Na porta do templo

Dicas para receber e discipular pessoas que procuram nossas igrejas por influência da Rede Novo Tempo de Comunicação
WENDEL LIMA
Ilustração: Lívia Hayde

Nem o mais otimista adventista que acompanhou as últimas décadas do crescimento da igreja no Brasil imaginaria que hoje teríamos à disposição da pregação do evangelho uma TV que alcança 180 milhões de telespectadores, 17 emissoras de rádio que chegam aos milhares de ouvintes e canais na web que interagem com 10 milhões de usuários. Somente a Escola Bíblica conta com 800 mil alunos. Diante desse potencial evangelístico da Rede Novo Tempo de Comunicação, estratégias precisam ser elaboradas para tornar mais efetivos a recepção e o acompanhamento dos interessados que batem à porta dos templos. As dicas abaixo estão numa cartilha disponível no site downloads.adventistas.org.

COMO RECEBER

1. Providencie o logotipo da Novo Tempo para a fachada do templo e tenha o ministério da recepção funcionando em todos os programas da igreja.

2. Explique para o visitante os objetivos e a dinâmica do culto que está ocorrendo e como ele pode participar do programa. Sente-se ao lado dele durante o culto.

3. Mostre interesse pelo visitante, mas sem ser incoveniente. Anote os dados dele e ofereça os seus para um contato posterior.

COMO INTEGRAR

1. Incentive uma dupla missionária ou pequeno grupo para integrar esse visitante na vivência comunitária da igreja.

2. Descubra suas necessidades e interesses e veja como a igreja pode ajudá-lo (orientação de saúde e familiar, atividades para os filhos, estudos bíblicos, etc.).

3. Convide o visitante para que participe de uma classe bíblica e, caso ele seja batizado, envolva o novo membro no “ciclo do discipulado” e em algum ministério.

COMO ALCANÇAR

1. Por meio do seu pastor, tenha acesso à lista de alunos da Escola Bíblica (ebdistrital@novotempo.com). Filtre os dados que são da sua região e planeje o contato com essas pessoas.

2. Crie um “espaço Novo Tempo” customizado nas dependências da igreja. E ofereça ali estudos bíblicos e serviços que possam atrair esse público.

3. Organize um grupo virtual de oração por essas pessoas. Grave e divulgue testemunhos delas em vídeo. Realize programas especiais fora do templo e ao longo do ano para estabelecer contatos com outros interessados. 

Fonte: A Igreja e a Novo Tempo: Amigos que Encontram Amigos (DSA, 2016)

WENDEL LIMA é editor associado da Revista Adventista

(Este texto foi publicado originalmente na edição de janeiro de 2017 da Revista Adventista)

LEIA TAMBÉM

Um novo tempo

Veja também

Onda de desemprego

Saiba o que fazer se você estiver entre os 12 milhões de brasileiros que perderam o trabalho.