Maio de 2015

GENTE

POR UM TRIZ

Foto: ASN

Depois de ser arrastado de sua casa por uma enxurrada, o pastor ­Rubén Soto sobreviveu por um milagre ao se segurar por seis horas em uma palmeira. Ele foi resgatado de helicóptero e sua história foi contada em rede nacional. No fim de março, o norte do Chile foi castigado por chuvas intensas.

 

 

 

NÍVEL DE SELEÇÃO

Miguel Ângelo da Luz, técnico que foi campeão mundial com a seleção feminina de basquete na Austrália em 1994 (título inédito) e medalhista olímpico em 1996, em Atlanta, vai ensinar o esporte para crianças carentes na Escola Adventista de Botafogo (RJ). O projeto une valores convergentes com a educação adventista como disciplina, saúde e socialização.

Bodas de diamante (60 anos)

gente-jose-olga-vargaDo pastor José Varga e Olga Varga, no dia 15 de março, em São Paulo. O casal se conheceu em Londrina (PR) e atuou por 42 anos no ministério, inclusive em grandes igrejas paulistanas como Moema, Unasp, Pinheiros e Alvorada. De longa data, eles são assinantes da Revista Adventista.

 

 

Bodas de ferro (65 anos)

gente-carlindo-milca Do pastor Carlindo Oliveira e Milca Oliveira. Ele tem 92 anos e ela 85. Dessa união nasceram quatro filhas, dez netos e três bisnetos. Dois genros e um neto deles são pastores.

infografico-numeros-painel-RA-maio-2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FATOS

TERREMOTO NO NEPAL terremoto-Nepal

Pelo menos quatro igrejas adventistas foram danificadas com o terremoto que atingiu o Nepal no dia 24 de abril. Não há registro de membros entre os mortos. A ADRA tem atuado no país com a construção de abrigos, distribuição de água e itens de higiene. O país, conhecido por abrigar a cordilheira do Himalaia, tem 28 milhões de habitantes e 8,8 mil adventistas divididos em 106 congregações. O hospital adventista local, com capacidade de 150 leitos, recebeu centenas de vítimas da tragédia. Segundo a estimativa inicial, o terremoto matou 4,3 mil pessoas.

TED WILSON NA ONU fatos-ted-wilson

Em encontro histórico e particular, Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, recebeu o pastor Ted Wilson na sede da entidade em Nova York (EUA). Eles conversaram durante 45 minutos, no dia 6 de abril, sobre como a Igreja Adventista pode colaborar para conter a crescente intolerância religiosa ao redor do mundo. “Demos enfoque a certas coisas em que a igreja pode ajudar, como liberdade religiosa, liberdade de consciência, valores éticos e espirituais, respeito pela dignidade humana, orientação familiar, incentivo para os jovens e suprir necessidades humanas básicas, como água pura e educação fundamental”, disse Wilson, o primeiro presidente mundial da denominação a se encontrar com um chefe da ONU.

NOVA REGIONAL DA ADRA

fatos-adra-RO-AC

Em abril, foi dada a largada para as atividades da ADRA Brasil, regional Rondônia e Acre, a 12ª unidade da agência no país. Sediada em Porto Velho (RO), a entidade oferece aulas de musicalização e escolinha de futebol para cem crianças e adolescentes.

PARTICIPE DO ESTUDO ADVENTO

Se você mora em São Paulo ou Vitória, tem entre 35 e 74 anos e adotou a dieta vegetariana estrita ou ovo-lacto há pelo menos um ano, pode se inscrever no estudo Advento. A pesquisa inédita, com apoio da Universidade de São Paulo, investiga a relação entre os hábitos e a saúde dos adventistas. Além de colaborar com o estudo, se for selecionado, você passará por um check-up clínico gratuito. Acesse: www.estudoadvento.org.

EVENTOS

fatos-AG-creditos_(3)REFORMA NA SEDE MUNDIAL

A sede mundial adventista, em Silver Spring, Maryland (EUA), tem três novos espaços. Com as inaugurações do dia 12 de abril, os visitantes poderão apreciar uma galeria de arte com 70 pinturas sobre a história da redenção da humanidade; conhecer a vida e o ministério de Ellen White com mais interatividade ao passar pelo White Estate; e pesquisar com mais conforto e recursos na nova biblioteca do Instituto de Pesquisa Bíblica.

MAIS IGREJAS NO EQUADOR fato-inauguracao-Equador_(2)

Em visita de dez dias à América do Sul, o pastor G.T. Ng, secretário mundial da Igreja Adventista, conheceu projetos realizados por secretarias das igrejas locais no Chile, Peru e Equador, como os programas de resgate de membros afastados e o de ofertas para a construção de templos. Ele inaugurou duas igrejas no Equador. G.T. Ng foi acompanhado e traduzido pelo pastor Magdiel Perez.

 

TEOLOGIA PARA TODOS

Até novembro, os adventistas da região central do Rio Grande do Sul que se interessam por teologia vão poder assistir a aulas ministradas por ­teólogos, uma vez por mês, aos domingos. Setecentas pessoas acompanharam a primeira aula, no fim de março, em Porto Alegre. A ideia é atender quem tem interesse pela área, mas não pôde ingressar num seminário.

