Iluminando o caminho para a salvação

Relatório apresentado por Raafat Kamal, presidente reeleito da Divisão Transeuropeia, no dia 9, ressalta crescimento das escolas e investimento no evangelismo na web e através de ações de saúde

relatório da Divisão Transeuropeia- foto 1

“Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o seu nome é exaltado” (Is 12:4, NVI).

A Divisão Transeuropeia (Trans-European Division — TED) agradece a Deus por sua condução em nossa missão às cidades, vilas, vizinhos, amigos e famílias ao longo dos últimos cinco anos.

Embora seja a menor Divisão da igreja em número de membros, nossa Divisão conta com uma rica diversidade cultural e linguística, sendo formada por 22 países. No início do quinquênio, a redistribuição do território resultou na transferência de 38% de nossas instituições, 40% de nossos alunos e 32.736 membros para a União Norte-Africana Oriente Médio e outras Divisões.

Evangelismo e cuidado

Seguindo a ordem de Jesus de “ir e fazer discípulos”, os membros de nossas 1.162 igrejas e de nossos 176 grupos, juntamente com seus 529 pastores e líderes, compartilham ativamente o amor de Deus com suas comunidades. Temos experimentado as bênçãos de Deus de diversas formas, não só em crescimento numérico: nossos 6,6% de crescimento geral são um reflexo do ganho percentual de 16,97% de batismos e profissões de fé.

Cuidar dos que estão dentro é tão importante quanto alcançar os de fora. Nesse sentido, o projeto “Pegadas” de discipulado infantil é um modelo bíblico que dá forte apoio ao éthos familiar, incentivando os pais a discipularem seus filhos de maneira eficaz. Ele é complementado pelo programa “Messy Church” [Igreja bagunçada], extremamente popular no contexto europeu.

Esse programa de artes, cânticos e histórias bíblicas, seguido por uma refeição para socialização, costuma acontecer no sábado à tarde e oferece às famílias da comunidade local a oportunidade de conhecer famílias da igreja. Ele tem se mostrado uma ferramenta de evangelismo e construção de pontes em muitas igrejas. O entusiasmo em torno desse programa é contagiante e muitas outras igrejas estão se preparando para se envolver nele.

Educação

A educação é importante tanto para o crescimento pessoal quanto para o evangelismo e, neste quinquênio, a Divisão investiu quase 2 milhões de dólares (além de outras verbas) em patrocínios e bolsas de estudo. Em um dos países, nossa instituição educacional descobriu um nicho no mercado ao acrescentar uma matéria sobre conhecimento bíblico e valores cristãos, que levou ao impressionante aumento de 8% nas matrículas.

As escolas da Divisão relataram 912 batismos entre 2009 e 2013. Embora toda a glória seja dada a Deus pela colheita desses jovens, também reconhecemos nossa dívida de gratidão aos nossos 808 professores, que inspiram seus alunos em nossos colégios. As instituições adventistas estão despertando o interesse e as aspirações espirituais de nossos estudantes, mostrando-lhes realidades eternas. A Divisão conta com 5.314 estudantes matriculados em 68 escolas.

A faculdade da Divisão, Newbold College of Higher Education [Colégio Newbold de Educação Superior] aumentou em 33% o número de alunos este ano, após uma recessão desafiadora. Por meio de seu novo Centro de Liderança Cristã, o Newbold oferece cursos de curta duração que capacitam membros e pastores a atualizar ou adquirir habilidades em missão, evangelismo, ministério e liderança espiritual. Os jovens podem cursar um ano pré ou pós-universitário no Newbold. Nesse período, aprendem mais sobre si mesmos, o propósito da vida, como partilhar a fé e se envolver em atividades e viagens missionárias, além de um projeto de evangelismo. O diploma em Saúde e Bem-Estar (equivalente ao tecnólogo em saúde da Universidade Andrews) capacita pessoas com interesse em alimentação, nutrição, bem-estar e preparo físico para servir dentro da igreja local e na comunidade mais ampla.

Reuniões de foco estratégico proporcionam um encontro entre líderes da Divisão e da igreja mundial. Crédito: TED

Reuniões de foco estratégico proporcionam um encontro entre líderes da Divisão e da igreja mundial. Crédito: TED

Adolescentes e jovens

Dentro da Divisão, o programa CORE, Igreja de Refúgio, é um projeto contínuo voltado para a conservação dos jovens e o resgate dos membros afastados. Outra forma de conservar os jovens é o Instituto de Revezamento de Evangelismo Jovem da Divisão, que realizou 25 cursos intensivos de treinamento em oito Uniões com 570 participantes. Após esses cursos, a Divisão ajudou a patrocinar 65 projetos evangelísticos realizados por esses jovens em suas igrejas locais. O envolvimento é fundamental para a conservação e os jovens são os embaixadores mais eficazes para alcançar outras pessoas. O entusiasmo deles pelo testemunho se reflete em atividades relatadas por meio de dois sites de uploads em conexão com o Dia Mundial do Jovem Adventista.

Uma convenção de líderes jovens, organizada durante o Ano do Discipulado Jovem, produziu uma declaração para a Divisão afirmando o conceito bíblico de discipulado para os jovens. Nosso primeiro simpósio de evangelismo universitário foi realizado em abril de 2015 com o objetivo de inspirar os estudantes adventistas do sétimo dia a serem discípulos de Jesus e lhes dar poder para compartilhar o evangelho eterno no campus. Em Londres, o programa de alcance universitário CRAVE proporcionou auxílio a todos os novos alunos matriculados na universidade e criou conexões positivas com as igrejas locais. Além disso, um congresso jovem e dois camporis desbravadores complementaram essas atividades.

