A instituição mais confiável

Igreja é a instituição que mais inspira confiança na opinião pública, segundo apontou nova pesquisa CNT/MDA divulgada neste mês
Fugnger berqueren eine Strae
O levantamento levou em conta a Igreja num sentido mais abrangente, sem levar em conta a confiança dos brasileiros em denominações específicas. Créditos da imagem: Fotolia
A “Igreja” é a instituição que mais inspira confiança nos brasileiros. Foi o que mostrou a pesquisa CNT/MDA, realizada entre 12 e 16 de julho de 2015. Segundo o levantamento, que considerou a opinião de 2.002 entrevistados, 53,5% deles disseram que a “Igreja” é a instituição em que mais confiam.

As demais avaliadas pela pesquisa aparecem bem atrás. As “Forças Armadas” ocupam a 2ª posição no ranking, com 15,5%. A “Justiça”, com 10,1%, vem em terceiro lugar. A avaliação foi ainda pior no caso da “Polícia” (5%), da “Imprensa” (4,8%), do “Governo” (1,1%), do “Congresso Nacional” (0,8%) e dos “Partidos políticos” (0,1%). Do total, 9,1% disseram que não sabiam ou não responderam.

confianca-dos-brasileiros-nas-instituicoes
Fonte: relatório da pesquisa CNT/MDA

Na comparação com um levantamento similar feito há dois anos pela mesma instituição, a confiança dos brasileiros na “Igreja” cresceu. Na época, ela aparecia em primeiro lugar no ranking, porém com apenas 37,5% – seguida pela Polícia Federal (13,8%) e  pelo Supremo Tribunal Federal (8,2%).

Se os dados realmente refletem a realidade, a Igreja parece estar reconquistando a sua credibilidade perante a opinião pública. Afinal, pesquisas feitas pelo Ibope Inteligência entre 2009 e 2013 apontaram sucessivas quedas. Segundo o Índice de Confiança Social (ICS), que avalia instituições, pessoas e grupos sociais, em cinco anos a confiança nas igrejas caiu 10 pontos (veja o quadro abaixo).

Info 2 - indice de confianca - Ibope - 2013
O ICS mede a confiança dos brasileiros nas instituições, pessoas e grupos sociais. Fonte: Ibope

Para ver o relatório completo que compara os números dos últimos levantamentos do ICS, clique aqui.

Veja também

Congresso de comunicação

Confira as datas para submissão de trabalhos no evento pioneiro que reunirá profissionais adventistas de vários países.