista de uma banda de forró de Colatina, no norte do Espírito Santo, a mudar de vida. Carlos da Silva Santos recebeu um exemplar da obra numa sorveteria onde trabalhava. Ele decidiu trocar as festas e shows por ambientes cristãos. Sua maior paixão, a música, passou a ser um instrumento para testemunhar de sua fé.

FATOS

Álbum e portfólio

Clubes-recebem-album-comemorativo-do-IV-Campori-_Sul-Americano3

As 360 melhores fotos do campori que reuniu 35 mil desbravadores em Barretos (SP), em janeiro de 2014, agora estão reunidas num álbum. Selecionadas de um acervo de 5 mil imagens, elas formam um material que tem tiragem limitada: 1.500 cópias. O álbum será enviado para os clubes que participaram do acampamento e para as sedes da igreja. A ideia é que ele também sirva de portfólio de apresentação do trabalho da agremiação para autoridades.

Para o outro lado do mundo

Para-o-outro-lado-do-mundo

Depois de lágrimas, ansiedade e consagração, eles partiram. As 25 famílias de missionários selecionadas para trabalhar além-mar foram enviadas para o Oriente após um concílio realizado em Brasília, nos dias 18 a 21 de fevereiro. O grupo, que vai para uma região de desafios culturais e intolerância religiosa, demonstrou seu compromisso com a missão ao deixar as marcas dos próprios pés num mapa do território que pretendem influenciar. A matéria completa você confere em abril.

Novo curso

A comissão que avalia as instituições educacionais da igreja ao redor do mundo deu parecer favorável para a abertura do curso de Odontologia na Faculdade Adventista da Bahia. O próximo passo será obter a aprovação do MEC. A expectativa é que o curso ofereça 60 vagas a partir de 2016.

Vigiar a liberdade

Uma nova entidade criada no Brasil deve contribuir para que o país avance nas discussões sobre liberdade religiosa. Seguindo o exemplo de nações como França, Itália e Portugal, o Brasil passa a contar com um Observatório da Liberdade Religiosa (OLIR). A atuação do OLIR, com sede em Brasília (DF), deve possibilitar levantamentos e análises mais consistentes sobre o cenário brasileiro, incentivando a criação de políticas públicas efetivas de promoção da laicidade e combate à intolerância religiosa.

De volta a Santo André

Nova-livraria-Santo-Andre-6

Trinta anos depois da mudança da Casa Publicadora Brasileira de Santo André para Tatuí, a cidade do ABC paulista volta a receber novas instalações da editora. O município ganhou uma livraria com aproximadamente 800 títulos e deve atender cerca de 15 mil clientes por ano. Localizada na mesma rua e quadra da Igreja Central de Santo André, a unidade vai oferecer também um espaço multiuso, destinado à igreja local. A sala poderá ser usada para atividades como reuniões e estudos bíblicos.

DATAS

21 de março

Oito milhões de jovens adventistas ao redor do mundo foram convocados para sair às ruas e praticar o bem. As ações fazem parte do Global Youth Day, projeto idealizado pela sede mundial da igreja. Por meio da página oficial da campanha (fb.com/AdventistGlobalYouthDay) é possível acompanhar iniciativas realizadas em vários países e compartilhar fotos e experiências. A ideia é que os voluntários demonstrem compaixão pela comunidade.

25 de março

25-de-marco A sede mundial adventista inicia uma campanha de 100 dias de oração, que se estenderá até o fim da assembleia da Associação Geral, no dia 11 de julho. O foco das orações será o evento que ocorrerá em San Antonio, no Texas (EUA), e vai reunir líderes de todo o mundo para decidir o futuro da igreja.

NÚMEROS

Eles são Charlie

Uma pesquisa do Pew Research Center revelou a opinião dos americanos sobre a liberdade de imprensa e de religião depois do atentado à sede do jornal Charlie Hebdo. Veja os números:

60% concordaram com a publicação das charges.

70% defenderam a posição em nome da liberdade
de expressão e de imprensa.

O apoio para as publicações foi maior entre os
republicanos (70%) do que entre os democratas (55%).

48% acreditam que o fato não trará nenhum reflexo
para a cobertura da mídia sobre religião.

Mas 24% creem que a imprensa
será mais cautelosa ao falar sobre crenças religiosas.

Mapa_Nigeria

Os ataques de radicais já deixaram 6 adventistas mortos.
16 templos também tiveram que ser abandonados.
220 mil adventistas vivem no país.

101 mil reais foi a doação recebida pela ADRA Brasil para um núcleo infantil em Salvador (BA). O dinheiro
é fruto de uma ação trabalhista.

4.587 usuários do sistema Android baixaram o app da Missão Calebe até meados de fevereiro.