TV NOVO TEMPO EM VITÓRIA Orla_de_Vitoria2

Vitória é 17ª capital brasileira a receber o sinal aberto da emissora adventista. Um canal local foi alugado por dois anos para a retransmissão da programação. A ideia é captar recursos para a compra definitiva de um espaço. Por meio do canal 47, agora 1,8 milhão de pessoas da região metropolitana podem acompanhar a programação da TV Novo Tempo. A cerimônia de lançamento ocorreu na Igreja Central de Vitória, no dia 22 de março.

DATAS

18 de maio

datas-silencio-lara_(3) O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à ­Exploração Sexual de Crianças pode ser uma data oportuna para a divulgação da campanha Quebrando o Silêncio. Neste ano, o projeto, que tem suas principais mobilizações em agosto, vai contar com o reforço de um curta-metragem que narra a história de uma menina molestada pelo avô. Para saber mais, acesse: facebook.com/osilenciodelara.

30 e 31 de maio

Esse fim de semana será destinado à distribuição de milhões de livros Viva com Esperança (veja p. 44) e para a realização de centenas de feiras de saúde (leia a entrevista da p. 6). Desde 2007, essas grandes mobilizações têm sido chamadas de Impacto Esperança.

OLHAR DIGITAL

APP PARA COLPORTORES

Olhar-digital_colportagemO aplicativo CAS – Canvassing Aventist System (Sistema Adventista de Colportagem) – começou a ser usado em março por 280 vendedores na região Sul. A tecnologia permite ao usuário manter atualizado o cadastro de clientes, ter o histórico de compras, acessar os dados de todos os materiais, formar pacotes para vendas combinadas, visualizar o território em que atua mapeado por GPS e gerenciar as próprias finanças. Com o programa, os colportores fazem os pedidos diretamente à editora CPB. Disponível para tablets com iOS, em breve terá versão para Android.

 

 

CONCURSO SOBRE ELLEN WHITE

banner-master-white-pagina Estão abertas as inscrições para o concurso Master White. A competição é um incentivo para o estudo de seis livros que compõem a coleção Mensagens de Esperança. O concurso terá seis fases online com provas mensais e uma final presencial em nível sul-americano. Os primeiros colocados ganharão viagens internacionais por roteiros históricos do adventismo. Para saber mais, acesse: http://bit.ly/1GemBgR.

ENCICLOPÉDIA ONLINE

Em 2020 deve ser lançada, em quatro idiomas e somente no formato online, a nova Enciclopédia do Adventismo do Sétimo Dia. A obra de referência que oferece verbetes sobre nossa história, organização, instituições e missão está orçada em 1,6 milhão de dólares e vai substituir a atual versão em papel, disponível em inglês. O projeto, aprovado pela sede mundial no dia 16 de abril, terá como grandes vantagens o livre acesso e a atualização constante.

CURSO PARA LÍDERES

olhar-digital-desbravadores_(2)O tradicional e obrigatório curso de formação de líderes dos clubes de aventureiros e desbravadores tem formato diferente no sul do Paraná. Os 800 candidatos estão acompanhando aulas de um DVD e de uma revista, cujo conteúdo é revisado em encontros presenciais a cada três meses no clube de líderes. A iniciativa é pioneira no Brasil.

 

SAÚDE PARA TODO DIA

Lançado no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o site oitodia.com.br oferece dicas práticas e diárias com base nos oito remédios naturais. São orientações sobre prevenção, tratamentos e culinária. O canal do projeto no YouTube oferece dois vídeos semanais, sempre às terças e quintas, às 11h. Em breve, a iniciativa da sede paulista da Igreja Adventista contará também com aplicativos.

FRASES

frases-jim-nixEllen White não via proveito no que chamava de ‘piedade azeda’. Ela não achava que um rosto comprido representasse devidamente a religião adventista.” Jim Nix, diretor mundial do White Estate, em um dos vídeos semanais sobre a pioneira, disponíveis no site do projeto Legado de Fé

frases_cooper-credito-Associa__o_Geral

“Temos em comum crenças, padrões de culto, uma lição da Escola Sabatina e uma estrutura mundial, mas essas são as menores ajudas. A primeira coisa é nossa submissão ao senhorio de Cristo. É isso que constrói a unidade.” Lowell Cooper, um dos vice-presidentes mundiais da igreja, em visita à sede sul-americana em Brasília

frases-almir-marroni-credito-Jhady_Felipe

“O que há em comum nas respostas aos chamados na Bíblia é a sensibilidade do ser humano para com as necessidades que Deus já enxergou.” Almir Marroni, vice-presidente da Igreja Adventista para a América do Sul, no encerramento do 4º Congresso de Teologia do Unasp, no fim de março

Colaboradores: Alfredo Müller, ANN, Andreia Raquel, Andrew McChesney, Camila Michel, Daniele Alves, Daniel Fernandes, David Buenaño, Dina Karla Miranda, Felipe Lemos, Francis Matos, Gustavo Cidral, Jean-Pierre Niptik, Jéssica Guidolin, Leilah Diniz, Linden Chuang, Mairon Hothon, Silvia Tapia, Suzaeny Lima e Vanessa Lemes

Check Also

Tragédia-da-Chapecoense---slider

Tragédia da Chapecoense

Adventistas demonstram solidariedade aos familiares das vítimas da tragédia da Chapecoense e transmitem esperança para milhares de torcedores durante velório coletivo.