Resposta convincente

Agora disponível em português, obra clássica reforça a interpretação tradicional adventista sobre as profecias e o santuário

SERIE_SANTUARO_06Em agosto de 1980, um grupo de 114 estudiosos se reuniu para analisar os argumentos oferecidos pelo teólogo australiano Desmond Ford, que colocavam em xeque a tradicional interpretação adventista sobre o santuário. O encontro contribuiu para a rejeição das ideias de Ford, consolidando a clássica posição defendida pela igreja. Como resultado prático desses debates, o Instituto de Pesquisa Bíblica da sede mundial da denominação (BRI, em inglês) lançou sete livros entre 1986 e 1992, publicados em português pela editora Unaspress como volumes da série “Santuário e Profecias Apocalípticas”.

Escrita pelos teólogos mais influentes do meio adventista e organizada por Frank B. Holbrook, autor de livros como O Sacerdócio Expiatório de Jesus Cristo (CPB, 2002) e O ABC da Salvação Pessoal (CPB, 2003), essa série pode ser considerada um dos mais importantes “tratados teológicos” sobre a profecia bíblica. Entre os livros da coleção, a Unaspress acaba de lançar o volume 6, intitulado Estudos Sobre Apocalipse: Temas Introdutórios. Enquanto esse volume introduz diversos temas, o volume 7, programado para ser lançado em 2017, aplica esses conceitos em discussões mais pormenorizadas.

De fato, o volume 6 faz menção a questões introdutórias prévias que devem ser levadas em conta para o estudo do Apocalipse e servem tanto para auxiliar os iniciantes nos estudos proféticos quanto para fundamentar teoricamente os mais avançados estudiosos. Dessa perspectiva, por exemplo, podem ser citados capítulos como “Princípios fundamentais de interpretação”, de Kenneth A. Strand, que propõe regras gerais e específicas para a leitura exegética de Apocalipse; “Interpretando o simbolismo do Apocalipse”, de Jon Paulien, que sugere um método para compreender o significado dos símbolos e das metáforas utilizadas por João; e “O uso de Daniel e Apocalipse por Ellen G. White”, de George E. Rice, em que o autor esclarece algumas diretrizes empregadas pela pioneira adventista na interpretação da apocalíptica bíblica.

Por outro lado, Estudos Sobre Apocalipse: Temas Introdutórios também oferece uma série de pesquisas que abordam questões mais específicas, além de um panorama acadêmico sobre os temas apocalípticos mais debatidos entre os adventistas. A esse respeito, por exemplo, podem ser citados os artigos “Os sete selos” e “Selos e trombetas: algumas discussões atuais”, ambos de Jon Paulien, que procuram compreender esses símbolos em Apocalipse a partir de uma abordagem historicista; e “Os santos selados e a grande tribulação”, de Beatrice S. Neall, em que é realizada uma interpretação dos 144 mil à luz da teologia da aliança.

O livro não apenas introduz o leitor aos principais temas de Apocalipse, mas também aprofunda discussões polêmicas, que exigem abordagens sérias das profecias em vez de interpretações sensacionalistas. Apesar de ter sido produzida há mais de duas décadas, essa série apresenta uma argumentação ainda atual, o que faz dela uma das produções mais importantes da teologia adventista. A leitura comprometida de Estudos Sobre Apocalipse: Temas Introdutórios poderá ajudar o leitor a não ser conduzido ao erro (Ef 4:14), mas a entender as boas-novas do evangelho e a se preparar para a chegada daquele que diz: “Certamente, venho sem demora” (Ap 22:20).

FELIPE CARMO é pastor, mestrando em Língua e Literatura Judaica e professor no Unasp, campus Engenheiro Coelho; e RODRIGO FOLLIS é pastor, doutorando em Ciências da Religião e diretor da Unaspress

Check Also

Créditos da imagem: Fotolia

Programações evangelísticas irão marcar calendário da igreja em 2017

Primeira grande mobilização acontecerá em fevereiro em países do leste europeu.

  • William Brito

    Excelente!!! Esse vai para minha wishlist!

  • Adilson Cypriano

    O livro não está disponível no site da Unaspress.

    • Adilson, a Unaspress informou que teve um problema no site e que está tendo que recadastrar as obras que estavam disponíveis na loja virtual. Por isso, alguns livros não aparecem. Mas o problema deve ser resolvido em breve. Abraço