Lutero-em-Playmobil

34 mil bonequinhos de Lutero lançados pela Playmobil na Alemanha foram vendidos em 72 horas. Um recorde.

 

OLHAR DIGITAL

Segurança na igreja

video-gestao-de-risco-igreja-ASN-painel-olhar-digital

Um vídeo produzido e divulgado na internet pelo centro de mídia da sede sul-americana adventista traz orientações de como tornar os templos lugares mais seguros. Nos últimos anos, a organização intensificou as campanhas educativas nessa área, fortalecendo o trabalho de gestão de riscos e prevenção de crises. Entre as recomendações estão dicas de como evitar incêndios, descargas elétricas em tanques batismais, bem como quedas e escorregamentos nas dependências desses edifícios. O material está disponível para download (adv.st/1wHWbwk).

info-Olhar-Digital-Painel-RA-Marco-2015

Filme cristão

Depois de produzir os filmes A Janela (2010) e O Retorno (2012), o pastor Alejandro Bullón anuncia o lançamento de uma nova produção cinematográfica. A estreia do longa-metragem Marcados Para Morrer está prevista para junho de 2015. Segundo informou o pastor, conferencista internacional e agora roteirista, o título do filme faz referência ao fato de que, desde a entrada do pecado no mundo, a humanidade está condenada à morte. A intenção é que a produção alcance o público que já estudou a Bíblia, que conhece as doutrinas, mas que ainda não se decidiu pelo batismo.

Voto secreto

voto_eletronico-GC Pela primeira vez na história das assembleias da Associação Geral, o voto será eletrônico. A liderança da igreja acredita que a substituição dos tradicionais cartões pelo novo sistema deve proporcionar mais agilidade, precisão e transparência nas votações, além de garantir o anonimato. Tecnologia similar já vem sendo usada por oficiais da organização em países como os Estados Unidos. Outras sedes administrativas adventistas também vêm aderindo ao sistema eletrônico de votação.

 

Conectados com a missão

Gain-2015 A 11ª edição do GAIN (Global Adventist Internet Network), principal fórum de internet, tecnologia e evangelismo organizado pela Igreja Adventista, foi acompanhado por internautas de 60 países. Neste ano, o evento foi online e contou com tradução simultânea para o português. Com o tema “Conectar, Colaborar, Mudar”, o fórum discutiu sobre novas tecnologias como o Sistema de Informação Geográfico (GIS), um software que pode ajudar a igreja a mapear onde vivem seus fiéis e quais áreas são carentes de sua presença. Também foram realizadas palestras sobre desenvolvimento de aplicativos, games evangelísticos e educação a distância. No site gain.adventist.org é possível acessar vídeos desta e de outras edições.

Apocalipse na TV

Apocalipse-na-TV O programa Bíblia Fácil, da TV Novo Tempo, estreia nova temporada no dia 11 de abril. A série “Apocalipse” também terá transmissão pelo rádio, internet e canal executivo. Segundo o apresentador do programa, pastor Arilton de Oliveira, o desafio é que as igrejas aproveitem a oportunidade para explorar a temática em classes bíblicas ou nos cultos de domingo à noite.

 

FRASES

Lisa-diretora-mundial-de-educacao-frase-Painel

“A educação adventista integra o currículo à fé de forma consistente porque o faz de maneira viva e intencional.”

Lisa Beardsley-Hardy, líder mundial de educação, em palestra no 2º Congresso Ibero-Americano da Educação Superior Adventista, realizado no Unasp, campus Hortolândia

Artur_Stele-frase-Painel-marco-2015

“Se houver pão [Bíblia] em nossas igrejas, elas ficarão lotadas. Caso contrário, as pessoas vão procurar matar sua fome em outro lugar.”

Artur Stele, diretor do Instituto de Pesquisa Bíblica e um dos vice-presidentes da sede mundial adventista, durante concílio que reuniu 670 pastores de São Paulo

pastor_Bullon-creditos-Lucas-Rocha

“Muita gente não navega na internet, apenas boia sem destino. O risco é cair no triângulo das bermudas.”

Alejandro Bullón advertiu em um dos seus devocionais no concílio em Águas de Lindoia (SP).

Colaboração: Adventist Risk Management (ARM), Andrew McChesney (Adventist Review), Ansel Oliver (ANN), Ayanne Karoline, Carlos Magalhães, Felipe Lemos, Jackson França, Jael Eneas, Jefferson Paradello, Jéssica Fontella (ADRA Brasil), Lucas Rocha, Márcio Tonetti, Novo Tempo, Observatório da Imprensa, Pew Research Center, Portal Adventista, Wendel Lima e William Vieira.

Check Also

slider-painel-RA-maio-2015

Maio de 2015

Uma síntese das principais notícias da edição de maio da Revista Adventista.