Jogada evangelística

Ex-atleta que se tornou pastor adventista cria projeto para alcançar jogadores de futebol
Site do projeto foi lançado recentemente

Os obstáculos para a pregação do evangelho especialmente nas grandes cidades têm levado a igreja a adotar novos métodos que facilitem a aproximação com as diferentes culturas, etnias e tribos urbanas.

Um exemplo é o projeto Advento Futebol Clube: Gol e Missão, criado no Estado de São Paulo com o objetivo de alcançar pessoas ligadas ao mundo do futebol. A ideia partiu de um ex-jogador, Cirilo Gonçalves. Formado nas categorias de base do Grêmio Esportivo Sorocabano, no interior de São Paulo, ele foi atleta até os 21 anos, tendo passado por clubes do interior paulista, como São Bento, Guarani Saltense e Guaçuano, além do Rio Branco, da cidade de Andradas (MG). Porém, depois de conhecer a mensagem adventista, decidiu abandonar os gramados para cursar Teologia.

Pastor Cirilo Gonçalves criou projeto com o objetivo de alcançar pessoas ligadas ao esporte. Foto: Divulgação

Como pastor e líder do departamento de Evangelismo da sede administrativa da igreja para a região central do Estado, função que desempenha atualmente, Gonçalves tem procurado driblar as dificuldades de acesso a esse público, abrindo portas dentro e fora de campo. O objetivo do grupo, que inclui outros membros da igreja com histórico no futebol, é evangelizar jogadores, ex-jogadores e outros profissionais do esporte.

Cirilo observa que a ideia não é formar um time de futebol, mas um grupo de evangelistas que se utilizem do passado no esporte para manter e fazer novos contatos com pessoas desse meio. “Os jogadores de futebol são extremamente protegidos. Existe uma equipe que gerencia a carreira deles e os mantêm blindados de qualquer nova amizade. Mas quando quem se aproxima é um ex-atleta, acostumado a conviver nesse meio, a abertura naturalmente se torna mais fácil”, explica Cirilo.

Um dos meios de aproximação tem sido a promoção de eventos evangelísticos para jogadores e ex-jogadores, visando ao seu bem-estar físico, mental e espiritual. Também são promovidos jogos comemorativos, beneficentes e promocionais, não lucrativos. Esses eventos oportunizam a distribuição de literaturas sobre temas variados e atividades cênicas educativas para os familiares dos atletas. De acordo com Cirilo, aos poucos alguns desses jogadores têm demonstrado interesse em conhecer mais sobre as crenças adventistas.

“Quando os integrantes do projeto Advento Gol e Missão encontram abertura, eles conversam sobre religião, ministram estudos bíblicos e até realizam pequenos grupos na casa dos interessados”, ressalta o pastor Cirilo.

Programa realizado no interior de São Paulo reuniu ex-atletas e jogadores que ainda atuam no futebol profissional. Foto: Divulgação

Leandro Silva, que durante seis anos defendeu a equipe do Audax, de Osasco (SP), e hoje trabalha na área do comércio exterior, cresceu em lar adventista, mas se afastou da igreja para seguir carreira no futebol profissional. Depois de enfrentar problemas pessoais e algumas lesões, ele decidiu deixar o esporte e voltou a praticar os ensinamentos aprendidos desde a infância. “Tenho certeza que com o meu testemunho eu posso motivar outras pessoas a retornarem aos caminhos do Senhor”, disse Leandro em um evento realizado no mês de novembro de 2016 na cidade de Cotia (SP).

Na mesma ocasião, o lateral Júnior, pentacampeão com a seleção brasileira, também deu seu testemunho. “Recebo estudos na minha casa há algum tempo e estou muito feliz com tudo isso”, afirmou o jogador, que tem irmãs adventistas e participa do Advento Gol e Missão.

Advogados, médicos, comerciantes, administradores, empresários, entre outros profissionais, que também são ex-atletas, compõem o time de evangelistas do projeto. “Não somente apreciadores do futebol, mas também outros interessados podem fazer parte desse time”, ressalta o pastor Cirilo.

LÓREN VIDAL é jornalista e atua como assessora de Comunicação na Associação Paulistana

Veja também

Nova identidade visual

Vídeo mostra como usar a marca da Igreja Adventista do Sétimo Dia.