Nova geração para Cristo

Congresso GYC reúne milhares de jovens comprometidos com o chamado e a fidelidade
GYC 2016
Evento realizado nos EUA reuniu jovens adventistas de 56 países e de 40 dos 50 estados norte-americanos. Créditos da imagem: Seth Shaffer

A última edição do congresso GYC (Geração de Jovens para Cristo), um movimento iniciado pela juventude adventista em busca de uma espiritualidade mais sólida e um testemunho mais efetivo, foi realizada nos Estados Unidos entre os dias 30 de dezembro de 2015 e 3 de janeiro deste ano. Pessoas de diversas nacionalidades compareceram ao evento. Ao todo, foram 56 países participantes. A solenidade, denominada “Called, Chosen, Faithful” (Chamados, eleitos e fiéis), que durou cinco dias, foi inspirada no verso 14 do capítulo 17 do livro de Apocalipse, que diz: “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Reis dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com Ele”.

Com base nesse verso, a convenção propôs duas reflexões-chaves para os dias nos quais vivemos. A primeira é que estamos nos estágios finais do grande conflito entre as forças do bem e do mal. E a outra corrobora a vitória selada pelo Cordeiro, Jesus Cristo, para aqueles que o seguem. Em contraponto, resta àqueles que adoram o dragão uma derrota garantida.

A iniciativa visa disseminar o evangelho eterno de porta em porta através do compartilhamento de literatura religiosa. Sabe-se que essa difícil batalha desgasta o coração e a mente do ser humano. E as consequências de nossas ações são eternas. Por isso, o GYC instigou esta decisão: “Há quem irei seguir? Quem irei adorar?” Para responder a essas questões, os jovens, em espírito de oração, estudaram a Palavra de Deus e exploraram o que significa em nossos dias seguir o Cordeiro e ser chamado, eleito e fiel.

Natasha Nebblett, uma das líderes do movimento GYC, perguntou para a plateia durante a abertura: “Quem somos nós, afinal?” E ela mesma respondeu: “Somos jovens mobilizados em missão para levar a mensagem dos três anjos a todo o mundo nesta geração.” Natasha, porém, diz estar convencida de que os jovens ainda não têm o principal ingrediente – o amor – na medida certa para realizar o trabalho. Para tanto, o amor foi colocado em prática quando os participantes embarcaram em 43 ônibus com a finalidade de oferecer cursos bíblicos e sobre saúde, cantar em asilos e distribuir panfletos sobre séries evangélicas, entre outras ações.

O que deu base a esses jovens foram os momentos vividos no Centro Internacional de Convenções do Kentucky, em Louisville (EUA), palco de experiências espirituais que contaram com palestras e seminários. Assim, ações sociais foram desenvolvidas por jovens que representam distintas nações, mas com propósitos semelhantes. Entre os palestrantes estavam o pastor Mark Finley, Alistair Huong, Sebastien Braxton e outros, que exploraram inúmeras áreas, como questões apologéticas, lições práticas sobre finanças pessoais, estilo de vida saudável e três mensagens angélicas.

Créditos da imagem: Seth Shaffer
Homer Trecartin, presidente da igreja para o Oriente Médio e o Norte da África, foi um dos palestrantes do GYC. Créditos da imagem: Seth Shaffer

Homer Trecartin, presidente da Igreja Adventista para o Oriente Médio e o Norte da África, admoestou o público na sexta-feira, dia 1º, ressaltando que o caminho para o sucesso é a oração. “A oração é a vibração constante que vai derrubar os pilares do reino de Satanás”, disse ele.

Prova disso é que o movimento teve início timidamente em 2002, com universitários norte-americanos interessados no estudo da Bíblia. Eles oraram pelo propósito e hoje o congresso mobiliza a juventude de todos os cantos do mundo que busca um relacionamento mais íntimo com Deus e uma vida mais ativa em prol do seu serviço.

A edição deste ano foi considerada pelos organizadores a segunda maior de todos os tempos. Ao todo, 3.956 pessoas fizeram parte da convenção. O GYC que mais reuniu pessoas ocorreu em Houston em 2011, com 4.500 inscritos.

DANIELA FERNANDES é estudante de Jornalismo no Unasp, campus Engenheiro Coelho (Com informações de Seth Shaffer, da Adventist Review)

Veja também

Pela primeira vez no Brasil

Fórum mundial adventista de novas tecnologias da comunicação está com as inscrições abertas.