Missão criativa

Profissionais da comunicação e da área de tecnologia se reúnem para discutir e apresentar novas formas de evangelizar

GAiN sul-americano reuniu cerca de 300
Ezequiel Zorzal, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi um dos palestrantes do GAiN 2016. Foto: Ruben Santana

Da mesma forma que os mais diferentes tipos de empresas e instituições percebem a necessidade de se reinventar para potencializar sua abrangência, a igreja também não poderia deixar de elaborar estratégias inovadoras a fim de alcançar uma geração que já não se deslumbra mais com abordagens previsíveis. E foi exatamente com esse objetivo que comunicadores adventistas de dez países se encontraram durante o GAiN (Global Adventist Internet Network) sul-americano, realizado entre 13 e 17 de abril na sede da TV Novo Tempo, em Jacareí (SP).

Com o tema Missão Criativa, o congresso contou com a presença de mais de 300 profissionais da comunicação adventista. Na noite de abertura, o pastor Rafael Rossi, líder do departamento de Comunicação da sede sul-americana da igreja, se encarregou de enfatizar a importância do momento. Para ele, o comunicador adventista precisa ter em mente que é possível ser criativo e ousar. Ao fazer uma analogia com a capacidade criativa de Deus na criação, ele orientou os participantes a levar a mensagem do evangelho de maneira inovadora. “O mundo é um lugar de criatividade e Deus espera que sejamos criativos. Assim, podemos ousar fazer as coisas de maneira diferente. Precisamos comunicar de um jeito que chame a atenção das pessoas, causando impacto e transformação na vida delas”, destacou Rossi.

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO

Palestras e oficinas

Em um dos workshops realizados durante o congresso, Andrew McChesney, editor da Adventist Review, revista oficial da Igreja Adventista nos Estados Unidos, enfatizou que os jornalistas devem tentar encontrar uma boa história por trás da manchete. Para Chesney, é importante que cada uma dessas histórias conte um testemunho.

Outro estrangeiro que chamou a atenção foi Daryl Gungadoo. Filho de missionários e nascido nas Ilhas Maurício, ele viveu na África Oriental e Ocidental antes de estudar engenharia de áudio no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e licenciar-se em Engenharia Eletrônica e Engenharia de Software na Universidade Andrews.

O profissional palestrou sobre a experiência da realidade aumentada a partir da utilização de vídeos em 360º. Por meio dessa tecnologia, o usuário tem a possibilidade de sentir-se inserido em outro local por meio de vídeos gravados em todos os ângulos.

Em palestra sobre criatividade e inovação, Denilson Shikako, diretor executivo da empresa Fábrica de Criatividade, abriu os olhos dos comunicadores para o fato de que, a cada segundo, uma imensurável quantidade de conteúdo é produzida. Para, ele, não existe inovação no simples ato de produzir conteúdo, mas nas maneiras que podem ser pensadas para melhorar o processo de confecção do mesmo.

Novo projeto

Patrick Passos: jovem empreendedor pretende criar
Jovem empreendedor pretende criar Núcleo de Evangelismo Web (NEW).

Além de discutir novas ideias, o GAiN também abriu espaço para a divulgação de novos projetos. No sábado à tarde, Patrick Passos, empreendedor de 19 anos que lidera uma agencia de marketing on-line, apresentou a proposta do Núcleo de Evangelismo Web (NEW), uma iniciativa concebida por ele com o objetivo de maximizar o impacto do conteúdo evangelístico produzido exclusivamente para a internet.

Uma das ênfases do NEW será a implementação do projeto #MissaoTodoDia. De acordo com Passos, os membros da igreja poderão participar da iniciativa produzindo conteúdos em diversos formatos (vlog, podcast, clip, videocast, imagem, etc). O papel do Núcleo de Evangelismo Web será gerenciar a produção desses conteúdos e potencializar seu alcance.

O Núcleo de Evangelismo Web conta com o apoio do departamento de Comunicação da Divisão Sul-Americana e deve entrar em funcionamento nos próximos meses. “Já nas próximas semanas, queremos formar a base da equipe que será responsável pela geração de conteúdo. Nossa meta é lançar o projeto ainda neste ano”, adianta.

RUBEN SANTANA é jornalista e trabalha no gerenciamento das redes sociais da CPB    

Veja também

Cuidar de quem cuida

Programa de gestão de pessoas transforma Hospital Adventista de Manaus na 6a melhor instituição de saúde para se trabalhar no Brasil.