Do-lado-de-fora-do-Alamodome-creditos-da-imagem-David-B.-Sherwin

Do lado de fora do Alamodome

Com uma agenda social e missionária cheia, os adventistas que foram para San Antonio a fim de servir à cidade deixaram uma boa impressão no Texas

Corrida de 5 km organizada pela igreja no centro de San Antonio atraiu 2,5 mil participantes e foi precedida por uma feira de saúde comunitária. Créditos da imagem: David B. Sherwin

Corrida de 5 km organizada pela igreja no centro de San Antonio atraiu 2,5 mil participantes e foi precedida por uma feira de saúde comunitária. Créditos da imagem: David B. Sherwin

Quando batismos foram realizados na noite da primeira sexta-feira da assembleia mundial, 3 de julho, em San Antonio (Texas), ficou claro que aquela reunião não era apenas administrativa. Nem poderia. A oportunidade única de reunir milhares de adventistas do mundo todo teria que ser aproveitada como testemunho para a cidade que recebeu o evento. E foi.

Na metrópole de 1,4 milhão de habitantes vivem apenas 3,5 mil membros da igreja, e frequentes mesmo só 2,5 mil. Por isso, para mudar esse quadro, as igrejas locais se envolveram, com um ano de antecedência, em feiras de saúde e séries de evangelismo público. Apesar das fortes chuvas que castigaram a região em maio e junho, centenas de pessoas acompanharam as mensagens de evangelistas conhecidos, como Mark Finley e Alejandro Bullón.

A estimativa é de que 700 pessoas sejam batizadas até o fim de agosto, o que representaria um crescimento de 20% do número de adventistas na cidade. Entusiasta pelo evangelismo público, o pastor Ted Wilson, líder mundial da igreja, disse que a abordagem utilizada em San Antonio pode ser aplicada em qualquer lugar. Wilson também pregou sobre o Apocalipse numa série noturna.

CORRIDA

No domingo, 5 de julho, por volta das 6 horas da manhã, foi dada a largada da corrida promovida pela Igreja Adventista no centro de San Antonio. O desafio de completar o percurso de 5 km atraiu 2,5 mil participantes. Pouco depois de 19 minutos de competição, Elpidio Sanches Rocha, da Cidade do México, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Elpidio, que se preparou durante três meses para a prova, disse que para ele o cuidado com a saúde é prioridade e uma forma de testemunho.

Segundo a coordenadora do evento, Kátia Reinert, a corrida foi planejada como um alerta para a população de San Antonio. “Antes da prova, promovemos uma feira de saúde e, com a corrida, mostramos a importância da atividade física”, ressaltou a enfermeira brasileira, eleita na assembleia mundial como diretora associada do departamento de saúde da Associação Geral.

IMPACTO SAN ANTONIO

Com o objetivo de mentorear jovens que desejam testemunhar em suas comunidades, líderes do ministério jovem da sede mundial e norte-americana da igreja se uniram para realizar o programa Impacto San Antonio. A iniciativa envolveu 500 jovens de várias partes do mundo. A proposta foi ensiná-los a liderar movimentos semelhantes nas suas cidades de origem. Eles realizaram 14 projetos comunitários e participaram de 12 sessões de mentoreamento com pastores e voluntários que atuaram em Nova York na edição-piloto do “Um Ano em Missão”. Considerando os dois sábados da assembleia, 4 e 11 de julho, mais de 5 mil pessoas se envolveram na mobilização nas ruas.

NA ENTRADA E SAÍDA

Recebidos com cortesia por 200 “embaixadores” no aeroporto local, os 65 mil adventistas que passaram quase duas semanas em San Antonio deixaram 40,5 milhões de dólares e uma boa impressão, mesmo quando se deslocaram em multidões para o ginásio Alamodome. Funcionários das companhias aéreas elogiaram a postura do grupo diante das filas enormes que se formaram na volta para casa. No encerramento da assembleia, no dia 11, o pastor Ted Wilson expressou gratidão à prefeita de San Antonio pela hospitalidade da cidade. “Os nossos cidadãos aqui foram tocados por vocês e continuamos gratos pelo seu serviço”, retribuiu Ivy Taylor, fazendo referência também à mega feira de saúde organizada pela igreja no Alamodome em abril.

WENDEL LIMA é editor associado da Revista Adventista (com colaboração de Eber Pola, Evan Knott, Kimberly Maran e Wilona Karimabadi)

Wendel Lima View more

Wendel Lima
É editor associado da Revista Adventista