Acervo virtual

Plataforma on-line permite que usuários pesquisem e baixem gratuitamente exemplares da Lição da Escola Sabatina dos últimos 20 anos

Márcio Tonetti

A Casa Publicadora Brasileira apresentou uma nova ferramenta de interesse dos pesquisadores e membros da igreja: o acervo virtual da Lição da Escola Sabatina. O site reúne exemplares das últimas duas décadas, totalizando 92 edições, 15.893 páginas e 7.060.931 palavras indexadas. Além da ferramenta de busca, o internauta pode baixar os exemplares que desejar em PDF.

De acordo com Gilvan Camargo, gerente de Tecnologia da Informação na editora, o projeto prevê a digitalização de todo o acervo impresso publicado no Brasil, desde o ano de 1906, quando a Lição da Escola Sabatina era impressa como encarte da Revista Mensal, precursora da Revista Adventista.

André Oliveira Santos, editor da versão em português do guia de estudos, ressalta que a iniciativa coloca à disposição dos estudantes da Lição da Escola Sabatina e da igreja em geral décadas de pesquisa bíblica e interpretações equilibradas das Escrituras.

“Para os pesquisadores da Bíblia, o acervo oferece a oportunidade de estudar as doutrinas e temas bíblicos sob diferentes ângulos e perceber o refinamento teológico da igreja ao longo do tempo. E para os alunos e professores das classes da Escola Sabatina, que utilizam o guia trimestral, o acervo é um recurso a mais para facilitar a compreensão dos temas estudados a cada trimestre”, ele completa.

Na mesma plataforma, também está disponível gratuitamente o acervo virtual da Revista Adventista, incluindo os encartes dos dois primeiros anos da Lição da Escola Sabatina. Além de navegar por 114 anos de história da RA, o internauta também encontra edições de 1997 a 2019 da Vida e Saúde.

“Ao longo do tempo, esses periódicos têm contribuído efetivamente para a formação intelectual e o crescimento espiritual dos nossos leitores”, pontua o pastor Marcos De Benedicto, editor-chefe da CPB. “Agora, a editora presta mais um grande serviço ao disponibilizar esse rico acervo para todos em uma plataforma bastante amigável”, completa.

MÁRCIO TONETTI é jornalista e editor associado da Revista Adventista

Veja também

Balanço da pandemia

Líder fala sobre os reflexos da crise sanitária no adventismo sul-americano.