Filial brasileira

Adventist Frontier Missions, agência internacional de voluntariado, inaugura escritório no país e já planeja enviar missionários do Brasil para as Filipinas, Camboja, Tailândia, Guiné e Berlim

Filial-da-AFM-no-Brasil---foto-3
Cerimônia de inauguração da AFM Brasil contou com a participação de administradores do Unasp, professores e líderes da igreja no Estado de São Paulo. Créditos da imagem: AFM Brasil

Criada na década de 1980, a Adventist Frontier Missions (AFM) agora também conta com uma filial no Brasil. O mais novo escritório regional da agência internacional de voluntariado foi oficializado na última terça-feira, 30 de agosto, no Unasp, campus Engenheiro Coelho (SP). Apesar de ter sido recém-inaugurada, a AFM Brasil já faz planos de enviar os primeiros missionários para Filipinas, Camboja, Tailândia, Guiné e Berlim.

Quem estará à frente da nova filial será o pastor Samir Costa, que serviu como missionário no Chipre do Norte durante quatro anos. Ele explica que a agência atua sob a demanda de projetos. “Nós apresentamos o projeto e os investimentos para os possíveis parceiros. Depois, lutamos para alcançar um montante que envolve a manutenção do missionário”, explica.

O diretor de desenvolvimento espiritual do campus, Edson Romero, ressalta as possibilidades de interligação das iniciativas da AFM com outras iniciativas do centro universitário. “A implantação de uma filial da AFM no Brasil veio para fechar o círculo de missões que temos aqui”, reforça.

Na avaliação de Romero, projetos como o do Núcleo de Missões (Numci) e Jovens sem Fronteiras, que trabalham com programas de curta duração, servirão como um treinamento para aqueles que desejarem participar das missões da AFM, que exigem maior permanência.

“É perceptível que os jovens voltam das nossas missões com o desejo de poder fazer mais e ir além. É aí que entra a AFM”, ratifica o pastor Marcelo Dias, diretor do Numci.

Nas últimas férias, o casal Wesley e Clarice Moura dedicou 16 dias para um projeto do Numci na Índia. Eles contam que a experiência, além de tirá-los da zona de conforto, trouxe motivação para coisas maiores. “A missão não é nossa, é de Deus. Ele nos direciona. Se Deus nos chamar, nós vamos”, os estudantes de Teologia afirmaram durante a cerimônia de lançamento, reforçando a disposição de atuar em projetos da AFM.

Saiba +

AFMO pastor Samir Costa explica que o objetivo da AFM é atender a chamada janela 10/40, que abrange uma região do planeta com alta densidade demográfica e grandes desafios para a pregação do evangelho. Com o aumento do fluxo migratório para a Europa, a agência internacional de voluntariado também está atendendo refugiados que vieram da Síria e Iraque.

Ele explica que a agência sobrevive de doações e é um ministério de apoio que trabalha em harmonia com a igreja. “Nossas comissões administrativas são formadas por servidores da igreja juntamente com membros da sede mundial adventista”, ressalta.

SARAH DORNELIS é estudante de Jornalismo do Unasp, campus Engenheiro Coelho (SP)

Check Also

Tragédia-da-Chapecoense---slider

Tragédia da Chapecoense

Adventistas demonstram solidariedade aos familiares das vítimas da tragédia da Chapecoense e transmitem esperança para milhares de torcedores durante velório coletivo.