Missão criativa

2 minutos de leitura

Profissionais da comunicação e da área de tecnologia se reúnem para discutir e apresentar novas formas de evangelizar

GAiN sul-americano reuniu cerca de 300
Ezequiel Zorzal, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi um dos palestrantes do GAiN 2016. Foto: Ruben Santana

Da mesma forma que os mais diferentes tipos de empresas e instituições percebem a necessidade de se reinventar para potencializar sua abrangência, a igreja também não poderia deixar de elaborar estratégias inovadoras a fim de alcançar uma geração que já não se deslumbra mais com abordagens previsíveis. E foi exatamente com esse objetivo que comunicadores adventistas de dez países se encontraram durante o GAiN (Global Adventist Internet Network) sul-americano, realizado entre 13 e 17 de abril na sede da TV Novo Tempo, em Jacareí (SP).

Com o tema Missão Criativa, o congresso contou com a presença de mais de 300 profissionais da comunicação adventista. Na noite de abertura, o pastor Rafael Rossi, líder do departamento de Comunicação da sede sul-americana da igreja, se encarregou de enfatizar a importância do momento. Para ele, o comunicador adventista precisa ter em mente que é possível ser criativo e ousar. Ao fazer uma analogia com a capacidade criativa de Deus na criação, ele orientou os participantes a levar a mensagem do evangelho de maneira inovadora. “O mundo é um lugar de criatividade e Deus espera que sejamos criativos. Assim, podemos ousar fazer as coisas de maneira diferente. Precisamos comunicar de um jeito que chame a atenção das pessoas, causando impacto e transformação na vida delas”, destacou Rossi.

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO

Palestras e oficinas

Em um dos workshops realizados durante o congresso, Andrew McChesney, editor da Adventist Review, revista oficial da Igreja Adventista nos Estados Unidos, enfatizou que os jornalistas devem tentar encontrar uma boa história por trás da manchete. Para Chesney, é importante que cada uma dessas histórias conte um testemunho.

Outro estrangeiro que chamou a atenção foi Daryl Gungadoo. Filho de missionários e nascido nas Ilhas Maurício, ele viveu na África Oriental e Ocidental antes de estudar engenharia de áudio no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e licenciar-se em Engenharia Eletrônica e Engenharia de Software na Universidade Andrews.

O profissional palestrou sobre a experiência da realidade aumentada a partir da utilização de vídeos em 360º. Por meio dessa tecnologia, o usuário tem a possibilidade de sentir-se inserido em outro local por meio de vídeos gravados em todos os ângulos.

Em palestra sobre criatividade e inovação, Denilson Shikako, diretor executivo da empresa Fábrica de Criatividade, abriu os olhos dos comunicadores para o fato de que, a cada segundo, uma imensurável quantidade de conteúdo é produzida. Para, ele, não existe inovação no simples ato de produzir conteúdo, mas nas maneiras que podem ser pensadas para melhorar o processo de confecção do mesmo.

Novo projeto

Patrick Passos: jovem empreendedor pretende criar
Jovem empreendedor pretende criar Núcleo de Evangelismo Web (NEW).

Além de discutir novas ideias, o GAiN também abriu espaço para a divulgação de novos projetos. No sábado à tarde, Patrick Passos, empreendedor de 19 anos que lidera uma agencia de marketing on-line, apresentou a proposta do Núcleo de Evangelismo Web (NEW), uma iniciativa concebida por ele com o objetivo de maximizar o impacto do conteúdo evangelístico produzido exclusivamente para a internet.

Uma das ênfases do NEW será a implementação do projeto #MissaoTodoDia. De acordo com Passos, os membros da igreja poderão participar da iniciativa produzindo conteúdos em diversos formatos (vlog, podcast, clip, videocast, imagem, etc). O papel do Núcleo de Evangelismo Web será gerenciar a produção desses conteúdos e potencializar seu alcance.

O Núcleo de Evangelismo Web conta com o apoio do departamento de Comunicação da Divisão Sul-Americana e deve entrar em funcionamento nos próximos meses. “Já nas próximas semanas, queremos formar a base da equipe que será responsável pela geração de conteúdo. Nossa meta é lançar o projeto ainda neste ano”, adianta.

RUBEN SANTANA é jornalista e trabalha no gerenciamento das redes sociais da CPB    

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.