Prova de amor

Precisamos resgatar a centralidade do sacrifício de Cristo como a verdadeira razão  da celebração da Páscoa
Cerca de 25% dos evangelhos são dedicados a apresentar a morte de Cristo. Se o restante de sua vida fosse relatado com os mesmos detalhes, precisaríamos de 8.400 páginas. Créditos da imagem? Lightstock

Segundo Rick Warren, pastor e escritor evangélico, “para construir uma ponte entre Deus e nós, Jesus precisou de apenas dois pedaços de madeira”. Com palavras inspiradas, Ellen White nos assegura de que “da cruz depende toda a nossa esperança” (Atos dos Apóstolos, p. 116). Paulo, diante da complexidade religiosa de Corinto, decidiu “nada saber […], senão a Jesus Cristo e este crucificado” (1Co 2:2). E para você, qual é a importância da cruz?

No Calvário, Deus provou seu “amor para conosco” (Rm 5:8), mesmo sem ter a garantia de uma resposta positiva. Depois de uma noite de profunda angústia e sem dormir, de enfrentar interrogatórios constantes, sofrer agressão física e levar a culpa do pecado de toda a humanidade, Jesus entregou a vida. Estava praticamente sozinho, abandonado por seus seguidores e entregue nas mãos dos malfeitores. Uma tremenda prova de amor!

LEIA TAMBÉM: Rude cruz

A caminho da cruz, foi maltratado e chicoteado. Uma cena dramática, em que a agressão era feita usando um açoite com tiras de couro e uma bola de ferro na ponta. O couro batia na pele, enquanto o ferro ou o chumbo rasgava a carne. Somente depois de todo esse sofrimento é que vinha a crucificação. Diante de cenas tão fortes, o sacrifício de Cristo não pode ser tratado como algo simples, pequeno ou apenas poético, mas como uma imensa prova de amor.

O impacto da cruz sobre os primeiros cristãos foi tremendo, sendo visto não simplesmente como um fato histórico, mas como um agente transformador. Basta observar que 25% dos evangelhos são dedicados a apresentar a morte de Cristo. Se o restante de sua vida fosse relatado com os mesmos detalhes, precisaríamos de pelo menos 8.400 páginas! Sua morte é igualmente lembrada até hoje por duas das principais cerimônias cristãs: a Santa Ceia e o batismo. Além disso, já no 2º século, a cruz tornou-se o símbolo principal dos cristãos.

A reação dos discípulos foi impressionante! Eles perderam o medo, não mediram as consequências e se entregaram completamente em resposta a essa prova de amor. Aos 75 anos, Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. Tiago foi decapitado. André foi crucificado. Mateus foi morto à espada. Felipe foi enforcado. Tomé foi atravessado por uma lança. E Marcos foi arrastado pelas ruas de Alexandria. Diante da cruz, o medo foi substituído pela ousadia no cumprimento da missão. O exemplo de sacrifício pela fidelidade também foi seguido por Lucas, que acabou enforcado. Estêvão foi apedrejado. E Paulo, decapitado.

Será que o valor de nossa vida corresponde a esse sacrifício? Alguém teve a curiosidade de fazer as contas e descobriu que valemos bem pouco. Em média, nosso corpo equivale a 30 litros de água, gordura para fazer sete pedaços de sabão, carvão para alguns lápis, ferro para um prego, cal para caiar um galinheiro e enxofre para tirar as pulgas de um cachorro. Fazendo as contas rapidamente, não é difícil descobrir o baixo valor de nosso corpo. Porém, olhando para a cruz, fica evidente o alto preço de nossa vida.

Amor verdadeiro não se revela só com palavras, mas se prova com atitudes. Por isso, Deus foi além das declarações de amor quando o “Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1:14). Ele “deu o seu filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça” (Jo 3:16). Diante de expressões tão claras, qual é a prova de seu amor a Deus? Diante da cruz, nossa melhor resposta é reconhecer que não somos nada, mas Deus é tudo; que é preciso abandonar o engano do perfeccionismo para abraçar o poder da graça; que precisamos renovar a confiança de que Deus não vai desistir de nossa salvação, apesar de nossa condição; que precisamos pressa em compartilhar a mensagem do Salvador que morreu, preparando o caminho para o Rei que virá.

ERTON KÖHLER é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

(Texto publicado originalmente na edição de abril de 2017)

Veja também

Pela primeira vez no Brasil

Fórum mundial adventista de novas tecnologias da comunicação está com as inscrições abertas.