A instituição mais confiável

Igreja é a instituição que mais inspira confiança na opinião pública, segundo apontou nova pesquisa CNT/MDA divulgada neste mês
Fugnger berqueren eine Strae
O levantamento levou em conta a Igreja num sentido mais abrangente, sem levar em conta a confiança dos brasileiros em denominações específicas. Créditos da imagem: Fotolia
A “Igreja” é a instituição que mais inspira confiança nos brasileiros. Foi o que mostrou a pesquisa CNT/MDA, realizada entre 12 e 16 de julho de 2015. Segundo o levantamento, que considerou a opinião de 2.002 entrevistados, 53,5% deles disseram que a “Igreja” é a instituição em que mais confiam.

As demais avaliadas pela pesquisa aparecem bem atrás. As “Forças Armadas” ocupam a 2ª posição no ranking, com 15,5%. A “Justiça”, com 10,1%, vem em terceiro lugar. A avaliação foi ainda pior no caso da “Polícia” (5%), da “Imprensa” (4,8%), do “Governo” (1,1%), do “Congresso Nacional” (0,8%) e dos “Partidos políticos” (0,1%). Do total, 9,1% disseram que não sabiam ou não responderam.

confianca-dos-brasileiros-nas-instituicoes
Fonte: relatório da pesquisa CNT/MDA

Na comparação com um levantamento similar feito há dois anos pela mesma instituição, a confiança dos brasileiros na “Igreja” cresceu. Na época, ela aparecia em primeiro lugar no ranking, porém com apenas 37,5% – seguida pela Polícia Federal (13,8%) e  pelo Supremo Tribunal Federal (8,2%).

Se os dados realmente refletem a realidade, a Igreja parece estar reconquistando a sua credibilidade perante a opinião pública. Afinal, pesquisas feitas pelo Ibope Inteligência entre 2009 e 2013 apontaram sucessivas quedas. Segundo o Índice de Confiança Social (ICS), que avalia instituições, pessoas e grupos sociais, em cinco anos a confiança nas igrejas caiu 10 pontos (veja o quadro abaixo).

Info 2 - indice de confianca - Ibope - 2013
O ICS mede a confiança dos brasileiros nas instituições, pessoas e grupos sociais. Fonte: Ibope

Para ver o relatório completo que compara os números dos últimos levantamentos do ICS, clique aqui.

Check Also

Sociedade-Bíblica-do-Brasil-submete-versão-da-Nova-Almeida-Atualizada-à-avaliação-das-igrejas-slider

Sociedade Bíblica do Brasil submete versão da Nova Almeida Atualizada à avaliação das igrejas

Representantes de diversas denominações e organizações cristãs receberam exemplares do Novo Testamento, Salmos e Provérbios, primeiro fruto do trabalho que deverá ser concluído em 2018.