Templo para os “hermanos”

Comunidade adventista hispânica da Zona Leste de São Paulo inaugura igreja própria

Líderes da igreja na América do Sul e no Estado de São Paulo, além de representantes de instituições adventistas, prestigiaram a inauguração do templo próprio da comunidade hispânica.
Líderes da igreja na América do Sul e no Estado de São Paulo, além de representantes de instituições adventistas, prestigiaram a inauguração do templo próprio da comunidade hispânica.

Após quatro anos se reunindo num espaço alugado, a comunidade hispânica adventista da Zona Leste de São Paulo comemorou no último sábado, 12 de março, a inauguração de um templo próprio no Brás, bairro popular da capital paulista bastante conhecido por ser uma forte região de comércio. Segundo o pastor Flávio Ferraz, secretário da organização adventista para essa região da capital paulista, o templo adventista se tornou a primeira comunidade religiosa hispânica no Estado a ter instalações próprias.

A congregação foi fundada em 2012 por meio de um projeto evangelístico encabeçado pela Divisão Sul-Americana, pela União Central Brasileira e pela Associação Paulista Leste. Na época, conforme lembrou o pastor Erton Köhler durante a cerimônia de inauguração, ações evangelísticas envolvendo grupos étnicos ainda eram raras no contexto adventista. Porém, nos últimos anos, a denominação implantou diversos projetos com o objetivo de atender imigrantes. “Entendemos que as comunidades étnicas precisam de apoio e atenção. Como estrangeiros, eles têm desafios com o idioma e dificuldades de se adaptar à nova cultura. E a igreja pode servir como uma base de apoio a essas pessoas”, ressalta o presidente sul-americano da igreja.

Nova estrutura

1914986_1079708872050289_7831277780137113961_n
Igreja com capacidade para 130 pessoas foi construída com o apoio da sede sul-americana da igreja e da Casa Publicadora Brasileira.

Hoje a comunidade adventista hispânica da Zona Leste de São Paulo já compõe um distrito pastoral. São 502 membros, distribuídos em cinco grupos e uma igreja organizada. Esse crescimento do número de fiéis justificou o investimento de 1,5 milhão de reais na compra do terreno e na construção do prédio da igreja sede.

Para o pastor Aguinaldo Guimarães, líder da Igreja Adventista para a região Leste da grande São Paulo, ter uma sede própria será fundamental para desenvolver um trabalho mais amplo. “Além dos cultos, aqui serão realizadas atividades sociais que beneficiarão a comunidade. Cremos que esse local será um farol e uma grande benção para os hispanos da capital”, assegura.

Inauguração

A cerimônia de inauguração contou com a presença da vice-cônsul da Bolívia em São Paulo, Vania Claros. “Ter uma comunidade onde eles possam se reunir é muito bom para expressarem sua cultura e prestarem culto a Deus”, declarou.

O presidente da igreja no Estado, pastor Domingos de Souza, ressaltou que o projeto se tornou realidade graças ao esforço de várias pessoas, instituições e sedes administrativas da igreja. Entre as que apoiaram a construção da nova igreja está a Divisão Sul-Americana (DSA), a União Central Brasileira (UCB) e a Casa Publicadora Brasileira (CPB).

MICHELLE MARTINS é assessora de comunicação da Igreja Adventista na Associação Paulista Leste

Check Also

Sociedade-Bíblica-do-Brasil-submete-versão-da-Nova-Almeida-Atualizada-à-avaliação-das-igrejas-slider

Sociedade Bíblica do Brasil submete versão da Nova Almeida Atualizada à avaliação das igrejas

Representantes de diversas denominações e organizações cristãs receberam exemplares do Novo Testamento, Salmos e Provérbios, primeiro fruto do trabalho que deverá ser concluído em 2018.