Respeitado administrador adventista sul-americano morre nos EUA

Juan Carlos Viera, ex-diretor do White Estate, faleceu aos 78 anos, vítima de câncer

Morre respeitado administrador adventista sul-americanoO respeitado administrador adventista Juan Carlos Viera morreu na última sexta-feira, 25 de novembro, aos 78 anos, em Beumont, na Califórnia (EUA). O uruguaio se tornou o primeiro – e até agora único – diretor vindo de fora da Divisão Norte-Americana a assumir o cargo. Ele dirigiu o White Estate, órgão responsável por gerenciar e promover o legado e os escritos de Ellen G. White, no período de 1995 a 2000, ano de sua aposentadoria.

James Nix, seu sucessor, ressaltou a importância do legado que foi deixado por Viera. “Ele aplicou suas habilidades administrativas ao seu trabalho no White Estate. Embora tenha servido apenas um mandato como diretor, o legado que ele deixou foi o de um homem que amava ao Senhor e a Sua igreja remanescente do tempo do fim e que acreditava no dom de profecia. Para mim, ele foi um exemplo”, expressou o atual diretor do White Estate em entrevista à Adventist Review.

Outros líderes da igreja também elogiaram sua trajetória. Segundo Humberto Rasi, ex-diretor mundial do departamento de Educação da sede mundial adventista, “em todos os lugares em que Viera serviu, ele foi respeitado por suas habilidades de liderança e admirado por seus princípios éticos e compromisso com a verdade bíblica”.

Desde o início da sua carreira ministerial, o pastor Juan Carlos Viera mostrou capacidade de liderança. Em 1967, aos 28 anos de idade, se tornou presidente da Associação Bonaerense, na capital Argentina, permanecendo na função até 1973. Um ano depois, foi eleito secretário da União Austral, sede administrativa adventista que na época abrangia Argentina, Paraguai e Uruguai, campo no qual também trabalhou como presidente entre 1978 e 1985.

Mestre em Religião pela Universidade Andrews e doutor em Missiologia pelo Seminário Teológico Fuller, Viera escreveu vários livros, entre eles Ready to Meet Christ (Prontos Para o Encontro Com Cristo), The Voice of the Spirit (A Voz do Espírito), e Year 2000: Will This Be the End? (Ano 2000: Será Este o fim?).

Além de ter vários artigos publicados na Revista Adventista, alguns de seus escritos também foram traduzidos para o português, entre eles os livros O Dom de Profecia e o Movimento Adventista, publicado pela União Central Brasileira (2002), e Uma Perspectiva Adventista da Missão da Igreja no Contexto Latino-Americano (SALT, 1990).

Parte de seus estudos na área da missiologia desenvolvidos durante o doutorado na Universidade Andrews também foram usados no programa de mestrado em Teologia do Unasp. Mais recentemente, Juan Carlos Viera teve artigo publicado no livro Espírito de Profecia: Orientações Para a Igreja Remanescente (Unaspress, 2012), no qual tratou sobre “a dinâmica da inspiração”. [Márcio Tonetti, equipe RA / Com informações da Adventist Review]  

Check Also

Sociedade-Bíblica-do-Brasil-submete-versão-da-Nova-Almeida-Atualizada-à-avaliação-das-igrejas-slider

Sociedade Bíblica do Brasil submete versão da Nova Almeida Atualizada à avaliação das igrejas

Representantes de diversas denominações e organizações cristãs receberam exemplares do Novo Testamento, Salmos e Provérbios, primeiro fruto do trabalho que deverá ser concluído em 2018.