Livro influencia DJ dos Racionais

Integrante do grupo revela que literatura vendida por colportor foi decisiva para sua mudança de estilo de vida
Integrante do grupo Racionais MC's fala sobre literatura adventista que influenciou sua mudança de estilo de vida. Créditos da imagem: reprodução revista Rolling Stone
Integrante do grupo Racionais MC’s fala sobre literatura adventista que influenciou sua mudança de estilo de vida. Créditos da imagem: reprodução revista Rolling Stone

A leitura de um livro vendido por um colportor exerceu forte influência na vida de Kleber Simões, mais conhecido como DJ KL Jay. Em entrevista no último sábado, 19 de março, à Rolling Stone, revista especializada em cultura pop, o integrante do grupo Racionais MC’s revelou que a obra foi decisiva para a sua mudança de estilo de vida.

Vegetariano há 27 anos e vegano há 3, Simões foi procurado pela equipe do periódico para falar sobre o convite que recebeu de uma marca curitibana de skate para participar da elaboração de um tênis que não usa materiais de origem animal. Aos 46 anos de idade, o DJ afirma que vive um estilo de vida simples. “Não preciso de muita coisa para viver bem. E também é sustentável, pois você está colaborando com o planeta, né? Pelo menos um décimo da população do mundo poderia seguir isso e o planeta ficaria bem melhor. Eu já sou vegetariano há 27 anos. Claro que já deixei de comprar vários tênis lindos porque eram de couro, mas depois a vontade de ter um tênis passa e surgem outras. A gente não vai ficar doente por causa disso”, ele afirmou.

Quando a revista lhe perguntou se “houve um ‘clique’, algum momento de virada” que o tivesse levado a parar de consumir produtos de origem animal, o DJ afirmou: “O grande lance veio com a informação. Fui lendo publicações, entrevistas, matérias, vendo vídeos, e fui entendendo. Quando você é desinformado, ignorante, tem um desconto. Mas comecei a descobrir essas informações, elas foram chegando até mim e eu fui atrás delas também. Então falei: ‘É, Kleber, agora não dá mais. Se continuar, você estará sendo hipócrita’”.

DJ dos Racionais MC's atribui mudança em seu estilo de vida ao livro Viva Natural, impresso pela CPB.
DJ dos Racionais MC’s atribui mudança em seu estilo de vida ao livro Viva Natural, impresso pela CPB.

No meio da conversa, ele explicou que a leitura de um livro vendido por um colportor foi o que mais influenciou essa mudança de hábitos. “Certo dia, chegou em minha casa alguém vendendo livros, entre eles havia um chamado Viva Natural. Imagina, ele bateu à porta da minha casa para vender um livro sobre alimentação vegetariana! Para mim foi um anjo enviado! Na hora me lembrei das palavras do Milton [Milton Sales, primeiro empresário e produtor do Racionais, foi quem lhe apresentou inicialmente o vegetarianismo]. O vendedor no portão me falou que não se tratava de uma parada só teórica, o livro também apresenta um lance espiritual, e eu sou muito ligado nessas coisas. Comecei a ler e chapei”, revelou.

A obra Viva Natural, de autoria da escritora Eliza Biazzi, foi impressa pela Casa Publicadora Brasileira de 1990 a 1996. Desde então, foram distribuídos 640 mil exemplares da obra. Com base nos chamados remédios naturais (luz solar, água, ar puro, repouso, alimentação saudável, exercício físico, temperança e confiança em Deus), o livro apresenta receitas práticas que podem ajudar a manter e a recuperar a saúde.  [Márcio Tonetti, equipe RA]

Check Also

A-privatização-da-fé-slider

A privatização da fé

Entenda por que ela foi confinada à vida particular e de que maneira pode voltar a exercer maior relevância na esfera pública.