Declaração de Consenso

A MENSAGEIRA PROFÉTICA DE DEUS PARA O TEMPO DO FIM

Nós, participantes do XI Simpósio Bíblico-Teológico Sul-Americano, com plena confiança na direção profética para o tempo do fim por meio do ministério de Ellen G. White (1827-1915), adotamos a seguinte Declaração de Consenso:

  1. Reafirmamos nosso total compromisso com a Bíblia como a única regra de fé e prática, reconhecendo que a própria Escritura lista o dom profético entre os dons do Espírito destinados à edificação da igreja cristã para a “unidade da fé” e a “plenitude de Cristo” (Ef 4:11-14).
  2. Reafirmamos nossa confiança de que Deus abençoou sua igreja remanescente do tempo do fim com o dom de profecia (Ap 12:17; 19:10) manifestado na vida, no ministério e nos escritos de Ellen White, para conservar seus filhos fiéis à Bíblia e a seus ensinamentos.
  3. Reafirmamos que os escritos inspirados de Ellen White têm autoridade hoje, como tiveram durante os anos de formação da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
  4. Reafirmamos que, ao interpretar os escritos de Ellen White, devemos buscar seu significado natural e considerar seu contexto histórico e literário, sem impor nenhuma hermenêutica crítica que venha a subordinar esses escritos à razão humana.
  5. Reafirmamos que os escritos de Ellen White contribuem para a estabilidade profética da Igreja Adventista do Sétimo Dia, guiando-a à verdade bíblica, esclarecendo essa verdade e reprovando o afastamento dela, bem como aplicando os princípios bíblicos ao povo remanescente de Deus no tempo do fim.
  6. Reafirmamos que os princípios expressos nos escritos de Ellen White com relação a todos os aspectos práticos da vida e da conduta cristã ainda são relevantes e necessários para nós hoje.
  7. Reafirmamos nossa necessidade individual e em todos os níveis da igreja de buscar e seguir a orientação das Escrituras, bem como dos escritos de Ellen White, em nossos regulamentos administrativos e em nossas decisões e práticas.
  8. Reafirmamos que a missão da igreja e todos seus métodos de evangelização devem estar fundamentados em princípios bíblicos sólidos e nos escritos de Ellen White, sendo orientados por eles.
  9. Como membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, reafirmamos nosso compromisso de ler devocionalmente e estudar, além da Bíblia, os escritos de Ellen White e de incentivar outros a fazer o mesmo.
  10. Como teólogos, editores, pastores e professores adventistas do sétimo dia, reafirmamos nosso compromisso incondicional com a Bíblia como a Palavra inspirada de Deus e com os parâmetros teológicos e os procedimentos eclesiásticos expressos nos escritos de Ellen White.

 Centro Universitário Adventista de São Paulo,
Engenheiro Coelho, SP, Brasil, 4 de maio de 2015

Veja também

Presente de pai para filho

Ensinar as crianças o verdadeiro sentido do Natal e mantê-las longe do consumismo é o que melhor podemos fazer para elas nesta data.