Bíblia em 3D

Aplicativo usa tecnologia para apresentar o plano da salvação aos nativos digitais
Além das narrativas audiovisuais interativas, a ferramenta permite que usuários se conectem com instrutores bíblicos

Na era dos nativos digitais, as adaptações são constantes e as mudanças na forma de se comunicar ocorrem o tempo todo. Tudo gira em torno do digital, do tecnológico e da velocidade. Cinco segundos é o tempo que geralmente se tem para fisgar a atenção dessas pessoas, seja numa propaganda, numa foto ou num vídeo. Se o conteúdo não atrai, é logo descartado. Nesse contexto, recursos como imagens em 3D ou 4D, trilha sonora e riqueza de detalhes fazem a diferença.

Foi com o objetivo de chamar a atenção desse público para as narrativas bíblicas que a igreja desenvolveu o aplicativo 18 Histórias. Disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, e com versões em português e espanhol, a ferramenta explica o plano da redenção em 18 episódios que retratam personagens clássicos como Abraão e Isaque, Davi e Golias.

O pastor Rafael Rossi, diretor executivo do projeto, afirma que os episódios sintetizam os principais fundamentos da fé cristã. “Foram escolhidas histórias que resumem as doutrinas bíblicas desde a criação até a futura recriação, ou seja, a volta de Jesus”, ele complementa.

A ideia de usar um aplicativo para dispositivos móveis como meio de apresentar o conteúdo bíblico aos jovens e adolescentes que costumam estar sempre conectados nasceu em 2015. “Começamos a pensar em estratégias que falassem a linguagem deles. Em meio a muitas propostas, o aplicativo foi visto como a ferramenta mais plausível para alcançar esse público”, conta o pastor Helder Roger, um dos co-criadores da ferramenta.

“É um jeito bem diferente de contar as histórias da Bíblia. É como se fosse a evolução daqueles livros ilustrados para crianças. Gostei bastante e acho que vai mudar minha maneira de ver a Palavra de Deus. E melhor: agora está no meu celular”, avalia o estudante Brunno Yamane, de 18 anos.

CONECTIVIDADE E INTERATIVIDADE

Pastor Rafael Rossi apresenta o programa Digital Week. Evento incentivou o uso do aplicativo. Foto: Elkeane Aragão

Além de permitir que o público tenha uma experiência interativa com as imagens, o aplicativo foi programado para conectar o usuário a um instrutor que tira as dúvidas a respeito das histórias. “Os instrutores serão, em maioria, jovens treinados para responder às perguntas e oferecer mais subsídio para o internauta”, o pastor Rossi explica. Os bate-papos não serão em tempo real. No entanto, a ideia é que as respostas sejam enviadas em um curto período de tempo.

A fim de incentivar o uso do aplicativo, a sede sul-americana da igreja promoveu a Digital Week 18 ­Histórias nos dias 19 e 22 de setembro. O programa foi dividido em três blocos diários. Os encontros começaram com um jogo interativo em que apresentadores faziam perguntas ao público. Em seguida, o personagem infantil Pedrito levou as crianças a meditar nas histórias. Para encerrar, quatro narrativas foram apresentadas pelo pastor Rafael Rossi.

“Cada bloco foi feito para atrair e atingir um grupo de usuários. Desta forma, procuramos alcançar adolescentes, jovens, crianças e familiares”, contou o diretor de estratégias digitais do evento, Carlos Magalhães. O profissional reconhece que, entre as inúmeras ofertas digitais, é grande o desafio de atrair o público. “Temos uma fração de tempo para oferecer algo que traga a pessoa para mais perto de Deus. Se isso tem sentido, ele gasta tempo ou se programa para ver depois. Se não tem, para de assistir ou de usar o que oferecemos”, conclui Magalhães.

ALINE DO VALLE é jornalista e trabalha na assessoria de comunicação da sede sul-americana da Igreja Adventista

(Matéria publicada originalmente na edição de outubro de 2017 da Revista Adventista)

Veja também

Wikipédia da igreja

Prevista para julho de 2020, Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia terá 10 mil verbetes. E você pode participar dela.