Casas de saúde e oração

3 minutos de leitura
Igreja inaugura centro de vida saudável em Porto Alegre, e Clínica Adventista de Curitiba ganha uma segunda unidade
Espaço no centro de Porto Alegre deve integrar saúde e espiritualidade. O projeto tem o acompanhamento de um pastor e de um médico. Foto: Guilherme Zehetmeyr
Espaço no centro de Porto Alegre deve integrar saúde e espiritualidade. O projeto tem o acompanhamento de um pastor e de um médico. Foto: Guilherme Zehetmeyr

O estilo de vida saudável, uma das bandeiras adventistas, tem sido enfatizado pela igreja ao longo de 2015 como uma abordagem de serviço à sociedade e aproximação da comunidade. E os recentes investimentos feitos nessa área pela sede da denominação para a região Sul (União Sul-Brasileira) mostram que a promoção da saúde preventiva ganhará novo fôlego em duas importantes metrópoles: Curitiba e Porto Alegre.

Na capital paranaense, os serviços da clínica adventista serão ampliados com a abertura de uma segunda unidade, dobrando a capacidade de atendimento, que era de 50 mil consultas e exames por ano. O espaço, que foi aberto no início de maio, no bairro Champagnat, tem como proposta reforçar a visão de prevenção, não ficando apenas no tratamento. Dessa maneira, a nova unidade, com um auditório para 40 pessoas, servirá de centro de influência, atraindo a comunidade para palestras, cursos e para conhecer mais sobre a mensagem adventista.

“Nós queremos nos diferenciar do que as outras instituições de saúde oferecem. O objetivo é promover a saúde com foco na prevenção, mudança no estilo de vida e hábitos saudáveis, e não apenas oferecer diagnóstico e tratamento”, explica Altiery Kümpel, diretor administrativo da Clínica Adventista de Curitiba.

FUTURO CENTRO MÉDICO

As duas unidades de Curitiba deverão ser unificadas num novo centro médico com 8,5 mil m². Um terreno foi adquirido no bairro Batel, região que concentra hospitais e clínicas. Segundo Kümpel, nos próximos anos, o novo centro de excelência em medicina preventiva deverá estar pronto e operando com o conceito de hospital-dia, sistema que privilegia uma internação confortável de poucas horas, sem pernoite.

O investimento da igreja na integração entre saúde e missão também pode ser traduzido na contratação do pastor e médico Gustavo Boelhouwver Letsch. Ele é graduado em Teologia pelo Unasp e em Medicina pela Universidade Adventista del Plata, na Argentina, com revalidação no Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O médico-missionário coordena a área clínica de check-up e de medicina preventiva.“Neste ano em que a ênfase da igreja mundial é a saúde, estamos fortalecendo a visão e o conceito de unir cada vez mais a saúde física, mental e espiritual”, confirmou o pastor Marlinton Lopes, líder dos adventistas da região Sul.

PORTO ALEGRE

Para contribuir com a qualidade de vida dos moradores de Porto Alegre, uma das sedes adventistas gaúchas (Associação Sul-Rio-Grandense) inaugurou no dia 13 de abril um Centro de Vida Saudável bem no coração da capital. Tendo como referência uma experiência semelhante de Buenos Aires, Argentina, a ideia é que o local ofereça atendimento em saúde bucal, massoterapia, pilates, terapia familiar e check-up biológico, além de cursos de Libras, musicoterapia, culinária saudável, fotografia e inglês. Com agendamento prévio e acompanhamento profissional, o espaço atenderá qualquer pessoa das 9h às 20h. O projeto recebe o apoio da Clínica Adventista de Porto Alegre, que disponibiliza um médico para a iniciativa.

O centro de influência conta com o trabalho voluntário de adventistas que doam seu tempo e talento para o bem da comunidade, além de um pastor e um instrutor bíblico. “Nesse centro, a orientação sobre o cuidado com a saúde será o link para apresentar a mensagem bíblica para as pessoas, pois a saúde também é um tema relacionado à espiritualidade”, frisou o pastor Marcos Júnior, presidente da associação local. De acordo com o líder, um segundo Centro de Vida Saudável deve ser inaugurado neste mês em Pelotas, a terceira maior cidade do estado.

Outra iniciativa interessante é a distribuição de 125 mil exemplares de uma edição especial da revista Vida e Saúde sobre os oito remédios naturais ensinados pelos adventistas, com base nas orientações da pioneira Ellen White. A publicação será vendida pelos colportores nas igrejas, clínicas e residências da região.

GUSTAVO CIDRAL é assessor de comunicação da Igreja Adventista para a região Sul (com colaboração de Bianca Lorini)

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.