Nova instituição adventista

2 minutos de leitura
Infraestrutura tecnológica e desenvolvimento de softwares da igreja na América do Sul serão concentrados na cidade de Hortolândia

A partir de 2016, começa a funcionar a Instituição Adventista de Tecnologia (Iatec). Vinculada à Divisão Sul-Americana (DSA), a recém-criada instituição terá sede na cidade de Hortolândia (SP). A Iatec irá concentrar num só lugar as atividades da igreja relacionadas à coordenação da infraestrutura tecnológica e de desenvolvimento de softwares.

Segundo explica Gilnei Abreu, diretor financeiro associado da sede adventista sul-americana, um dos motivos que levaram ao surgimento da instituição foi a necessidade de unificação do corpo técnico e gerencial da igreja na área de Tecnologia da Informação. Além de ampliar as possibilidades de produção tecnológica no contexto adventista, isso também deve resultar na otimização de recursos, conforme ele acredita.

Atualmente, os profissionais responsáveis pela coordenação técnica da área de TI atuam em cinco polos na América do Sul. Nas sedes administrativas regionais e instituições da igreja espalhadas pelos oito países que compõem a Divisão Sul-Americana também existem departamentos de Tecnologia da Informação.

O trabalho desses especialistas envolve, por exemplo, a criação de softwares para gestão da rede escolar adventista, bem como a produção de sistemas de controle da corretora de seguros da organização (a Adventist Risk Management). Também são desenvolvidos programas como o ACMS, que permitiu a automatização do sistema de secretaria de milhares de congregações adventistas na América do Sul, na África, e em algumas regiões da Europa e da América Central. Além disso, os desenvolvedores e consultores da Iatec idealizam sistemas informatizados usados especialmente pelos tesoureiros das congregações locais.

“É importante salientar que hoje a Instituição Adventista de Tecnologia mantém projetos em parceria com a Divisão Norte-Americana e com a sede mundial adventista. É uma instituição com mais de 100 profissionais, vista como uma referência de qualidade”, comenta Abreu.

Na liderança da instituição

nomeado-diretor-geral-da-instituicao-adventista-de-tecnologia1
Eliezer Magalhães foi escolhido para liderar a Instituição Adventista de Tecnologia. Foto: repordução/ASN
Na última  terça-feira, 13 de outubro, a Comissão Diretiva da Divisão Sul-Americana nomeou o responsável pela coordenação da Instituição Adventista de Tecnologia. Eliezer Magalhães, que trabalha para a organização há mais de 20 anos, terá o desafio de liderar o grupo técnico de desenvolvedores e consultores.

Magalhães, 42 anos de idade,  tem formação técnica em Contabilidade, graduação em Administração de Empresas e especialização em Gestão de Pessoas. Também cursou Teologia na Faculdade Adventista da Bahia. Nos últimos 4 anos, ele exerceu a função de diretor financeiro da Associação Mineira Central, com sede em Belo Horizonte. [Equipe RA, da redação / Com informações de Felipe Lemos/ASN]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.