Evangelismo

A Divisão apoiou 511 projetos evangelísticos inovadores. Por exemplo, o evangelismo “Doce Evangelho e Mel” ensina às pessoas a arte da apicultura como meio de obter sustento financeiro para a própria família. O “Sofá do Sábado” tem sido levado às ruas como método de compartilhar o significado do descanso sabático como um presente. Essa iniciativa já alcançou mais de 50 mil pessoas.

Exposições de saúde são realizadas em locais de trabalho e a “Conspiração da Bondade” surpreende as pessoas com atos inesperados de bondade que suprem suas necessidades.

O programa “Messy Church” [Igreja Bagunçada] na Eslovênia provê uma experiência significativa para as crianças. Crédito: TED

O programa “Messy Church” [Igreja Bagunçada] na Eslovênia provê uma experiência significativa para as crianças. Crédito: TED

A “Bíblia 3D” foi uma iniciativa evangelística pioneira na Islândia. Na mostra, os visitantes foram guiados por uma exposição da história bíblica, desde a criação até a restauração, e acompanharam programas relacionados ao tema na parte da tarde. Abordando a cultura, a tradição e as raízes históricas do cristianismo, o evento abriu portas para o diálogo, conectando-se com as necessidades do século 21.

As escolas bíblicas por correspondência proporcionam recursos para pessoas seculares e pós-modernas. Em 2012, um projeto especial chamado “Passe adiante” envolveu a produção de um vídeo promocional para um novo curso em 12 lições chamado “A História de Paulo” e a produção de um livro (também denominado “Passe adiante”) de histórias inspiradoras extraídas das escolas de correspondência bíblicas dentro da Divisão. Na Hungria, por sua vez, mais de 60 mil pessoas foram alcançadas por meio do projeto “Jesus 7”, série evangelística para cristãos não praticantes. Realizada na Páscoa, concentra-se na vida de Jesus.

Os projetos de missão urbana tomaram conta do mundo inteiro, inclusive da nossa Divisão, que realizou uma escola de evangelismo em Londres, em 2013. Com 9,5 milhões de habitantes, Londres é a maior cidade da Divisão. Seguindo o modelo do projeto “NY13”, igrejas locais lançaram mão de iniciativas diferentes.

O projeto “Heróis e Academia da Bíblia” foi uma abordagem inovadora muito bem-sucedida, na qual os membros pesquisavam entre os vizinhos sobre heróis locais. Depois disso, era feito o convite para que os vizinhos se inscrevessem em uma academia bíblica, na qual a história da redenção era contada de maneira interativa e com base em experiências multissensoriais. Essas estratégias, combinadas com o projeto “Sofá do Sábado”, exposições de saúde e outros métodos mais tradicionais, resultaram em mais de 800 batismos até o presente, com outros mais por vir. A ideia foi aplicada nas Uniões com os próprios programas de missão urbana.

Desde o lançamento em 2010, 7 milhões de pessoas já visitaram o endereço lifeconnect.info, plataforma de mídia social para o evangelismo, que foi desenvolvida em 19 idiomas. O site se expandiu com a LCTV, que transmite programas locais de evangelismo e permite que seus usuários assistam a mensagens que podem transformar a vida.

O plantio de igrejas é uma estratégia evangelística de alta prioridade também em nossa Divisão, com cerca de 200 novos templos. Somando isso com os 1.600 pequenos grupos e congregações em casas, a igreja se torna uma comunidade adventista irresistível.

Recursos on-line da TED

  • ted-adventist.org
  • ministrytopostmoderns.com
  • lifedevelopment.info
  • lifeconnect.info
  • lctv.today
  • tedmedia.org
  • youtube.com/tedmedia
  • essenceofworship.org

Reavivamento e reforma

As Uniões da Divisão aderiram à iniciativa do projeto “Reavivamento e da Reforma”. Muitos membros de igreja se empolgaram e apoiaram as iniciativas em suas congregações. Algumas igrejas começaram grupos online de oração e muitas se sentiram inspiradas a ministrar aos necessitados de suas comunidades.

Ao longo dos últimos cinco anos, graças a um programa eficaz de treinamento, muitos dos 15 membros da Divisão que participam da equipe europeia da ADRA de resposta às emergências foram levados para zonas de desastre nas Filipinas e na região dos Bálcãs. Também foram alocados tempo e recursos financeiros para escritórios menores da ADRA, a fim de fortalecer suas relações públicas, levantamento de recursos e esforços de marketing. Ao mesmo tempo, conseguiu-se juntar cerca de 12 milhões de dólares, os quais foram usados para apoiar projetos globais da ADRA.

O primeiro congresso europeu de saúde, realizado pelas três Divisões do continente, foi realizado em 2013, tendo a cura como tema. Dos 550 participantes, cerca de 150 eram provenientes da Divisão Transeuropeia.

Novos cursos e programas de saúde incluem, mas não se limitam ao Certificado em Saúde e Bem-Estar. Eles continuam a ser feitos em parceria com o Newbold e várias instituições de saúde. Durante o primeiro congresso do Ministério da Mulher de toda a Divisão, em 2014, parte do programa envolveu uma exposição de saúde de cunho evangelístico em uma cidade próxima. Em apenas duas horas, 120 pessoas foram atendidas.

Além da iniciativa da distribuição do livro A Grande Esperança, 3 milhões de exemplares de livros e revistas relacionados à obra O Grande Conflito foram impressos e distribuídos.

Damos glórias a Deus e somos gratos a ele pelas bênçãos infindáveis e pela oportunidade de ser uma luz, compartilhando as boas-novas da salvação e apresentando as pessoas ao nosso Salvador, Jesus. [Fonte: Adventist ReviewTradução: Cecília Eller Nascimento]