Conteúdo sob demanda

Gerente de Web da Novo Tempo fala sobre plataforma de áudios e vídeos que vai ajudar a igreja a entender melhor seu público na internet
Crédito da foto: Andrei Coelho

Se em um HD de 1 terabyte é possível armazenar cerca de 40 filmes em alta definição ou 320 mil fotos em alta resolução ou ainda 16 mil horas de músicas, imagine um espaço que reunirá mais de 300 terabytes de conteúdo! Esse será o NT Play, novo portal da Rede Novo Tempo de Comunicação. Parte desse acervo já estará acessível no início de dezembro, data prevista para o lançamento da plataforma. Mas a ideia é que esse espaço seja mais do que um grande arquivo virtual. O desafio da equipe coordenada pelo publicitário Geyvison Ludugério, de 31 anos, foi desenvolver uma estrutura que ofereça conteúdo sob demanda, melhore a experiência de navegação do usuário e dialogue com suas necessidades. Nesta entrevista, o gerente de web da instituição fala sobre o conceito do novo portal e as tendências de consumo audiovisual.

Como o NT Play muda a comunicação da Novo Tempo na internet?

 Inicialmente, usamos a internet mais como um grande arquivo do que era produzido na TV e na rádio. Porém, nos últimos anos, começamos a criar conteúdos específicos para a web. O primeiro deles foi o NT Kids. Agora, estamos produzindo novos conteúdos audiovisuais exclusivos para a web. O NT Play será a marca que vai guiar a produção desses materiais.

Que mudanças têm ocorrido na forma de as pessoas consumirem conteúdos audiovisuais?

 As novas gerações estão cada vez mais conectadas pela internet, e a igreja precisa alcançar esse público. Faz parte da nossa missão entender as novas mídias e como as pessoas se comportam nelas. A nova onda de vídeos on demand é a forma como as pessoas estão consumindo conteúdo. Além de mais interatividade, elas querem ter acesso à informação por meio de dispositivos como os smartphones, em qualquer lugar e no horário que for conveniente. Tendo em vista esses novos hábitos, o NT Play vai proporcionar ao usuário uma experiência mais ampla ao estar nas redes sociais e numa plataforma on demand.

Qual será o futuro da mídia televisiva?

 Não creio que seja a morte da TV (ou de outras mídias tradicionais), mas a convergência, a interação e a imersão total na história a ser contada. Imagino a TV do futuro como um grande tablet com vários aplicativos e conexões.

De que maneira o NT Play vai permitir que a igreja conheça melhor o público com o qual está falando?

 A internet hoje permite que conheçamos os hábitos de consumo com base em dados. É o que chamamos de big data. Essa coleção de dados possibilita criar conteúdo específico para as pessoas. Desse modo, através da nova plataforma que será lançada, a igreja vai poder conhecer melhor quem consome seus conteúdos pela internet e atender suas necessidades.

Que impacto a Novo Tempo tem exercido na internet?

 As pessoas apreciam muito o que a Rede Novo Tempo divulga. Muitas delas, depois de assistirem a um programa na TV ou no rádio, procuram mais sobre aquele conteúdo na web. Os números evidenciam a influência que exercemos na internet. Nos últimos 12 meses, a Novo Tempo registrou 256 milhões de visualizações no YouTube, 36 milhões de acessos ao site, 2,5 milhões de downloads de apps e jogos para celular e mais de 11 milhões de seguidores no Facebook. Tudo isso de maneira orgânica. A Novo Tempo hoje faz parte do dia a dia das pessoas e elas podem nos encontrar de diversas formas.

Veja também

Prêmio da educação

Projetos diferenciados desenvolvidos por professores da rede adventista são premiados.

  • Incrível. Não vejo a hora! Parabéns, Geyvison, pela iniciativa!