Muito além da dieta

Entenda quais fatores influenciam sua saúde e como desfrutar de uma vida plena

imagem artigo Niek

Saúde é resultado do equilíbrio entre as diferentes dimensões que envolvem a vida humana. Assim, do ponto de vista da saúde integral (ou holística) compreendemos que a inter-relação entre corpo, mente e espírito (no sentido de experiência espiritual), resulta na experiência de vida. Dessa forma, tudo que fazemos interage numa complexa relação que define nossa saúde, que, em última instância, é consequência direta do estilo de vida. Por isso, a Igreja Adventista promove um estilo de vida saudável, da maneira mais simples e natural possível, fortalecendo o corpo, renovando a mente e santificando o espírito.

Por equilíbrio podemos entender um estado dinâmico, que se mantém estável, apesar de diferentes forças e influências, tanto positivas como negativas, agirem sobre ele. Isso é muito importante para se compreender que não existe um “padrão” absoluto de saúde que derive de um conjunto de regras, dogmas e imposições restritas e indiscutíveis. Tampouco existem vida e saúde perfeitas. O que há é um estado de satisfação, de interação harmoniosa entre as três dimensões da saúde integral. Apesar de eventuais problemas, o resultado final é uma sensação de bem-estar, de viver bem e de sentido existencial positivo.

Assim, percebemos que nosso estilo de vida e nossa maneira de desenvolver cada uma dessas dimensões interferem diretamente em nosso estado de saúde. Portanto, distribuir as atividades da vida e usar o tempo de maneira equilibrada é fundamental para uma experiência de vida saudável. Essa compreensão correta torna a vida mais leve, interessante, agradável e essencialmente equilibrada.

Contudo, o grande desafio é resgatar essa visão da saúde integral, pois muitas pessoas desenvolveram um conceito equivocado, associando saúde com restrições, proibições, tristeza, críticas e antipatia, em muitos casos priorizando uma das dimensões em detrimento das outras. Precisamos entender que não é assim. Saúde, por exemplo, não está restrita ao alimento, mas é resultado de um estilo de vida que também inclui a alimentação. Assim, você pode comer muito bem, se divertir, ser uma pessoa feliz e agradável, mantendo excelente saúde. Por isso, ao contrário do que alguns vivem, não precisamos comer mal, ingerindo comidas sem sabor e sem graça para ser saudáveis, nem ser fanáticos ou desagradáveis.

Infelizmente, a mídia tem contribuído para distorcer o assunto. Constantemente recebemos uma avalanche de mensagens trocando o certo pelo errado, os hábitos bons pelos maus, o saudável pelo prejudicial. Isso faz parecer que cuidar da saúde não seja uma opção tão atrativa assim, havendo inclusive uma crença disseminada de que “tudo que é gostoso faz mal”.

Porém, o mais importante é conhecer o verdadeiro sentido da mensagem de saúde integral: Saúde é uma experiência pessoal e única de santificação, que gradativamente restaura no ser humano a imagem e semelhança de Deus, tal qual na criação, mesmo que ainda estejamos limitados pelo pecado neste mundo. Quando entendemos isso, nossos olhos se abrem de tal maneira que passamos a enxergar todos os aspectos de nossa vida de maneira diferente, tridimensional e integralmente: mente, corpo e espírito. Assim, permitimos que Deus efetue em nós tanto o querer como o realizar (Fp 2:13), e, de fato, experimentamos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2).

Desse modo, o primeiro passo para uma boa saúde é entender que nossa saúde é reflexo dos hábitos que cultivamos e que, por sua vez, eles refletem nossa mente. Assim, se gastarmos tempo pensando em coisas boas, teremos hábitos bons (Pv 23:7) e para cada hábito bom que cultivarmos, ganharemos força e interesse para mais hábitos saudáveis e a construção de uma boa saúde física, mental e espiritual.

Os conselhos de Deus são claros. Ele pede que pensemos nas coisas eternas (Cl 3:2) e que todas as nossas ações sejam para a glória de Deus (1Co 10:31).

Um feliz ano-novo com muita saúde!

MARCELLO NIEK LEAL é médico e coach em medicina e estilo de vida

Veja também

Em rede nacional

Dr. Rodrigo Silva é convidado por emissora de TV para falar sobre evidências que confirmam a Bíblia.