Visita inédita

Pela primeira vez em mais de um século de adventismo em Portugal, igreja recebe a visita do líder máximo do país
Márcio Basso Gomes, da ANN
Pastor António Amorim (à esquerda), líder da igreja em Portugal, entrega edição histórica da Bíblia ao presidente do país. Foto: Reprodução / YouTube

A visita recente do presidente de Portugal a um templo adventista em Lisboa entrou para a história da igreja. Foi a primeira vez, em mais de um século de adventismo em solo português, que a maior autoridade do país esteve em uma igreja da denominação. Durante a passagem pela Igreja Adventista Central da cidade, Marcelo Rebelo de Souza ressaltou que a solidariedade e o estilo de vida em conformidade com os princípios bíblicos são duas marcas identitárias da Igreja Adventista no país de 10,5 milhões de habitantes.

A visita inédita aconteceu menos de três semanas após um convite feito por líderes adventistas em reunião no Palácio de Belém, residência oficial do presidente. Ao participar do culto no sábado de manhã, Rebelo de Sousa recebeu três presentes das mãos do líder geral dos adventistas do sétimo dia no país, pastor António Amorim: uma Bíblia na tradução João Ferreira de Almeida, impressa em 1809 e doada por uma família local; uma réplica em miniatura da fachada do edifício histórico da Igreja Adventista Central de Lisboa, e um cartão digital personalizado com um vídeo da história da denominação em terras portuguesas.

Além de destacar a atuação social dos adventistas, especialmente por meio da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, o presidente português ainda disse que o Estado compartilha de ideais semelhantes aos da Igreja Adventista no que se refere à promoção da paz, da liberdade e da tolerância.

A visita presidencial foi registrada pelo Hope Channel de Portugal e ganhou destaque no boletim da Adventist News Network (ANN), agência internacional de notícias da igreja. Assista ao vídeo:

Veja também

No berço histórico da igreja

Líderes de todo o mundo visitam lugares que marcaram o início do movimento adventista.