Casas de saúde e oração

Igreja inaugura centro de vida saudável em Porto Alegre, e Clínica Adventista de Curitiba ganha uma segunda unidade
Espaço no centro de Porto Alegre deve integrar saúde e espiritualidade. O projeto tem o acompanhamento de um pastor e de um médico. Foto: Guilherme Zehetmeyr
Espaço no centro de Porto Alegre deve integrar saúde e espiritualidade. O projeto tem o acompanhamento de um pastor e de um médico. Foto: Guilherme Zehetmeyr

O estilo de vida saudável, uma das bandeiras adventistas, tem sido enfatizado pela igreja ao longo de 2015 como uma abordagem de serviço à sociedade e aproximação da comunidade. E os recentes investimentos feitos nessa área pela sede da denominação para a região Sul (União Sul-Brasileira) mostram que a promoção da saúde preventiva ganhará novo fôlego em duas importantes metrópoles: Curitiba e Porto Alegre.

Na capital paranaense, os serviços da clínica adventista serão ampliados com a abertura de uma segunda unidade, dobrando a capacidade de atendimento, que era de 50 mil consultas e exames por ano. O espaço, que foi aberto no início de maio, no bairro Champagnat, tem como proposta reforçar a visão de prevenção, não ficando apenas no tratamento. Dessa maneira, a nova unidade, com um auditório para 40 pessoas, servirá de centro de influência, atraindo a comunidade para palestras, cursos e para conhecer mais sobre a mensagem adventista.

“Nós queremos nos diferenciar do que as outras instituições de saúde oferecem. O objetivo é promover a saúde com foco na prevenção, mudança no estilo de vida e hábitos saudáveis, e não apenas oferecer diagnóstico e tratamento”, explica Altiery Kümpel, diretor administrativo da Clínica Adventista de Curitiba.

FUTURO CENTRO MÉDICO

As duas unidades de Curitiba deverão ser unificadas num novo centro médico com 8,5 mil m². Um terreno foi adquirido no bairro Batel, região que concentra hospitais e clínicas. Segundo Kümpel, nos próximos anos, o novo centro de excelência em medicina preventiva deverá estar pronto e operando com o conceito de hospital-dia, sistema que privilegia uma internação confortável de poucas horas, sem pernoite.

O investimento da igreja na integração entre saúde e missão também pode ser traduzido na contratação do pastor e médico Gustavo Boelhouwver Letsch. Ele é graduado em Teologia pelo Unasp e em Medicina pela Universidade Adventista del Plata, na Argentina, com revalidação no Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O médico-missionário coordena a área clínica de check-up e de medicina preventiva.“Neste ano em que a ênfase da igreja mundial é a saúde, estamos fortalecendo a visão e o conceito de unir cada vez mais a saúde física, mental e espiritual”, confirmou o pastor Marlinton Lopes, líder dos adventistas da região Sul.

PORTO ALEGRE

Para contribuir com a qualidade de vida dos moradores de Porto Alegre, uma das sedes adventistas gaúchas (Associação Sul-Rio-Grandense) inaugurou no dia 13 de abril um Centro de Vida Saudável bem no coração da capital. Tendo como referência uma experiência semelhante de Buenos Aires, Argentina, a ideia é que o local ofereça atendimento em saúde bucal, massoterapia, pilates, terapia familiar e check-up biológico, além de cursos de Libras, musicoterapia, culinária saudável, fotografia e inglês. Com agendamento prévio e acompanhamento profissional, o espaço atenderá qualquer pessoa das 9h às 20h. O projeto recebe o apoio da Clínica Adventista de Porto Alegre, que disponibiliza um médico para a iniciativa.

O centro de influência conta com o trabalho voluntário de adventistas que doam seu tempo e talento para o bem da comunidade, além de um pastor e um instrutor bíblico. “Nesse centro, a orientação sobre o cuidado com a saúde será o link para apresentar a mensagem bíblica para as pessoas, pois a saúde também é um tema relacionado à espiritualidade”, frisou o pastor Marcos Júnior, presidente da associação local. De acordo com o líder, um segundo Centro de Vida Saudável deve ser inaugurado neste mês em Pelotas, a terceira maior cidade do estado.

Outra iniciativa interessante é a distribuição de 125 mil exemplares de uma edição especial da revista Vida e Saúde sobre os oito remédios naturais ensinados pelos adventistas, com base nas orientações da pioneira Ellen White. A publicação será vendida pelos colportores nas igrejas, clínicas e residências da região.

GUSTAVO CIDRAL é assessor de comunicação da Igreja Adventista para a região Sul (com colaboração de Bianca Lorini)

Veja também

Cuidar de quem cuida

Programa de gestão de pessoas transforma Hospital Adventista de Manaus na 6a melhor instituição de saúde para se trabalhar no Brasil.