Leitura indispensável

Livros indicados para 2017 respondem dúvidas e desafiam a uma nova postura diante da realidade em transformação

Curso-de-leitura-2017

Com o objetivo de incentivar a boa leitura, especialmente entre as novas gerações, há décadas vem sendo adotado o programa do Curso de Leitura. Houve um desenvolvimento de categorias até se chegar ao formato atual, abrangendo quatro grupos etários. Há também o Livro do Ano, para leitores de várias idades. Confira a seguir os títulos para 2017. São obras escolhidas a dedo, pensando-se nos desafios atuais.

LEIA TAMBÉM

Resposta convincente: Agora disponível em português, obra clássica reforça a interpretação tradicional adventista sobre as profecias e o santuário

Guerra no Céu (Aventureiros, 6 a 9 anos). Adaptação do clássico O Grande Conflito, essa obra parafraseia a narrativa do grande conflito, ensinando conceitos profundos numa linguagem atrativa. O Grande General guarda algo em seu cofre secreto… O que seria a Casa de Comando? Qual foi o destino de “soldados” importantes como Martinho Lutero, Zuínglio e João Huss? Como terminará a guerra entre o bem e o mal? Além de despertar o interesse dos pequenos para o tema, ajuda-os a compreendê-lo de modo simples e reafirma a certeza da vitória final.

O Milionário da Caverna (Juvenis, 10 a 15 anos). Filho de pais ricos, Doug Batchelor tinha, ao que parecia, tudo de que precisava para ser feliz. Entretanto, gastou grande parte da juventude em busca do propósito de sua existência. Usou drogas, tentou suicídio, fugiu de casa e chegou ao ponto de procurar comida no lixo. Porém, tudo mudou quando ele encontrou uma Bíblia numa caverna fria e solitária. Coincidência? Não! Essa história emocionante e surpreendente comprova que Deus pode transformar a vida de qualquer pessoa.

A Revolução do Espírito: Você Está Preparado? (Jovens, 16 a 35 anos). Apela a todas as idades, pois trata de uma necessidade real da igreja: a de um reavivamento profundo e poderoso. Ron Clouzet desfaz mitos, ensina e conta histórias tocantes. Faz uma consistente reflexão bíblica, com fundamento histórico e toque pastoral, falando à mente e ao coração. Para alguns, trata-se da melhor obra sobre o tema na atualidade.

Mundo Virtual: Riscos e Oportunidades das Novas Tecnologias (Universitários). Quando o domínio dos bits invade e modela a realidade, precisamos parar e refletir. O quadro exige novos instrumentos para sua compreensão, sendo exatamente isso a que este livro se propõe. Composto por um grupo de especialistas, ele se estende por campos tão diversos quanto história e escatologia, hiper-realidade e ética, sábado e conectividade, redes e relacionamentos, virtualidade e vícios, interatividade e pós-modernidade. Inova na temática e na abordagem, ajudando os leitores a caminhar e sobreviver no ciberespaço.

Mente, Caráter e Personalidade, v. 2 (Livro do Ano). Enquanto a psicologia dava seus primeiros passos, Ellen White expunha conceitos essenciais a respeito da psique humana. Em seus extensos e variados escritos, ela discorreu sobre temas como memória, raciocínio, emoções, vontade, imaginação, criatividade e espiritualidade, todos abordados nesta obra. Talvez a maior contribuição da autora inspirada nesse campo seja a integração com a perspectiva do grande conflito, de uma verdadeira batalha pela mente. Além das dicas práticas para a saúde mental, o leitor aprende neste livro como pensar de maneira plena, enquanto se protege das influências mais sutis.

ARIANE OLIVEIRA, editora de livros infantojuvenis da CPB; DIOGO CAVALCANTI, coordenador da Editoria de Livros Denominacionais; EDUARDO RUEDA, editor das obras de Ellen White

Veja também

Para a melhor hora do dia

Conheça os novos devocionais que fortalecerão a espiritualidade das famílias em 2018.