Pequenos leitores

2 minutos de leitura
Lançamentos infantojuvenis apresentam o relato da criação, ensinam a valorizar a família e a lidar com o medo
Anne Lizie Hirle, Ariane M. Oliveira e Sueli F. de Oliveira 

No mês em que se comemora o Dia das Crianças, separamos alguns títulos infantojuvenis lançados pela CPB neste ano. Crianças e adolescentes têm recebido atenção especial com a criação de uma nova editoria na Redação. A equipe tem se preocupado em oferecer conteúdos, formatos e linguagens adequados para a formação das novas gerações.

A CASA DE BRUNO E NINA

Os personagens Bruno, de 7 anos, e sua irmã Nina, de 5, apresentam como funciona sua família. Eles contam como seus pais os ensinaram a agir diante de diversas situações, priorizando o amor, o respeito, a obediência e a solidariedade. E esses são apenas alguns dos valores que os leitores encontrarão nas páginas desse livro.

Em A Casa de Bruno e Nina (48 p.), a autora, a educadora Dalva Amélia, usa como base das falas dos personagens o consagrado livro Orientação da Criança, de Ellen White. Em cada página, são indicadas as referências ao livro clássico. Bem ilustrada, a obra é uma leitura muito agradável tanto para pais quanto para filhos, e mostra que o lar pode ser um lugar repleto de alegria, amor e harmonia.

COM JESUS VOCÊ VENCE O MEDO

Todos nós sentimos medo de algo: do escuro, de altura, de alguns animais, de ficar doente, da solidão. Mas nem todos reagem ao medo da mesma forma. Alguns ficam paralisados, outros gritam. Alguns conseguem controlar suas emoções, outros não. Mas os medos podem ser vencidos se soubermos que nossa coragem está baseada em Cristo.

Essa é a proposta do pastor Júlio Leal e da educadora Nainde Sacramento no livro Com Jesus Você Vence o Medo (32 p.). Eles recontam a história da terrível tempestade que os discípulos de Cristo enfrentaram. Com um refinado toque literário e lindas ilustrações, o livro pode ajudar as crianças a lidar com uma das emoções mais comuns na infância.

O COMEÇO DA HISTÓRIA

Se toda boa história tem um bom começo, como será que iniciou a história da humanidade? Os poemas de Anne Lizie Hirle e as ilustrações de Rogério Chimello contam essa narrativa de um jeito diferente e especial: com rimas e cores. Além dos relatos da criação e do dilúvio, O Começo da História (48 p.) fala de personagens e tramas, como Ló, Esaú, Jacó, Isaque e José. A autora segue a ordem dos acontecimentos do livro de Gênesis. É uma oportunidade de as crianças enxergarem Deus como Criador e Mantenedor da vida.

BEBÊS BILÍNGUES

A série de cinco livros O Que Jesus Fez Para Mim (16 páginas cada título) traz cores vibrantes e imagens realistas que mostram a beleza, os detalhes e a diversidade da criação nos alimentos, nos animais e no corpo humano. As ilustrações estão acompanhadas de palavras em português e inglês para que a criança tenha seu repertório linguístico desenvolvido e ampliado. As páginas cartonadas resistentes conferem maior durabilidade aos livros, e os cantos arredondados garantem a segurança dos pequenos “leitores”.

ANNE LIZIE HIRLEARIANE M. OLIVEIRA e SUELI F. DE OLIVEIRA são editoras de livros infantojuvenis na CPB

(Resenha publicada na seção Estante da Revista Adventista de outubro) 

Última atualização em 23 de outubro de 2019 por Márcio Tonetti.