Missão urbana

Evento realizado na capital paulista discute estratégias para a evangelização das cidades
VANESSA MORAES
Quarta edição do evento atraiu grupos de pastores e outros interessados no tema de várias regiões do Brasil. Foto: Associação Paulista Leste

Considerado o maior evento de missão urbana do Brasil, o 4º Compassion reuniu mais de 500 pessoas nos dias 30 de maio a 2 de junho na capital paulista. A iniciativa tem contribuído para pensar estratégias e divulgar projetos e ministérios relevantes para o contexto das cidades.

“As cidades concentram desafios e temos que nos reinventar para alcançar essas pessoas”, afirmou o pastor Erton Köhler, líder da igreja no continente e um dos palestrantes.

Segundo o pastor Jair Miranda, coordenador do programa, foi justamente para atender a essa necessidade urgente da igreja que foi criado o Compassion. “Precisamos alcançar as grandes fortalezas de concreto e todos os espaços urbanos. Para isso, temos que desenvolver novos métodos para chegar aos corações das pessoas”, afirma o idealizador do projeto.

Estrutura

O programa foi dividido em duas partes. A primeira, que aconteceu na recém-inaugurada Igreja Adventista do Tatuapé, foi voltada apenas para pastores e reuniu caravanas de diversas regiões do Brasil. Já a segunda envolveu um grupo maior de interessados no tema e foi realizada no Colégio Adventista da Vila Matilde.

No total, 34 palestrantes nacionais e estrangeiros passaram pelo palco do Compassion. Entre eles, o pastor Artur Stele, vice-presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Johnny Wong, um dos líderes da Gateway Adventist Centre, em Melbourne (Austrália), Elias Brasil, diretor do Instituto de Pesquisa Bíblica (BRI, na sigla em inglês) e os editores da CPB Michelson Borges e Wendel Lima, que em sua dissertação de mestrado em Ciências da Religião está pesquisando a tensão histórica campo-cidade no adventismo.

Segundo o pastor Aguinaldo Guimarães, presidente da Associação Paulista Leste, sede adventista para as regiões leste e norte da capital paulista, o envolvimento de autoridades eclesiásticas foi importante para a realização do Compassion. “A presença dos líderes da igreja mostra a relevância de eventos como este, que visam reciclar e despertar a criatividade para novas metodologias a fim de alcançarmos o mundo urbano”, menciona.

Entre 18 opções de oficinas, cada pessoa pôde escolher duas no momento da inscrição. Foram ministrados temas como Estratégias para a Conquista das Novas Gerações Urbanas, Abertura de Centros de Influência, Métodos de Interação com Pessoas da Alta Sociedade, entre outros.

O Compassion Brasil se baseia em nove linhas de treinamento. São elas: Plantio de Igrejas, Novas gerações, Discipulado Urbano, Estratégias para a Missão Urbana, Mobilização de membros, Ações de Compaixão, Contextualização, Evangelização Urbana e Missiologia.

Danilo Lopes atua como pastor distrital em Marabá (PA) e participou pela primeira vez do evento. Ele afirma que voltou motivado a levar conhecimento às igrejas que dirige, a fim de realizar um trabalho evangelístico mais assertivo na cidade que tem cerca de 270 mil habitantes. “Eu venho de um contexto onde a cidade tem características parecidas com as cidades grandes e precisamos descobrir métodos de alcançar essas pessoas que vivem com uma visão pós-moderna. Nós podemos fazer mais se buscarmos comunhão com Deus. E cada um de nós pode usar os dons e talentos para levar a mensagem de Cristo às pessoas”, conclui Lopes.

VANESSA MORAES é assessora de comunicação da sede da igreja para as regiões leste e norte da capital paulista

Veja também

Pai que ama brinca

Além de um privilégio, divertir-se com os filhos é um dever da paternidade.

  • Suzanne Jacobs

    Aleluia! Que artigos como este se multipliquem. Que a mobilização e os eventos em prol da obra missionária urbana não cessem. Que o Espírito Santo endosse e inspire as boas práticas – as de cuidar e guardar, recebidas no Éden, até as de ir e resgatar, aprendidas pela cruz – nos ampliando a criatividade e o empenho. Tudo podemos com Cristo, quando em Seu mesmo caminho, foco e paixão.

  • krieger

    este evento conseguiu alcançar para as estratégias para a evangelização das cidades.