Concílio sul-americano

Principal reunião administrativa da igreja no continente começa nesta sexta-feira

Vanessa Arba, do Portal Adventista

Foto: Loabim Vieira

A cada ano, líderes da igreja no continente se reúnem na sede sul-americana da denominação, em Brasília (DF), para votar projetos, discutir temas de interesse dos adventistas e nomear pessoas para algumas funções. A principal reunião administrativa da sede sul-americana começa nesta sexta-feira (8) e receberá 184 participantes de oito países. Fique por dentro do que eles vão tratar e de como funciona o Concílio Anual, que se estenderá até a próxima terça-feira (12).

O que é o Concílio Anual?

É a principal reunião administrativa da Divisão Sul-Americana. Nela são discutidos assuntos do cotidiano da igreja, votados projetos e posicionamentos oficiais frente a determinados temas e escolhidos novos líderes para as diversas instâncias da organização. Todas as decisões são alinhadas com a missão dos adventistas de pregar o evangelho.

Quem participa da reunião?

Todos os líderes das Uniões (escritórios regionais da Igreja Adventista) e instituições vinculadas à Divisão Sul-Americana. Também a própria liderança que atua no escritório da DSA, além de representantes da Associação Geral (sede administrativa mundial, localizada em Silver Spring, Maryland, EUA), pastores distritais e membros convidados.

Os membros também podem participar?

Alguns momentos da programação serão transmitidos pela internet para que todos tenham acesso. Contudo, as discussões e votos são restritos aos delegados e participantes convidados, que representam os membros em suas respectivas regiões.

Qual será a ênfase deste ano?

O tema do evento é “Colhendo os frutos”, e refere-se aos resultados do trabalho evangelístico que a igreja desenvolve como sua principal missão.

Qual é a diferença entre o Concílio Anual e a Comissão Diretiva?

A Comissão Diretiva, que ocorre no mês de maio, é menor, pois não tem a presença de pastores distritais e membros das igrejas locais. Quanto ao teor das reuniões, as pautas do primeiro semestre são, em geral, mais específicas e menos abrangentes. Já os temas que estão mais diretamente relacionados à estrutura e à teologia da Igreja Adventista são abordados no Concílio Anual, justamente por haver uma maior representação de grupos para as discussões.

Que reflexos as decisões tomadas no Concílio têm na igreja local?

O dia a dia das igrejas segue justamente as estratégias traçadas durante essas reuniões. Projetos que os membros realizam e materiais que utilizam, como 10 Dias de Oração, Impacto Esperança, Semana Santa, Provai e Vede, etc., são pensados nessa instância administrativa. Muitas ideias nascem nas igrejas locais, mas é necessário que elas sejam discutidas, alinhadas à teologia adventista e tenham sua metodologia e aplicações bem definidas para que sejam apresentadas como projetos oficiais da denominação.

Como é possível acompanhar o Concílio?

No portal noticias.adventistas.org e no app Notícias Adventistas o internauta poderá acessar as matérias que detalharão as discussões e votos ao longo do Concílio. Além disso, transmissões ao vivo e boletins diários em vídeo estarão disponíveis nas redes sociais:

Facebook: adv.st/facebook-iasd

Instagram:  adv.st/instagram-iasd

Twitter: adv.st/twitter-iasd

Youtube: adv.st/youtube-iasd

(Publicada originalmente no site noticias.adventistas.org)

Veja também

Firme na Rocha

Internato carioca completa 80 anos procurando manter vivo o elo entre a fé e o ensino.