Liderança feminina

Universidade Andrews será presidida pela primeira vez por uma mulher

Presidente da Universidade Andrews

A mais antiga e mais importante instituição de ensino superior adventista, a Universidade Andrews, será presidida pela primeira vez por uma mulher. Andrea Luxton foi nomeada para a função na última terça-feira, 1° de março, e tomará posse oficialmente no início de junho. Ele se tornará a quarta representante do sexo feminino à frente de uma instituição adventista de ensino superior nos Estados Unidos.

Andrea, que atuava como reitora da instituição desde 2010, substituirá Niels-Erik Andreasen, que se aposentou após 22 anos como presidente da universidade localizada em Berrien Springs, Michigan. Com um longo currículo na área de gestão educacional, especialmente no nível universitário, ela já serviu como presidente do Canadian University College (atualmente Universidade Burman), em Alberta, no Canadá, e do Newbold College, na Inglaterra.

Por meio de um comunicado, Andrea expressou que se sentiu “honrada pela oportunidade de continuar o trabalho desenvolvido ao longo de mais de duas décadas pelo Dr. Andreasen”. Ela também afirmou que buscará estratégicas para que Universidade Andrews continue crescendo e cumprindo seu propósito.

Segundo Benjamin School, que presidiu o conselho responsável pela escolha do novo presidente, em meio a uma vasta lista de candidatos qualificados para a função, o nome de Andrea Luxton se destacou por algumas razões. “Além de sua experiência como gestora educacional, acreditamos que ela reflete o tipo de liderança visionária, reflexiva e centrada em Deus que marcou a gestão de Niels-Erik Andreasen”, ele enfatizou.

Em 2014, outras duas mulheres foram nomeadas para a presidência de instituições educacionais de ensino superior nos Estados Unidos: Vinita Sauder, no Union College, em Lincoln, Nebraska; e Avis Hendrickson, no Atlantic Union College, em South Lancaster, Massachusetts. Além delas, Heather Knight, que serviu por três anos como reitora da Andrews antes de Andrea Luxton, foi eleita presidente do Pacific Union College, em Angwin, Califórnia, em 2009. [Equipe RA, da redação / Com informações e foto de Stephen Payne]

Check Also

Na-ponta-do-lápis-slider

Fim de ano na ponta do lápis

Saiba como fazer um balanço do ano escolar e ajudar seu filho a ter melhor desempenho em 2017.