Educação para todos

Campanha da ADRA Internacional busca um milhão de assinaturas até 2020 com o objetivo de chamar a atenção de líderes mundiais para o número de crianças fora da escola  
Jonathan Duffy, diretor da ADRA Internacional, apresentou a campanha aos participantes do GAiN (Global Adventist Internet Network), realizado em Sweimeh, na Jordânia, nos dias 22 de fevereiro a 1° de março. Foto: ADRA Internacional

A ADRA não atua somente em contextos de grandes catástrofes. Ela também exerce um papel importante no desenvolvimento de projetos e campanhas em favor de grupos mais vulneráveis. Um dos problemas que a agência humanitária adventista quer ajudar a combater nos próximos anos é a falta de acesso à educação. Fatores como a exploração do trabalho infantil e a pobreza têm contribuído para que muitas crianças cresçam sem perspectiva de um futuro melhor.

Segundo dados levantados pelo Instituto de Estatística da Unesco em 2018, cerca de 263 milhões de crianças continuam fora da escola no mundo todo. Isso significa que uma em cada cinco com até 17 anos não frequenta uma instituição de ensino. O levantamento constatou que, na última década, as políticas para reverter a exclusão do ensino formal estagnaram.

Sensível a essa realidade, a campanha da ADRA tem o objetivo de apelar aos líderes mundiais e reforçar que a educação é um direito de todos, independentemente de raça, idade, nacionalidade, sexo, religião ou origem.

“Toda criança é um filho de Deus – precioso, único e cheio de um potencial incrível”, disse Jonathan Duffy, diretor da ADRA Internacional durante um evento na Jordânia. Para ele, a pobreza, os casamentos precoces, a desigualdade, a deficiência e outros fatores estão mantendo um número inaceitável de crianças fora da escola. “É por isso que estamos pedindo investimentos maiores em educação global e maior acesso à educação de qualidade para todas as crianças. A educação deve ser prioridade!”, Duffy completou.

Por isso, a organização buscará um milhão de assinaturas até 2020, tendo como apoio a Igreja Adventista e outros 131 escritórios da ADRA espalhados pelo mundo. “A campanha intitulada ‘Cada criança. Em toda parte. Na escola.’ Tem por base a longa tradição da Igreja Adventista de responder às necessidades de todos os seres humanos, buscando o bem-estar das crianças e a integridade das famílias. É um chamado à ação para todos os apoiadores desse movimento colocarem em prática esses princípios que são verdadeiros”, finalizou Duffy. Para assinar a petição, clique aqui. [Equipe da ADRA Internacional e da Adventist Review / Com reportagem de Mateus Teixeira]

Veja também

Oito décadas de Vida e Saúde

Conheça a história de pioneirismo e a filosofia da revista que tem promovido o estilo de vida adventista há várias gerações.

  • Denise Schallenberger

    Onde assino o abaixo- assinado da matéria “Educação para todos”?