Nos passos de Jesus

Programa Bíblia Fácil exibe nova temporada sobre os ensinos de Cristo. Produção gravada na Terra Santa será utilizada nos cultos evangelísticos nas igrejas
Foto: Ivo Mazzo

Numa parceria entre a Casa Publicadora Brasileira e a sede sul-­americana da igreja, com o apoio da Rede Novo Tempo de Comunicação, cinco profissionais foram enviados para Israel, Palestina e Egito, em novembro, com o objetivo de proporcionar para a audiência da emissora a experiência de conhecer os lugares em que Jesus viveu e exerceu seu ministério. A partir deste mês, as gravações serão exibidas no programa Bíblia Fácil, na TV e rádio Novo Tempo. A ideia é que, assim como no ano passado, o material seja usado nas igrejas, fazendo do culto evangelístico semanal uma extensão do programa.

“Temos percebido um afastamento do cristianismo atual dos reais ensinos de Cristo. Muitas pessoas se dizem cristãs, mas não sabem o que Ele ensinou sobre diversos temas”, justifica o pastor Arilton Oliveira a escolha da temática deste ano. Além disso, o apresentador do programa e gerente da Escola Bíblica da Novo Tempo acrescenta que a nova série vai possibilitar que a mensagem de Jesus seja estudada a partir dos lugares em que foi ensinada.

Seguindo o Mestre

Belém, Nazaré, Mar da Galileia, Monte das Bem-Aventuranças, Rio Jordão, Monte do Calvário, Mar Morto e Jardim do Getsêmani. Esses são apenas alguns dos cenários da nova temporada, que terá duas partes: a primeira, intitulada “Ensinos de Jesus”, será exibida no primeiro semestre; a segunda, “Maravilhoso Jesus”, ainda não tem previsão de estreia.

“Os ensinos de Jesus estavam ligados ao contexto imediato de quem os ouvia. Era um tempo diferente do nosso. Mas as verdades apresentadas por Cristo continuam tendo sentido hoje, porque são úteis para qualquer tempo e lugar”, explica o pastor Arilton. Para ele, a série pode despertar nos não religiosos o interesse pela mensagem de Jesus e, nos cristãos, reacender a paixão pelos ensinos do Mestre.

Da TV para a igreja

Pelo segundo ano consecutivo, os estudos apresentados no programa Bíblia Fácil vão servir de material evangelístico para centenas de igrejas adventistas. No ano passado, cada tema do livro Apocalipse, abordado semanalmente na televisão, foi apresentado, de maneira mais personalizada, aos domingos à noite, nos templos que aderiram à parceria com a emissora.

Em 2017, com a série “Ensinos de Jesus”, não será diferente. Nesta quinta-feira (20) estrearam os novos estudos na rádio Novo Tempo, às 10h. No sábado, 22 de abril, a versão televisiva da série vai ao ar pela primeira vez às 14h30. E no domingo, 23 de abril, à noite, igrejas adventistas por todo o Brasil darão início à série de sermões com o mesmo tema.

“Na TV, vamos responder às dúvidas de apenas dez convidados, enquanto nas igrejas um público bem maior poderá ser atendido de maneira específica”, compara Arilton, ressaltando o papel fundamental dos instrutores bíblicos locais. É essa equipe voluntária que terá à disposição materiais de apoio, como DVD com os programas, série de estudo bíblico impressa e os slides das palestras. Parte desses recursos estará disponível no site ensinosdejesus.com.br.

ANDRÉ LEITE é jornalista da TV Novo Tempo; IVO MAZZO é diretor do departamento de Comunicação da sede adventista para a região noroeste do Brasil

Veja também

O poder das palavras

Saiba como usá-las adequadamente para edificar os relacionamentos.