Roteiro histórico

Novo documentário mostra como a igreja se estabeleceu no Reino Unido
Crédito da imagem: Divulgação

Você conhece bem a história de como a Igreja Adventista começou em seu país? Confesso que, mesmo depois de passar seis anos no seminário, me preparando para exercer o ministério, nunca me aprofundei nos detalhes sobre como a igreja se estabeleceu no lugar em que eu nasci, cresci e fui pastoreado nos últimos 25 anos.

Tive o interesse despertado ao ler uma antiga revista centenária da British Union Conference, intitulada Messenger, que celebrava “Um século de adventismo nas ilhas britânicas”. Isso me levou a uma pesquisa profunda na internet e nos arquivos adventistas. A partir dessa busca, me deparei com uma riqueza de documentos, artigos, fotos e informações sobre os primórdios da igreja na região. É uma história incrível.

Pensamos que o evangelismo é difícil hoje, mas, na minha opinião, não se compara ao que foi para alguns grupos de trabalhadores fiéis a Deus que começaram uma denominação inteiramente nova em um país que havia mergulhado no anglicanismo e oferecia forte resistência aos estrangeiros. Ler sobre sua perseverança, fidelidade e tenacidade em meio às mais desafiadoras circunstâncias me fez perceber que essa história precisa ser ouvida e vista.

O que esses pioneiros fizeram para avançar e espalhar a mensagem adventista nessas ilhas, tendo que enfrentar tantas barreiras? Que desafios eles encontraram pelo caminho? Quais foram os erros que, em última análise, levaram a lições valiosas que os inspiraram a continuar e, finalmente, ver os primeiros conversos após anos de trabalho árduo?

Não foi fácil para eles enfrentar restrições financeiras e introduzir uma nova mensagem sobre o sábado. Portanto, temos muito que aprender com os pioneiros do adventismo.

A Story of Perseverance (Uma História de Perseverança), documentário produzido pelo Departamento de Mídia da British Union Conference, procura destacar sua história através de uma série de eventos e fornecer lições valiosas para os líderes e membros da igreja sobre as atitudes que devemos ter em relação ao evangelismo, aos serviços religiosos e ao trabalho na comunidade local.

RICHARD DALY é pastor e atua como diretor de Comunicação da British Union Conference, uma das sedes administrativas da igreja no território britânico (tradução, Mateus Teixeira)

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO (EM INGLÊS)

Veja também

Menos é mais

Apesar da pressão da sociedade consumista atual, o que possuímos não deve nos possuir nem nos definir.