Igreja aprova a inclusão oficial de 35 sedes administrativas

Novos escritórios mostram crescimento adventista especialmente na África

Igreja aprova a inclusao oficial de 35 sedes administrativas-foto 1

Das 35 novas sedes aprovadas, 22 estão na África, 11 na América Latina, uma na Europa e outra no Oriente Médio. Créditos da imagem: Leônidas Guedes

Entre as várias atribuições de uma assembleia mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia está o recebimento oficial de novas sedes no corpo administrativo da denominação. Como um dos primeiros itens da agenda da reunião que ocorre em San Antonio, no Texas (EUA), os 2.566 delegados votaram nesta manhã, dia 2, a inclusão oficial de 35 uniões ao organograma da igreja (clique aqui e saiba como funciona a igreja).

De acordo com o secretário da sede mundial adventista, pastor G. T. Ng, os dois critérios principais para a criação de uma união são a necessidade de uma nova estrutura administrativa em determinada região e a viabilidade financeira. Das 35 novas sedes aprovadas, 22 estão na África, 11 na América Latina, uma na Europa e outra no Oriente Médio.

O continente africano, onde vivem 35% dos adventistas, continua mostrando um crescimento significativo, ainda que das 22 novas sedes da região, 15 tenham o status de união-missão, ou seja, dependam de subsídios dos níveis administrativos superiores.

O voto tomado hoje cumpre uma formalidade exigida pelo regulamento da igreja, tendo em vista que essas sedes já estão em atividade e foram formadas a partir de um estudo prévio e supervisionado pelas instâncias superiores da denominação. A igreja tem hoje 132 uniões ao redor do mundo. Na assembleia de 2010, foram incluídas 22 uniões, o mesmo número de 2005, que é bem superior ao de 2000, quando foram incorporados nove escritórios administrativos.

Uma das sedes recebidas nesta manhã foi a União Leste Brasileira, que coordenada as igrejas dos Estados da Bahia e Sergipe e tem escritório em Lauro de Freitas (BA). A sede é presidida pelo pastor Geovani Queiroz e atende, somente na Bahia, mais de 165 mil adventistas.

Igreja aprova a inclusao oficial de 35 sedes administrativas-foto 2-creditos Leonidas GuedesA primeira sessão da assembleia de San Antonio foi dedicada para um sermão devocional, cânticos, oração e votos. Ainda de manhã, o pastor Ted Wilson pediu que o grupo intercedesse pelo pastor Alberto Gulfan Jr., presidente da Divisão do Pacífico Sul-Asiático, que não pôde comparecer à assembleia por estar doente há meses. O líder mundial também falou da alegria de a reunião contar com os 80 chineses que formam a primeira delegação do país a participar de uma assembleia mundial da igreja. Subiram também ao palco no ginásio Alamodome, líderes da Igreja Adventista na Hungria e de um grupo dissidente que há 40 anos estava separado da denominação. A reconciliação histórica ocorreu em abril (leia mais aqui).

As reuniões em San Antonio vão até o dia 11 de julho. E você acompanha tudo por aqui no site da Revista Adventista. [Wendel Lima, equipe RA]

Wendel Lima View more

Wendel Lima
É editor associado da Revista Adventista