Atendimento gratuito

Voluntários fazem parceria com profissionais da saúde para promover mutirão de consultas

Médicos fazem mutirão para atender moradores no RS - foto 4Um projeto coordenado pela Ação Solidária Adventista em Guaíba (RS) trouxe um pouco de alento para os moradores do município que vive uma situação difícil na área da saúde pública. No último fim de semana, em parceria com profissionais da saúde, voluntários da igreja promoveram um mutirão de consultas gratuitas.

Os moradores do bairro São Jorge tiveram à disposição médicos e enfermeiros do Hospital Regional de Pronto Atendimento da cidade. Eles receitaram medicamentos, encaminharam pacientes para vários especialistas e ainda realizaram exames de pressão arterial e teste de glicose. No total, 73 crianças e outras 65 pessoas, entre jovens, adultos e idosos, foram beneficiadas.

VEJA OUTRAS IMAGENS DA MOBILIZAÇÃO

A ação ocorreu em meio à dificuldade vivida pelo município na área da saúde. A crise financeira no Estado fez com que um hospital do município fosse fechado em julho do ano passado. Além disso, um novo hospital que devia estar funcionando desde janeiro de 2015 segue tendo adiada sua inauguração. Segundo a prefeitura, uma inspeção feita pela vigilância sanitária teria identificado irregularidades, impedindo o funcionamento da unidade.

Uma das poucas opções que restam aos moradores é utilizar o pronto atendimento do Hospital Regional, que não oferece possibilidade de internação nem conta com maternidade e ala de traumatologia. Em muitos casos, a população precisa recorrer a hospitais de cidades vizinhas, a exemplo de Porto Alegre, que fica a 30 km de Guaíba, São Jerônimo (68 km) e Camaquã (103 km).

Nesse cenário, a parceria entre os adventistas e os profissionais da saúde veio para ajudar a preencher uma importante lacuna na região. Uma postagem sobre o assunto feita pelo médico Renan Pereira viralizou no Facebook e conta quase 100 comentários em agradecimento pelo trabalho dos envolvidos.

WILLIAN VIEIRA é assessor de comunicação da Igreja Adventista na Associação Sul-Riograndense

Check Also

Sociedade-Bíblica-do-Brasil-submete-versão-da-Nova-Almeida-Atualizada-à-avaliação-das-igrejas-slider

Sociedade Bíblica do Brasil submete versão da Nova Almeida Atualizada à avaliação das igrejas

Representantes de diversas denominações e organizações cristãs receberam exemplares do Novo Testamento, Salmos e Provérbios, primeiro fruto do trabalho que deverá ser concluído em 2018.