Pioneiros do adventismo

Reportagem revela detalhes sobre a vida dos precursores da denominação que hoje tem 19,5 milhões de fiéis espalhados pelo mundo
Pioneiros-do-adventismo
Guilherme Miller, um dos precursores do movimento adventista. Créditos: filme Tell The World

O célebre físico Roberto Oppenheimer disse certa vez que “a melhor maneira de transmitir uma ideia é encarná-la em uma pessoa”. Esta frase faz todo sentido quando se pensa nos pioneiros do movimento adventista. Consequentemente, para entender a Igreja Adventista do Sétimo Dia é preciso conhecer a vida de seus fundadores.

Embora nunca tenha sido um adventista do sétimo dia, pois morreu em 1849, antes da fundação da Igreja em 1863, Guilherme Miller foi o grande precursor do movimento adventista. O fazendeiro batista, nascido em 1782 em Pittsfield, Massachusetts (EUA), interpretou a profecia das 2.300 tardes e manhãs de Daniel 8:14, sobre a purificação do santuário, como significando a volta literal de Jesus à Terra. Ele chegou a essa conclusão após dois anos estudando a Bíblia verso a verso.

Contudo, somente depois de estudar por mais cinco anos é que tornou públicas suas ideias a respeito do iminente regresso de Cristo.

De acordo com Heidi Larsen, diretora de admissões do Atlantic Union College, “a paixão de Guilherme Miller era escrever cada coisa que ele aprendia da Bíblia. Muitas vezes ele não comia, e quando se sentava com sua lanterna com a luz um pouco baixa e a enchia de azeite, ele se mantinha lendo e escrevendo”. Fundado em 1882, o AUC, localizado em Lancaster, no estado norte-americano de Massachusetts, é o instituto de ensino adventista mais antigo em atividade. No local, existe uma capela com o nome de Miller em que há um púlpito que foi utilizado pelo pregador durante suas campanhas de reavivamento. Pioneiros da Igreja, como a escritora Ellen G. White, estiveram por várias vezes nas instalações da faculdade.

Heidi conta ainda que Lucy, a esposa de Miller, lhe servia o jantar e lhe dizia: “Necessitas comer”.  Então ele respondia: “Sim, mas necessito escrever para aprender mais”, e “continuava escrevendo, escrevendo e estudando a Bíblia”.

No episódio desta semana da ANN, a reportagem “Quem Começou Tudo” vai mostrar outros detalhes da vida de Miller e dos pioneiros Ellen e Tiago White, José Bates e Josué Himes. [Márcio Basso Gomes, da ANN]

ASSISTA AO VÍDEO

Check Also

Sociedade-Bíblica-do-Brasil-submete-versão-da-Nova-Almeida-Atualizada-à-avaliação-das-igrejas-slider

Sociedade Bíblica do Brasil submete versão da Nova Almeida Atualizada à avaliação das igrejas

Representantes de diversas denominações e organizações cristãs receberam exemplares do Novo Testamento, Salmos e Provérbios, primeiro fruto do trabalho que deverá ser concluído em 2018.

  • gostei muito do filme!