Banco de dados online sobre o Antigo Testamento ganha “Oscar” da comunidade científica

Banco-de-dados--online-sobre-o--Antigo---Testamento--ganha-Oscar-da--comunidade--cientificaO Shebanq, um banco de dados online sobre a Bíblia em hebraico (idioma em que foi escrito boa parte do Antigo Testamento), recebeu o prêmio “Best Digital Humanities Tool or Suite of Tools” (Melhor Ferramenta ou Conjunto de Ferramentas Digitais da Área de Humanas) de 2014. Trata-se do maior reconhecimento acadêmico da área de ciências humanas digitais.

“Receber este prêmio por uma ferramenta que foi desenvolvida para pesquisa do Antigo Testamento – um campo periférico se comparado à sociologia, psicologia, política e outros setores da ciência que são geralmente considerados muito mais relevantes – é como receber um Oscar”, considera Oliver Glanz, um dos três membros da equipe que desenvolveu o Shebanq. Ele é professor assistente de Antigo Testamento no Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia da Universidade Andrews.

O Shebanq (Sistema de texto Hebraico: Anotações para Questões, ou consultas, e Remarcação) foi recentemente disponibilizado em um site, após várias décadas de desenvolvimento. [Fonte: Márcio Basso, equipe ASN / Com informações da Adventist Review]

Check Also

Sociedade-Bíblica-do-Brasil-submete-versão-da-Nova-Almeida-Atualizada-à-avaliação-das-igrejas-slider

Sociedade Bíblica do Brasil submete versão da Nova Almeida Atualizada à avaliação das igrejas

Representantes de diversas denominações e organizações cristãs receberam exemplares do Novo Testamento, Salmos e Provérbios, primeiro fruto do trabalho que deverá ser concluído em 2018.