Publicação histórica

Exemplares do The Voice of Truth publicados entre 1844 e 1847 estão disponíveis para pesquisa. Documentos encontrados no ano passado nos Estados Unidos ajudam a entender as origens do movimento adventista

Acervo-aberto-para-pesquisa-ajuda-a-entender-as-raizes-do-movimento-adventista-creditos-La-Sierra-University-1
Primeiro exemplar do The Voice of Truth encontrado no ano passado no meio de um livro antigo data de 10 de outubro de 1844, apenas 12 dias antes do “Grande Desapontamento”. Foto: arquivo La Sierra University

Quando o arquivista da La Sierra University, Tony Zbaraschuk, abriu o grande livro cinza-esverdeado com uma capa desgastada e páginas amareladas, ele não conseguia acreditar no que via. O que ele imaginou ser apenas um livro de contabilidade antigo, guardava uma raridade: diversas edições do boletim semanal The Voice of Truth (A Voz da Verdade), publicadas entre outubro de 1844 e junho de 1847 em Rochester, Nova York (EUA). O exemplar mais antigo encontrado no meio da obra data de 10 de outubro de 1844 e carrega um significado especial por ter sido impresso apenas 12 dias antes do chamado “Grande Desapontamento” (veja a foto).

A coleção, descoberta em 2014 nos Estados Unidos, revela detalhes sobre o movimento encabeçado por William Miller no século 19, cuja interpretação de Daniel 8:14 levou à crença de que o segundo retorno de Cristo à Terra ocorreria no dia 22 de outubro de 1844. Além disso, os documentos também ajudam a entender a própria história do surgimento da Igreja Adventista, que nasce no contexto pós-decepção a partir de um pequeno grupo de pessoas que buscou respostas na Bíblia para a compreensão correta da profecia.

Todo esse acervo histórico agora está disponível para consulta numa biblioteca adventista norte-americana. A coleção, que contém cartas e editoriais, está aberto para historiadores, pastores, estudantes e outros pesquisadores na Biblioteca H.M.S. Richards, localizada na La Sierra University.

Acervo-aberto-para-pesquisa-ajuda-a-entender-as-raizes-do-movimento-adventista-creditos-La-Sierra-University-2
Biblioteca abre para pesquisas às segundas-feiras. Documentos podem ser manuseados desde que com o uso de luvas. Foto: La Sierra University

Os exemplares do The Voice of Truth pertenceram ao acervo particular do pastor H.M.S Richards, fundador do programa de rádio A Voz da Profecia nos Estados Unidos e colecionador de livros, cartas, sermões e fotos que preservam uma parte importante da memória adventista. A biblioteca que leva o nome dele já havia recebido uma coleção de aproximadamente 10 mil volumes, doados pela família do pioneiro no início dos anos 2000.

Segundo Tony Zbaraschuk, que ajudou a fazer a triagem, catalogação e digitalização dos documentos doados para a La Sierra University, de todos os artefatos históricos da Biblioteca H.M.S. Richards, as edições do boletim The Voice of Truth estão entre os títulos mais significativos.

“Pode haver aqui elementos que ainda não sabemos a respeito do movimento adventista”, acredita. Segundo ele, o acervo também é uma janela para entender o estilo de vida e a cultura da época. [Equipe RA, da redação / Com informações e fotos de Darla Martin Tucker, da La Sierra University, publicadas na Adventist Review]

LEIA TAMBÉM

O dia da decepção

Check Also

Sociedade-Bíblica-do-Brasil-submete-versão-da-Nova-Almeida-Atualizada-à-avaliação-das-igrejas-slider

Sociedade Bíblica do Brasil submete versão da Nova Almeida Atualizada à avaliação das igrejas

Representantes de diversas denominações e organizações cristãs receberam exemplares do Novo Testamento, Salmos e Provérbios, primeiro fruto do trabalho que deverá ser concluído em 2018.