As mães são as melhores “escolas”

Mensagem de vídeo produzido em homenagem a elas enfatiza seu papel imprescindível na formação do caráter dos filhos

Um vídeo preparado neste ano pela rede educacional adventista em homem às mães traz uma mensagem interessante. Intitulado “Valores de mãe”, a produção enfatiza o fato de que elas são a melhor “escola”. De fato, uma mãe ensina seus “alunos” através de sua vida. No dia a dia, por meio de gestos, palavras, doces ou mesmo firmes, ela nos ensina como ser mais humanos, amorosos, profissionais e espirituais.

Ainda que ela não perceba e não o faça intencionalmente, seu amor se expande, vai além de seus braços, alcança o mundo, dá asas aos que um dia estiveram em seu ventre ou àqueles que se tornaram filhos pelo afeto e não pelo sangue.

O amor de mãe é provido de uma intenção que lhe é natural. Por isso, a melhor escola só pode vir de uma mãe, que não se limita aos conteúdos formais, que não vive apenas 4 ou 8 horas cuidando, pensando e se preocupando com o desenvolvimento daquele que lhe pertence como ser em formação. Ela o atende full time.

É na busca pela alegria de cada conquista do filho que ela se concentra e se realiza, enfrenta cada dor – seja sua, ou daquele que é parte de si – muitas vezes calada, e encontra forças de onde não tem, para sorrir e incentivar seu “aluno” na escalada rumo ao sucesso!

Ainda que não tenha formação acadêmica, a mãe consegue ser a melhor escola por formar para a vida. Seu coração é tão gigante, que ela não apenas carrega no colo, ela carrega o aluno, seu filho, pela vida toda no coração.

NÁDIA TEIXEIRA é mestre em Educação, especialista em Teologia e Psicopedagogia, atua como coordenadora pedagógica da Universidade Corporativa da educação adventista no Brasil

Assista ao vídeo

Veja também

Teste para a unidade

A igreja é uma família com espaço para diferenças de cultura e opinião, desde que não comprometam  a teologia, o estilo de vida e a missão.