Vida impecável

É possível o cristão viver sem pecar?

Para responder a essa pergunta, é necessário saber que existem dois tipos de pecados: intencional e involuntário. O pecado intencional é deliberado, resultado da escolha consciente de contrariar a vontade de Deus e seguir os ditames da própria inclinação pecaminosa. Trata-se do pecado da rebelião, muito bem descrito no hebraico como o pecado “da mão levantada” (Nm 15:30). A ideia talvez seja a do braço levantado e pulso cerrado em atitude de total desafio e afronta a Deus. Em português, a tradução ficou assim: “A pessoa que fizer alguma coisa atrevidamente”.

Já o pecado involuntário, ou acidental, é aquele que resulta da fraqueza da nossa natureza pecaminosa, e não de uma vontade deliberada de se opor a Deus. Aqui entra a questão mais fundamental quanto ao pecado: todos nós temos uma natureza pecaminosa, descrita por Paulo como a habitação interior do pecado (Rm 7:14, 17, 18, 20, 21), ou como a “lei do pecado” que existe em nós (Rm 7:23, 25; 8:2). Essa natureza é inteiramente oposta a Deus (Rm 8:7; Gl 5:17). Hereditária (Rm 5:12, 19; Ef 2:3), é como se, no momento em que Adão pecou, sua corrente sanguínea se tornasse envenenada, e nós sofremos desse envenenamento de sangue desde o momento em que nascemos.

LEIA TAMBÉM: As faces do perfeccionismo

Outra característica da natureza pecaminosa é sua universalidade. Nenhum dos descendentes de Adão, excetuando-se Cristo (Rm 8:3; 1 Co 15:45-49), está isento dela, o que explica o fato de que todos, novamente à exceção de Cristo (Jo 8:46; Hb 4:15; 1Pe 2:22), “pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:23; cf. v. 10-12).

Essa natureza tem um caráter definitivo nesta vida. Paulo é claro ao afirmar que é somente por ocasião da segunda vinda de Cristo que os justos serão transformados, que a natureza pecaminosa será erradicada e o corpo finalmente redimido do cativeiro da corrupção (Rm 8:19-23; 1Co 15:20-23, 50-58).

Por ser tão contrária à vontade de Deus, a natureza pecaminosa impede perfeita obediência à lei divina. Talvez a passagem bíblica mais clara a esse respeito seja Romanos 7:14-25. Lendo-a com atenção, percebemos por que Paulo – ou o cristão convertido – é incapaz de satisfazer plenamente a justiça da lei. O tipo de pecado ali descrito não é o pecado intencional, mas o pecado que não queremos cometer e que acabamos cometendo por causa do pecado que habita em nós.

Outros textos bíblicos que falam do pecado involuntário são 1 João 5:17, 18 e 3:9. Sobre pecados intencionais, veja também Hebreus 10:26, 27 e 1 João 5:16, 17. Em 1 João 1:6-9, o apóstolo fala dos dois tipos de pecados, intencionais e involuntários.

Voltando à pergunta inicial, é possível viver sem pecado? A resposta é sim e não. Depende de qual pecado estamos falando. Se for do pecado intencional, a resposta é sim. Se for do pecado involuntário, a resposta é não. Pelo poder de Cristo, a pessoa pode ter sua vontade santificada ao ponto de que o pecado não mais será uma escolha, uma atitude deliberada de se opor à vontade de Deus, de se rebelar contra Ele.

Naturalmente, isso é um processo. Ninguém da noite para o dia será forte o bastante para nunca mais escolher pecar. É por isso que precisamos de arrependimento e confissão (1 Jo 1:9), bem como da intercessão de Cristo no santuário celestial (1 Jo 2:1). Porém, pela operação santificadora do Espírito Santo, podemos escolher não pecar mais, ou não permitir que nossa vontade nos leve a contrariar deliberadamente a vontade de Deus. Quando se encerrar o tempo de graça, os justos terão feito sua escolha definitiva ao lado de Deus e não vão mais mudá-la. O mesmo acontecerá com os ímpios: sua rejeição da oferta salvífica de Deus será definitiva e irrevogável (Ap 22:11).

Quanto aos pecados involuntários, que não são resultado da escolha, mas sim da natureza pecaminosa, a vitória completa só será obtida por ocasião da glorificação. Há poder em Jesus para sermos transformados, e santificação não é outra coisa senão o processo de regeneração do caráter operado pelo Espírito Santo, a transformação da natureza interior para que ela volte a refletir a imagem perfeita de Deus com a qual fomos criados (Rm 8:11). Tal transformação não se completa nesta vida, nem é inevitável. Mesmo que tenhamos nascidos de novo, ela pode ser comprometida por nossa negligência em manter comunhão com Deus e permitir que Ele continue operando em nós (Rm 6:12, 13; 8:13; 1Co 9:27; Gl 5:16).

Um dia, felizmente, o pecado será eliminado em todas as suas dimensões.

WILSON PAROSCHI, doutor em Teologia, com especialização em Novo Testamento, é professor no Unasp, campus Engenheiro Coelho (SP)

Envie sua pergunta para ra@cpb.com.br

(Texto publicado originalmente na edição de abril de 2016 da Revista Adventista)

Veja também

Igreja responde dúvidas sobre documento de conformidade

Diretrizes de como lidar com instituições que não estiverem em conformidade com a Igreja Adventista mundial foram aprovadas nesta semana em reunião administrativa nos EUA.