Pai que ama brinca

2 minutos de leitura
Além de um privilégio, divertir-se com os filhos é um dever da paternidade
TALITA CASTELÃO
O pai que não brinca esvazia o relacionamento com os filhos, não constrói confiança e sua função se reduz a estabelecer limites. Crédito da imagem: Fotolia

A figura tradicional do pai está cada vez mais em baixa. Se no passado ele era distante e inacessível, hoje há um apelo para que seja mais próximo e companheiro. E isso é muito bom para o desenvolvimento dos filhos. Porém, os papais precisam intencionalmente marcar presença, estabelecendo vínculos com os filhos e oferecendo a eles um modelo equilibrado de socialização. E isso ocorre especialmente por meio da brincadeira.

No passado, cuidar do filho era coisa da mãe. Era ela quem alimentava, vestia, brincava e fazia dormir. Todo esse contato, inevitavelmente, proporcionava uma ligação mais profunda com a criança. Mas o pai é importantíssimo na formação dos filhos. E, quando esse pai se envolve nas brincadeiras, todos na família saem ganhando.

A pedagoga Maria Lúcia Medeiros, coordenadora executiva do movimento Aliança pela Infância, destaca que, quando o pai brinca com os filhos, está na verdade impactando profundamente a criança. Há um reforço da afetividade, da confiança, do companheirismo e da cumplicidade. O vínculo entre eles se estreita e o pai se torna alguém efetivamente presente na vida, despertando a admiração e o desejo de imitação.

Contudo, o pai também ganha muito nessa relação. É claro que não é fácil encontrar tempo e energia para isso entre os compromissos e momentos de descanso, mas envolver-se em brincadeiras pode aliviar o estresse, ativar a imaginação e trazer leveza ao cotidiano.

O pai que não brinca esvazia o relacionamento com os filhos. Nesses casos, sua função se reduz a estabelecer limites. O problema é que todo pai precisa aprender a visitar o universo infantil para criar vínculos fortes. O vínculo é uma relação de troca que gera confiança. As crianças necessitam de uma ponte segura nessa trajetória.

Por isso, ao brincar, o pai deve ouvir e atentar para as necessidades dos filhos, sem julgamentos nem imposições, pois o que eles mais desejam é ter atenção e estabelecer comunicação. Nas brincadeiras também é possível exercitar as regras, negociar sua vez, ter controle emocional, aprender a se frustrar, assumir diferentes papéis, ter flexibilidade e desenvolver o respeito pelo outro. Tudo isso com a cumplicidade do olhar do pai.

Além de um privilégio, brincar com os filhos é um dever, mesmo que seja por 15 minutos diários. Vital Didonet, especialista em políticas públicas para a primeira infância e consultor da Unicef e Unesco, defende essa ideia e salienta que os pais também devem sugerir brincadeiras que não dependam da tecnologia. Eles podem construir brinquedos juntos, sair para uma atividade num parque ou praticar jogos de tabuleiro. O pai também pode envolver a criança em atividades cotidianas que podem até se tornar uma brincadeira, como lavar o carro, por exemplo.

Não importa a maneira, pode ser brincadeira simples ou elaborada. O que os filhos querem mesmo é estar com seu pai. Um pai inteligente não perderá essa fase especial da vida dos filhos. O tempo passa rápido e, sem perceber, as crianças crescem. Nem sempre é possível resgatar o vínculo perdido. Por isso, pai que ama brinca.

TALITA CASTELÃO é psicóloga clínica, sexóloga e doutora em Ciências

(Artigo publicado originalmente na edição de agosto de 2018 da Revista Adventista)

LEIA TAMBÉM

Paternidade em transição

Última atualização em 19 de agosto de 2019 por Márcio Tonetti.