Conheça as 12 primeiras igrejas adventistas fundadas no Brasil

Igreja de Gaspar Alto, mo município de Gaspar (SC): a primeira congregação adventista estabelecida no país. Foto: acervo Edegar Link

Ainda pouco conhecida no Brasil, a pesquisa realizada pelo pastor Edegar Link durante o mestrado na Universidade Adventista de Friedensau (Alemanha) revelou novos detalhes sobre as primeiras congregações adventistas estabelecidas no país. A seguir, o pesquisador brasileiro lista as 12 igrejas pioneiras fundadas entre 1895 e 1898. Com exceção da segunda (de fala inglesa no início) e da última (de língua portuguesa), todas elas falavam alemão.

1. Gaspar Alto, Gaspar (SC). Foi organizada pelo pastor Frank H. Westphal em 15 de junho de 1895, após o batismo de 23 pessoas.

2. Rio de Janeiro (RJ). Foi organizada pelo pastor Huldreich F. Graf em 27 de outubro de 1895. Nela congregavam obreiros alemães e norte-americanos de origem alemã radicados no Brasil. Não foi fruto de evangelização.

3. Santa Maria de Jetibá (ES). Foi organizada pelo pastor Huldreich F. Graf em 14 de dezembro de 1895, após o batismo de 23 pessoas.

4. Joinville (SC). Foi organizada pelo pastor Huldreich F. Graf em abril de 1896, após a cerimônia batismal de 38 conversos da Igreja Apostólica Cristã Alemã de Julius Stangnowski.

5. São Jacinto, Teófilo Otoni (MG). Foi organizada pelo pastor Frederick W. Spies em outubro de 1896, após o batismo de 21 pessoas.

6. Curitiba (PR). Foi organizada pelo pastor Huldreich F. Graf em janeiro de 1897.

7. Alto Benedito Novo, Benedito Novo (SC). Foi organizada pelo pastor Huldreich F. Graf em julho de 1897, após o batismo de 30 pessoas.

8. Rio Claro (SP). Foi organizada pelo pastor Frederick W. Spies em outubro de 1897.

9. Ijuí (RS). Primeira igreja do Rio Grande do Sul, ela foi organizada pelo pastor Huldreich F. Graf em 27 de novembro de 1897, após o batismo de 26 pessoas e o recebimento de 13 por profissão de fé e três por transferência.

10. Linha Formosa, Santa Cruz do Sul (RS). Foi organizada pelo pastor Huldreich F. Graf em dezembro de 1897, após o batismo de dez pessoas e o recebimento de nove por profissão de fé. Surgiu a partir de uma pequena igreja batista alemã que se tornou adventista.

11. Santa Joana, Itarana (ES). Foi organizada pelo pastor Frederick W. Spies em janeiro de 1898, após o batismo de quatro pessoas.

12. Não-Me-Toque (RS). Foi fundada pelo pastor Huldreich F. Graf em 27 de outubro de 1898, após o batismo de 40 brasileiros e cinco alemães. A primeira igreja adventista do sétimo dia de língua portuguesa no país foi organizada com 48 membros.

VEJA IMAGENS ANTIGAS DE ALGUMAS IGREJAS ADVENTISTAS PIONEIRAS

Veja também

Raízes da nossa história

Saiba o que um pastor descobriu sobre a chegada do adventismo ao país pesquisando em …