Céticos participam de enquete

Pesquisa para entender o perfil desse público foi realizada por estudantes adventistas em universidade federal gaúcha
enquete
Universitários adventistas procuraram saber a opinião dos entrevistados sobre diversos temas. Crédito: cortesia João Pedro Correa e Michel Fraga

No sábado, dia 21 de maio, dois estudantes adventistas deram início ao projeto “O Cético: Se eu te perguntar, você responde?”, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O projeto tem como base um questionário com 23 perguntas, cujo objetivo é conhecer a opinião do questionado sobre assuntos como cosmovisão, crenças, morte, evolucionismo, e outros temas relacionados. As perguntas foram elaboradas para levar a uma reflexão sobre as crenças e as certezas (ou dúvidas) das pessoas.

João Pedro Correa cursa Filosofia na UFSM e foi aluno de Teologia no Unasp, e Michel Fraga é graduado em Zootecnia e graduando em Filosofia. “Nossa ideia, além de questionar, foi presentear cada participante com o livro O Resgate da Verdade e oferecer um chá para esquentar a gurizada universitária no frio gaúcho”, diz João Pedro. O projeto contou com o apoio do pastor de Restinga Seca, Rafael Linhares.

Crédito: cortesia João Pedro Correa e Michel Fraga
Estudantes pretendem manter contato com os entrevistados. Crédito: cortesia João Pedro Correa e Michel Fraga

Ao todo, foram entrevistados 25 universitários de vários cursos de graduação e pós-graduação. Não foi possível prosseguir com a pesquisa por causa do frio e da chuva. “Todo o questionário foi embasado na primeira pergunta, que visava a questionar o entrevistado sobre seu conjunto de crenças. A partir dela, categorizamos os resultados pelo conjunto de crenças apresentados, e com as categorias definidas pudemos avaliar os argumentos e a opinião dos questionados”, explica João Pedro.

Segundo o aluno, a ideia se originou da necessidade de se ter um método de abordagem que fosse acessível aos jovens de mente secularizada e pós-moderna. O projeto é de natureza particular e realizado com recursos próprios, exceto pelos exemplares do livro O Resgate da Verdade doados pela Missão Ocidental Sul-Riograndense (MOSR).

“Percebemos que os estudantes são doutrinados no evolucionismo, mas ao ser questionados sobre os motivos de suas crenças em tal ‘ciência’, não conseguem sequer apresentar alguma evidência ou, se apresentam, são inconsistentes com as respostas anteriores do questionário. E e isso não apenas com relação ao darwinismo, mas ao existencialismo e ao relativismo, pois algumas perguntas questionavam o conceito de existência ou não de verdades”, constata João Pedro.

Crédito: cortesia João Pedro Correa e Michel Fraga
Quem participou da enquete recebeu de brinde um exemplar do livro O Resgate da Verdade. Crédito: cortesia João Pedro Correa e Michel Fraga

Com os questionários, os dois alunos também criaram um canal de contato, uma vez que obtiveram os números de celular de cada entrevistado. Com isso, poderão dar continuidade ao projeto, que não acaba com a entrevista, mas segue com o acompanhamento da leitura do livro O Resgate da Verdade e posteriores mensagens com perguntas, sugestões de leitura e debates.

“Ao pesquisar uma imagem que definisse ou que expressasse o propósito do projeto e, ao mesmo tempo, pudesse atrair a atenção do público-alvo O Cético foi nossa escolha. Ele é sugestivo, engraçado e muito espirituoso. E isso foi comprovado pela ótima reação dos universitários que passavam pelo local e manifestavam certa surpresa e curiosidade ao observar o banner com o desenho.” João Pedro se refere ao personagem O Cético, das tirinhas criadas pelo jornalista Michelson Borges e pelo ilustrador Thiago Lobo. [Equipe RA, da redação]

Check Also

A-privatização-da-fé-slider

A privatização da fé

Entenda por que ela foi confinada à vida particular e de que maneira pode voltar a exercer maior relevância na esfera pública.