Dia da Bíblia

Comemorada no segundo domingo de dezembro, data deve ser marcada por diversas ações e homenagens em 2015

Dia da Bíblia na Assembleia e exposição - foto 1Comemorado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia deve ser marcado por diversas ações em várias cidades brasileiras. Buscando incentivar os cristãos a comemorarem a data, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) preparou publicações e até um hot site com material de apoio. A expectativa é que, com a ajuda desses materiais, as igrejas se mobilizem por meio de eventos variados, envolvendo desde leituras comunitárias da Bíblia, sermões sobre o tema nos cultos, campanhas de evangelização, distribuição de mensagens bíblicas em áreas de grande circulação e até mesmo passeatas e celebrações em praças públicas.

Como parte da programação especial alusiva ao Dia da Bíblia, a SBB também fará sua tradicional campanha de arrecadação de recursos para manter e ampliar o trabalho de distribuição das Escrituras. “Os recursos arrecadados possibilitarão que a Palavra alcance mais famílias carentes, detentos, estudantes e vítimas de calamidade, entre outros públicos”, segundo divulgou o site da entidade.

Homenagem na Assembleia

Dia da Bíblia na Assembleia e exposição - foto 3
Assembleia Legislativa de São Paulo parou para celebrar o Dia da Bíblia. Foto: Roberto Navarro

Se antecipando à data, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou na última quinta-feira, dia 10 de dezembro, uma solenidade em homenagem ao Dia da Bíblia. Na ocasião, o autor do projeto de lei que instituiu em 2010 o Dia Estadual da Bíblia no Estado, deputado Chico Sardeli, enfatizou a importância da Palavra de Deus e a diferença que seus ensinos podem fazer na vida dos líderes de uma nação.

Corroborando o discurso de Sardeli, outros parlamentares também se manifestaram: “Esta casa se abre para uma grande preocupação: fazer com que celebremos este livro que traz a palavra de Deus. Agora podemos dizer que a palavra de Deus é respeitada no Estado de São Paulo”, expressou o deputado Pastor Celso Nascimento. Já o deputado Rodrigo Moraes observou que “a Bíblia traz ensinamentos muito importantes para a nossa sociedade, que hoje se encontra perdida”.

Na ocasião, representantes da Sociedade Bíblica do Brasil leram trechos do livro sagrado e lembraram que ele acompanhou a história da humanidade, eternizando a palavra de Deus e provando seu poder transformador ao longo do tempo.

Dia da Bíblia na Assembleia e exposição - foto 2
Peças do acervo do Museu da Bíblia ficarão expostas no Hall Monumental do Parlamento paulista até o dia 20 de dezembro. Foto: Roberto Navarro

Após a solenidade, foi inaugurada, ao som da apresentação do Coral de Sinos do Unasp, campus São Paulo, a exposição “Bíblia: dos Manuscritos aos Formatos Digitais”. A exposição no Hall Monumental do Parlamento paulista reúne diversas peças do acervo do Museu da Bíblia, como a Bíblia em Braile, perfumes dos tempos bíblicos, o Novo Testamento à prova d’água, além de exemplares do texto bíblico nas línguas originais e em línguas indígenas brasileiras. A Sociedade Bíblica do Brasil exibe as peças até o dia 20 de dezembro.

Para saber +

O Dia da Bíblia começou a ser celebrado na Grã-Bretanha no século 16. No Brasil, a data passou a ser lembrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos Estados Unidos os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948.

Desde dezembro de 2001, essa comemoração passou a integrar o calendário oficial do Brasil, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional. [Equipe RA, da redação / Com informações da Sociedade Bíblica do Brasil e da Assembleia Legislativa de São Paulo]

Check Also

A-privatização-da-fé-slider

A privatização da fé

Entenda por que ela foi confinada à vida particular e de que maneira pode voltar a exercer maior relevância na esfera pública.