O pão nosso de cada dia

Saiba o que você vai encontrar nos devocionais de 2020 e conheça as novidades para os pré-adolescentes e jovens
Neila Oliveira, Vinícius Mendes e Wellington Barbosa

Uma conversa com um amigo, uma palavra de ânimo, esperança genuína para o coração. Certamente essas coisas fazem bem a qualquer pessoa, especialmente em dias tão turbulentos quanto os nossos. Essa é a experiência que o leitor provavelmente terá ao ler a Meditação Diária de 2020. De Coração a Coração foi escrita por Zinaldo Santos, pastor aposentado que trabalhou como líder de igrejas locais, evangelista e que por 23 anos foi editor da revista Ministério na CPB.

O devocional é caracterizado por um estilo bastante intimista, que leva o leitor a imaginar uma conversa “olho no olho” com o autor, como se estivesse recebendo uma visita pastoral em casa. Com um tom positivo e motivador, o leitor é convidado a se apropriar das virtudes que o Senhor promete àqueles que se deixam ser conduzidos pelo Espírito. Para esses, os desafios do cotidiano serão apenas o palco no qual o poder de Deus se revelará de modo gracioso até que Sua glória seja vista em toda a Terra.

Por sua vez, a meditação das mulheres traz como novidade para o próximo ano mensagens escritas por dezenas de autoras brasileiras. Surpresas do Céu, assim como os devocionais femininos anteriores, tem como característica principal o compartilhamento de experiências edificadoras, de mulheres para mulheres. O produto é um projeto das sedes mundial e sul-americana da Igreja Adventista que, além de promover a nutrição espiritual das adventistas, se propõe a financiar o estudo de jovens carentes. Ao longo de mais de 20 anos, a iniciativa já ofereceu 2,2 mil bolsas para mulheres em 127 países.

As duas novidades para 2020 têm que ver com as novas gerações. A antiga Inspiração Juvenil foi reformulada para Devocional Teen. Sueli Oliveira, Ariane ­Oliveira e Anne Lizie Hirle, editoras da área infantojuvenil da CPB, assinam a obra Quem é Deus?. O projeto é inovador e pensado especialmente para os ­pré-adolescentes. Por isso, o produto tem capa dura, encadernado em espiral, com cartela de adesivos e espaço para o leitor escrever suas impressões, como se fosse um diário. A ideia é refletir sobre o caráter e a personalidade de Deus, como Alguém bondoso, fiel, amigo, perdoador, paciente, santo, justo e verdadeiro.

E finalmente os jovens também terão um material específico, preenchendo uma lacuna no catálogo da editora. O material de estreia tem como título Inegociável e vai tratar de 52 valores que o jovem cristão precisa desenvolver. Temas como compromisso, firmeza de caráter, sabedoria e propósito são explorados com base no texto bíblico pelo pastor José Raimundo Venefrides. Conhecido por muitos como o “pastor Venê”, ele escreve com base em sua experiência de quase 30 anos de ministério para os jovens.

NEILA OLIVEIRAVINÍCIUS MENDES e WELLINGTON BARBOSA são editores de livros na CPB

SAIBA +
Devocional infantil

Com texto da educadora Selma Carvalho Fonseca e ilustrações do artista Thiago Lobo, Crescendo com Jesus é o devocional infantil para 2020. A partir da expectativa das crianças de se tornarem grandes rapidamente, o material reflete sobre o crescimento integral que os pequenos podem conseguir com e como Jesus. Elas vão aprender por que Cristo era amigo de Deus, sabia muitas coisas e muita gente gostava Dele.

(Resenha publicada na seção Estante da edição de novembro de 2019 da Revista Adventista)

Veja também

Liberdade de culto

Decisão da Corte Constitucional da Rússia é favorável ao direito de realizar serviços religiosos nas residências.