A presença adventista nas maiores cidades brasileiras

2 minutos de leitura
Um panorama da igreja nos 48 municípios mais populosos do país
Foto: Adobe Stock

Cerca de um em cada três brasileiros, o equivalente a 31,7% da população, vive nos 48 municípios com mais de 500 mil habitantes. A estatística faz parte de um novo relatório divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As “Estimativas de População 2019” mostram que os municípios que mais crescem possuem entre 100 mil e 1 milhão de habitantes. De acordo com o IBGE, quanto menor o município, menor tem sido a taxa média de crescimento. Ou seja, os números refletem uma tendência de concentração de pessoas nas cidades de médio e grande porte.

A igreja no Brasil tem voltado a atenção para esses aglomerados humanos. Mas sua presença ainda é pequena em algumas capitais e outras cidades populosas. As do Sul e Sudeste são as que concentram os maiores desafios. Por exemplo, em São Gonçalo, município carioca com mais de um milhão de pessoas, existe um adventista para cada 442 habitantes. Das capitais com população superior a 500 mil pessoas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte apresentam as maiores proporções: 285 e 243. Por outro lado, Manaus (AM), que ganhou evidência ao se tornar a primeira capital a ter presença adventista em todos os bairros, tem a menor quantidade de habitantes por membro (40).  Porto Velho (RO) e São Luís (MA) vêm logo na sequência, com a média de 42 habitantes por adventista.

A seguir, confira um panorama da presença da igreja nos municípios brasileiros com mais de meio milhão de pessoas (clique na barras para visualizar os dados).

No gráfico abaixo também é possível visualizar o número de igrejas e grupos (congregações que ainda não foram organizadas) nos municípios mais populosos do país.

Recentemente, a sede mundial adventista lançou uma campanha de oração pelas metrópoles mundiais com mais de um milhão de habitantes. No mapa elaborado pela Adventist Mission é possível saber quais são as quase 580 cidades que fazem parte da lista (baixe o PDF da versão em português para participar da corrente de oração em favor da evangelização desses centros urbanos: mapa-de-oração-cidades-2019). Dessas, 17 estão no Brasil. O gráfico abaixo mostra o número de adventistas em cada uma delas.

Fontes: Secretaria Executiva da Divisão Sul-Americana (dados de agosto de 2019) e IBGE (2019)

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA FAZER O DOWNLOAD DA VERSÃO EM PDF DO MAPA

VEJA TAMBÉM

Mudança para a cidade

Cidades do futuro

Última atualização em 10 de outubro de 2019 por Márcio Tonetti.